Buscar

aula 1 As organizações e o ambiente que elas vivenciam.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gestão de desempenho
Aula 1 As organizações e o ambiente que elas vivenciam
		1.
		Nos dias de hoje, cada vez mais as organizações precisam se manter competitivas para conquistar novos mercados. Geralmente, as organizações se apresentam dividas em níveis hierárquicos. Identifique a seguir, a alternativa que NÃO demonstra esses níveis hierárquicos.
	
	
	
	Alta Administração.
	
	
	Nível Intermediário Gerencial
	
	
	Nível Operacional.
	
	
	Nível Intermediário Tático.
	
	
	Alta Organização.
		2.
		Como temos observado, o mercado está muito dinâmico e cada vez mais competitivo. Diante dessa realidade, as organizações estão adotando estratégias que venham a garantir a sua posição no mercado e buscar novos negócios. Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra uma dessas estratégias.
	
	
	
	
	
	Buscar no mercado em que ela atua as oportunidades de novos negócios (ONN).
		3.
		Os insumos são transformados em produtos e oferecidos ao mercado receptor que aceita ou não. A aceitação pelo mercado receptor depende do atendimento pleno das necessidades e expectativas do mesmo. A aceitação implica no pagamento do produto adquirido. Com base no texto acima, podemos concluir que o mercado receptor se refere a:
	
	
	Clientes
		4.
		Temos percebido que as organizações estão divididas em três níveis hierárquicos: a Alta Administração (AA), o Nível Intermediário (Gerencial ou Tático) e o Nível Operacional. Identifique a seguir, entre as alternativas propostas, qual a preocupação da AA ¿ Alta Administração?
	
	
	
	A preocupação da AA é identificar no ambiente externo, as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades.
		5.
		Quando refletimos sobre as organizações e os ambientes em que essas organizações convivem, notamos que elas se relacionam com diversos macromódulos, tais como: Assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Mercado interno.
	
	
	Concorrência.
	
	
	Órgãos regulamentadores.
	
	
	Mercado fornecedor.
	
	
	Mercado receptor.
		6.
		Na perspectiva dos novos paradigmas que regem o mundo dos negócios, assinale a alternativa que melhor descreve o papel do gerente.
	
	
	É um incentivador da elevação do grau de maturidade dos subordinados
		7.
		As organizações passam por mudanças no contexto organizacional, onde precisam se adaptar e estar atentas aos processos de mudanças.
I - Mudanças no perfil organizacional
II - Mudanças na estrutura organizacional
III - Mudanças nos processos organizacionais
Assinale a alternativa correta:
	
	
	I, II, III estão corretas
		8.
		Benjamin Curiat, em seu livro ¿Pensar pelo avesso¿, retrata a sua experiência vivida no Japão, quando foi adotada uma posição em que as organizações se colocavam no lugar dos seus próprios clientes. Pensar pelo avesso significa:
	
	
	Ter o foco do cliente
		1.
		A empresa ABC pretende tomar ciência do seu posicionamento no mercado que atua e para tanto, contratou uma consultoria que fez um levantamento sobre o ambiente que a mesma está inserida que é composta dos seguintes elementos:
	
	
	Fornecedor, organização, clientes, órgãos regulamentadores, concorrência
		2.
		Na avaliação de desempenho organizacional não podemos deixar de considerar o cenário.  As variáveis econômicas, sociais e tecnológicas pertencem ao:
	
	
	macroambiente.
		3.
		Podemos perceber que existem dois grandes ambientes: o ambiente externo, ou seja, tudo aquilo que está em volta da organização; e o ambiente interno, ou seja, a organização. O fato indiscutível é que ambos os ambientes estão interagindo diretamente, um depende do outro nessa interação. O que vai determinar a sobrevivência da organização?
	
	
	
	A forma como essa interação se processa
		4.
		A preocupação da Alta Administração é identificar no ambiente externo as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades. Além da Alta Administração em quais outros níveis isso deve ser verificado?
	
	
	
	
	
	Gerencial e Operacional.
		5.
		A organização transforma insumos em produtos e oferece ao mercado receptor que aceita ou não. Escolha a opção que melhor determina a aceitação ou não do produto?
	
	
	
	
	
	O atendimento pleno do desejo e expectativas dos clientes
		6.
		No ambiente em que vivemos devemos estar sempre preparados para as constantes mudanças que ocorrem nas organizações tentando evitar um impacto negativo nos resultados. Estar sempre preparado é o que garantirá:
	
	
	
	
	
	O sucesso ou insucesso das organizações.
		7.
		Os profissionais de RH desempenham uma importante função dentro das organizações, devem, por meio dos subsistemas de RH realizar esta função e para isso diversas atividades são necessárias, tais como:
Provisão de recursos humanos.
Aplicação de recursos humanos.
Manutenção de recursos humanos.
Desenvolvimento de recursos humanos.
Monitoramento de recursos humanos.
Assinale a alternativa que apresenta todas essas atividades corretamente:
	
	
	
	Todas as afirmações estão corretas
		8.
		Cada vez mais as empresas precisam se manter estáveis e com boa saúde organizacional para enfrentarem as adversidades do mercado atual. Geralmente, as organizações se apresentam dividas em 3 níveis hierárquicos. Identifique a seguir, a alternativa que demonstra esses níveis hierárquicos.
	
	
	Alta Administração, Nível Intermediário e Nível Operacional.
		1.
		No processo sistêmico, as _______________ tem a função de transformar as entradas/insumos, em resultados, ou seja, produtos finais. 
	
	
	
	
	
	Empresa
		2.
		A retroalimentação ou feedback também é conhecida como lições aprendidas. Qual o entendimento correto desse termo?
	
	
	Que os resultados obtidos devem orientar ações de melhorias e/ou de eliminação dos erros
		3.
		Porque razão as organizações não sobrevivem sozinhas?
	
	
	
	
	Dependem de insumos ou recursos para transformação em produtos finais.
		4.
		Na época de Ford (Henry Ford) os clientes podiam adquirir qualquer carro, desde que fosse Ford, da cor preta e modelo T. O que mudou de lá para cá e o que as organizações precisam fazer na atualidade?
	
	
	
	
	
	Na época de Ford o cliente não tinha opções. Na atualidade, a concorrência é maior e existem mais opções para os consumidores. As organizações da atualidade devem ter produtos bem elaborados, que atendam às diferentes necessidades dos clientes e por um preço atraente.

Outros materiais