Buscar

ATIVIDADE 2

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2
	Iniciado
	26/08/19 18:39
	Enviado
	08/09/19 20:06
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	313 horas, 27 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Apesar do Sistema de Gestão da Qualidade ter como foco principal o cliente, é necessário que a empresa trabalhe a motivação de seus colaboradores. A motivação e o engajamento, por sua vez, só podem acontecer através da difusão do conhecimento, pois somente de posse do conhecimento pode se esperar o envolvimento de todos.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A alta direção precisa deixar claro seu comprometimento com o Sistema de Gestão de Qualidade;
pois,
II. Por meio de comunicados e treinamentos direcionados a todos os stakeholders da empresa.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas proposições apresentadas são verdadeiras, e a asserção II não justifica a I, pois o treinamento e a comunicação com os stakeholders são uma forma de a alta direção demonstrar que está comprometida com o Sistema de Gestão de Qualidade.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para que uma empresa implemente o gerenciamento da rotina, é necessário que cada colaborador fique ciente do que é esperado dele, do nível de responsabilidade, das intenções de melhoria e que as atividades feitas de maneira eficiente afetam de maneira positiva os planos de negócio da empresa. 
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. O gerenciamento da rotina busca o engajamento por parte dos colaboradores.
Pois:
II. O caminho para isso é a imposição das normas da organização.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, pois sem o engajamento dos colaboradores o gerenciamento da rotina não poderá ser alcançado. A asserção II é falsa, pois o engajamento é conseguido por meio de muita instrução, muita conversa e muito convencimento.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A padronização de processos produtivos de uma empresa está relacionada à elaboração de rotinas formalizadas em relação às atividades executadas dentro das unidades de trabalho. Utilizando a padronização, é possível gerenciar as rotinas de trabalho e, com isso, reduzir ou até mesmo solucionar os problemas. O padrão estabelece os procedimentos para execução de uma rotina ou atividade. Considerando o apresentado sobre os padrões, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O padrão a ser utilizado por uma empresa deve ser complexo, para que os concorrentes não consigam copiar.
II. Os registros do padrão adotado pela organização devem ser complexos, para que apenas a alta gestão entenda.
III. Os padrões devem ser periodicamente revistos e atualizados, para que não se tornem obsoletos e atrapalhem a produtividade.
IV. A aparência dos padrões adotados deve ser padronizada, para que eles sejam reconhecidos rapidamente pela forma.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV, apenas.
 
