A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE FUNDAMENTOS DO PROCESSO EDUCATIVO NO CONTEXTO HISTÓRICO-FILOSÓFICO

Pré-visualização | Página 1 de 5

1-A “ágora” foi um espaço comum na Grécia Antiga, principalmente nas cidades influenciadas pelo florescimento cultural de Atenas. A "ágora", como espaço virtual, representa na atualidade um local de troca de ideias e divulgação de novos conhecimentos. Entretanto, é também um espaço para reforçar ou questionar aspectos sociais, políticos e econômicos. Sobre o conceito de “ágora”, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Espaço público de interação.
( F ) Espaço privado de interação elitizada.
( F ) Espaço para talentosos e esportistas.
( F ) Espaço unicamente comercial e financeiro.
2-Não havia um sistema pedagógico formal estabelecido para a educação na Roma Antiga, mas somente um punhado de conhecimentos e saberes que eram agrupados de forma linear. A transmissão desses conhecimentos ocorria de formas diversas, segundo a condição social dos indivíduos. Com relação às características da educação romana na Antiguidade, analise as seguintes sentenças:
I- Na educação romana, meninos e meninas de origem plebeia eram educados para arar, semear os campos e também para colher a safra. ERRADA
II- Geralmente, os professores eram escravos gregos, ou mesmo libertos, que vendiam seus saberes para os patrícios, e eram, muitas vezes, abrigados e protegidos pelos mesmos e transformados em preceptores de seus filhos. CORRETA
III- De acordo com a cultura romana, a educação das crianças começava sob a supervisão de um professor, sempre nas escolas mais afastadas das famílias. ERRADA
IV- Alguns professores alugavam locais nos quais ensinavam às pessoas do povo assuntos que iam desde letras básicas até filosofia e história. CORRETA
3-Os fundamentos da concepção de educação construídos por Paulo Freire são: aprendizagem centrada no aluno, compreensão e transformação do contexto social, diálogo no texto e no processo educativo com criticidade e, sobretudo, humanização como objetivo da educação. Partindo da concepção freireana de educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ao planejar as aulas, o professor deve considerar também os saberes que os alunos já possuem.
( F ) A cultura da elite deve ser privilegiada no planejamento e na escolha do currículo escolar.
( F ) Interferir em questões sociais e políticas são opções ideais apenas da educação bancária.
( V ) Tornar a realidade mais justa e equilibrada deve ser um objetivo da educação e de cada pessoa.
4-Sócrates é considerado um dos filósofos gregos que deu importante contribuição para a educação ocidental. Desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica. Com relação a outras características que podem ser atribuídas ao método socrático, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A filosofia de Sócrates possui uma característica moral porque para ele “conhecer o bem e praticá-lo são a mesma coisa, assim como a maldade provém da ignorância, já que ninguém é mau voluntariamente”. 
( V ) A filosofia de Sócrates estava baseada na razão, o objetivo fundamental é a análise de definições concretas, a qual reconhece nossa ignorância diante das definições que estamos buscando.
( F ) A filosofia socrática tinha como característica a ortodoxia, por isso foi considerada coerente com os valores vigentes da época e foi aclamada por contribuir com a educação da juventude.
( F ) A filosofia de Sócrates, a partir do método da maiêutica, tinha por finalidade levar as pessoas a reconhecerem e acreditarem na presença de Deus e a darem à luz novas ideias.
5-Ao ouvirmos a palavra “filosofia”, imaginamos estar diante de um conjunto de teorias sem relação com o cotidiano. Estaria mesmo a filosofia distante do nosso dia a dia? A Filosofia tem seu início quando nos propomos a investigar o mundo, a humanidade e seus valores. A decisão é de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana, jamais aceitá-las sem antes haver investigado. Platão, Aristóteles, Sócrates, Kant e Descartes foram grandes filósofos da história e tiveram a preocupação de utilizar a filosofia como fonte de reflexão, de raciocínio lógico, de conhecimento e superação da ignorância. Sobre o papel da Filosofia, analise as sentenças a seguir:
I- É instrumento racional para despertar a humanidade do seu sono profundo da ignorância. CORRETA
II- Resgata conhecimento através da fé e da crença nos mitos. ERRADA
III- Comporta a missão de auxiliar as pessoas a saírem da ignorância para o pensar. CORRETA
IV- Desenvolve a consciência crítica e a reflexão. CORRETA
6-Como sabemos, na maior parte das sociedades tribais, o modelo de educação que se estabelece é o de educação difusa, no qual os conhecimentos são repassados de pai para filho. Para contribuir com a fixação das regras sociais, muitas tribos utilizam os chamados ritos de passagem, para demarcar certos momentos da vida de seus integrantes. Nesse sentido, como pode ser compreendido um rito de passagem?
( ) Como a demonstração de muita paciência com respeito aos ritmos e nascimentos das crianças.
( X ) Como uma maneira de indicar a passagem do jovem para a vida adulta, momento a partir do qual ele gozará a plenitude de seus direitos.
( ) Como um tipo de educação que está vinculada às orientações filosóficas e matemáticas.
( ) Como um método de ensino, feito por meio da educação formal, na qual as crianças aprendiam os conhecimentos previstos nos currículos.
7-Considerado uma das mais ricas formas de expressão da Arte, o teatro, na antiguidade, incluía espetáculos de mímica, música, dança e recitação de poesias. Conta-se que seu início deu-se em território ateniense, espalhando-se, porém, muito rapidamente por toda a região da Grécia. A respeito do teatro, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Os papéis eram representados exclusivamente por homens, sendo que estes usavam máscaras para representar papéis femininos.
( ) Sendo uma apresentação ao público, em construções ao ar livre, em termos culturais, o teatro teve poucos aspectos significativos, na Grécia.
( ) Diz-se que os rituais religiosos que deram origem às tragédias e comédias eram realizados em honra à Atena, deusa da sabedoria e das artes.
( ) O teatro, na antiguidade grega, teve duas grandes vertentes, que ficaram conhecidas como drama e comédia.
8-A educação romana privilegia a aprendizagem literária, dando ênfase à arte da retórica e do debate. Com a propagação do Cristianismo e o poder da Igreja sobre a educação, Roma amplia as atividades educacionais, levando em conta dois objetivos: formar homens da Igreja e formar cavalheiros. A respeito dos conhecimentos/atividades que podem ser relacionados à formação de um “homem da igreja”, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Retórica, gramática e música. 
( F ) Caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha. 
( F ) Pré-história, educação greco-romana, educação no Renascimento e Iluminismo.
( V ) Dialética, aritmética, geometria e astronomia.
9-Na antiguidade, Atenas foi considerada a capital da educação, tamanha a importância desta escola de pensamento para as sociedades da época. A respeito dos principais objetivos da educação ateniense, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Preparar os homens para serem bons cidadãos era o principal objetivo da educação ateniense.
( F ) A escola ateniense baseava-se em uma formação militar disciplinadora.
( V ) A escola ateniense foi uma das primeiras a forjar a formação do homem ocidental.
( F ) A escola ateniense preocupava-se em preparar o cidadão para seus futuros deveres de combatente.
10-Para melhor assimilação da noção de mundo real, Platão elabora a alegoria do mito da caverna, explicando a oposição e a relação entre o mundo das ideias e o mundo real.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.