Buscar

resenha 1 sos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROF. GLEBER PEREIRA – PREVENCÃO DE ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS
ALUNA: GABRIELA OLIVEIRA | GRR: 20152679
RESENHA 1
Resenha feita a partir do artigo “Avaliação em pacientes com traumatismo raquimedular: um estudo descritivo e transversal”, escrito por Mauricio Oliveira Magalhães; Auanna de Nazare Belarmino Sousa; Leonardo Oliveira Pena Costa; e Denise da Silva Pinto. 
De acordo com o artigo, o trauma raquimedular se dá por qualquer lesão na medula espinhal, as lesões são divididas em traumáticas, ou seja, decorrentes à fatores do meio externo, como por exemplo acidentes automobilísticos, mergulhos em aguas rasas e entre outros acidentes, e também lesões não traumáticas, que decorrem de fatores biológicos, como infecções, tumores, entre outros. A forma de diagnosticar o nível da lesão é através de uma análise médica, o qual encaminhará à um tratamento adequado. O que chama atenção são os dados apresentados pelos autores, cerca de 11 mil novos casos somente nos Estados Unidos, sem contar com os casos já existentes, um dos principais motivos são acidentes automobilísticos com 40% dos casos, o dado nacional é de que há 130 mil casos. As lesões impossibilitam suas vítimas de seguirem uma vida normal, fazendo com que se tornem dependentes de ajuda.
 Existe a Associação Americana do Trauma Raquimedular (ASIA), a qual “desenvolveu padrões para a avaliação e classificação neurológica em TRM”. A avalição tem duas etapas, a primeira, Compulsória, cuja função é através de números determinar um escore, classificando a lesão neurológica, motora e sensitiva. A segunda etapa é opcional, esta não tem escore, apesar de conseguir dados importantes sobre a avaliação clinica do paciente, essa etapa consiste em analisar em um nível mais profundo a sensibilidade e a dor do paciente. Após o Comitê de Ética do Centro Universitário do Pará aprovar e a Instituição Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) de Belém- PA, deu-se início as observações no HMUE, tendo como objeto de estudo 14 pacientes com TRM com lesões do tipo traumática. Foram feitos testes de sensibilidade tátil, sensibilidade dolorosa, sensibilidade térmica, sensibilidade proprioceptiva.
O estudo concluiu que a maioria dos casos, as vitimas são do sexo masculino, analisando outros mesmos teste de outros locais, foi observado que o maior numero de vitimas com TRM também são do sexo masculino e os motivos são acidentes automobilísticos e por arma de fogo. Acredito que esse estudo tem grande importância, pois através dele os pacientes podem saber qual é o grau da sua lesão e se existe uma forma de contornar a situação, na minha opinião essa avaliação deveria ser feita em todos os hospitais, principalmente nos casos traumáticos, assim iniciariam rapidamente os tratamentos necessários para que não houvesse progressão na gravidade da lesão.

Outros materiais