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as afirmativas I e II são falsas. Por mais que seja importante os concorrentes não copiarem o padrão, ele deve ser de fácil entendimento, para que todos os colaboradores consigam colocá-lo em prática. Os registros de um padrão também devem ser simples e compreensíveis a todos os usuários, nada de textos de excessivamente elaborados e complexos. O registro deve poder ser lido e compreendido rapidamente. Logo, as afirmativas III e IV estão corretas. Como o mundo está em constante mudança, o mercado também está. Dessa maneira, os padrões precisam ser revisados, para não se tornem inúteis ou ultrapassados. Além disso, o padrão deve ser conhecido por todos os colaboradores da organização, e isso é facilitado quando o próprio padrão é padronizado.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando se fala da qualidade em serviço, pode-se relacioná-la à capacidade em atender às expectativas do cliente. Isso aconteça graças a mecanismos que buscam resolver algum problema ou proporcionar a identificação de suas necessidades, e possibilitam a percepção sobre o produto prestado.  
A respeito da qualidade na prestação de serviços, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A qualidade de um mesmo serviço varia de pessoa para pessoa.
II. ( ) Independentemente da participação do cliente, uma empresa pode produzir um serviço.
III. ( ) A qualidade de uma prestação de serviço é percebida após o resultado.
IV. ( ) Uma característica da qualidade na prestação de serviço é que ela é intangível.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A sequência está incorreta, pois as afirmativas II e III são falsas. Uma empresa consegue produzir um serviço apenas quando o cliente participa do processo. Além disso, a qualidade é percebida não apenas após o resultado, mas os aspectos do processo de produção também são considerados, visto que frequentemente são produzidos e consumidos ao mesmo tempo. As afirmativas I e IV são verdadeiras. A qualidade de um serviço prestado depende muito da expectativa de cada cliente, por isso um mesmo serviço pode ter qualidade diferente para cada pessoa. Além disso, a prestação de serviço é intangível, pois ela pode ser apenas sentida, mas não é possível ter contato físico.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para que um Sistema de Qualidade funcione de maneira eficiente, é necessário que sejam estabelecidos objetivos e metas a serem alcançados. Essas metas, por sua vez, devem estar dentro da realidade da organização e serem plausíveis, para que seja possível mensurá-las e corrigi-las se necessário.  
A respeito dos indicadores de medição de desempenho, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Um indicador satisfatório precisa ter objetividade.
II. ( ) Uma característica de um indicador satisfatório é ser acessível.
III. ( ) Um indicador satisfatório deve ser complexo.
IV. ( ) Uma característica de um indicador satisfatório é ser funcional.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Um indicador só pode ser considerado satisfatório se dispõe de características básicas, tais como: objetividade (expressa o que avalia), funcionalidade (identifica os pontos de melhorias) e acessibilidade (fácil de ser calculado).
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os gestores passaram a olhar para as normas ISO 9000 com outros olhos devido à economia cada dia mais globalizada, à competitividade acirrada e ao ambiente instável. Assim, as organizaçõesse preocupam com a qualidade dos seus produtos em relação ao mercado consumidor. Neste sentido, assinale a alternativa correta em relação às normas da série ISO:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As normas da série ISO surgiram para padronizar a qualidade em âmbito nacional. Ou seja, é reconhecida em todo o Brasil.
	Resposta Correta:
	 
Dentre as motivações para sua implantação, estão a redução de custos e a criação de valor para os clientes.
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, no Brasil, a certificação não é obrigatória, e a ISO é reconhecida em âmbito internacional. Além disso, a certificação é concedida de acordo com diversos critérios, que podem variar desde a verificação da conformidade de um de seus itens até a verificação da conformidade do sistema de gestão do fabricante. As empresas adotam a certificação não só objetivando o lucro, mas também devido à redução de custos e à criação de valor para os clientes.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A partir do momento em que uma organização adota os sistemas de gestão de qualidade como uma ferramenta que busca potencializar e fortalecer os negócios, elas passam a desenvolver os sistemas de qualidade total. Esse sistema de qualidade total, por sua vez, abrange todos os sistemas de gerenciamento, incluindo o planejamento estratégico das organizações.
 
A respeito dos sistemas de gestão de qualidade, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O sistema de gestão da qualidade busca remover tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, por meio da eliminação dos gargalos.
II. ( ) Para utilizar o Sistema da Gestão da Qualidade, é necessário desenvolver uma estrutura focada no produto e em seus processos.
III. ( ) Esse sistema consegue a satisfação de diversas pessoas, como clientes, colaboradores, acionistas, entre outros.
IV. ( ) A empresa deve analisar bem antes de adotar o Sistema de Gestão da Qualidade, visto que ela passa a ser o novo modus operandi da organização.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Todas as afirmativas são verdadeiras, pois, quando uma empresa adota o Sistema de Gestão da Qualidade, ela passa a ter um novo modus operandi, visto que seu foco passa a ser sua estrutura nos produtos e processos, para que seja possível identificar e eliminar os gargalos da produção e, dessa maneira, retirar tudo aquilo que não agrega valor ao produto/serviço. Seu objetivo principal é atender às necessidades das pessoas, dos clientes, como objeto alvo da qualidade dos produtos, dos parceiros e dos colaboradores, ofertando e propiciando conhecimento e crescimento profissional; dos acionistas e da sociedade, com maior lucratividade e distribuição de renda.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando uma empresa trabalha com prestação de serviços, é necessário observar que esse ramo possui dois componentes de qualidade que precisam ser levados em consideração: o serviço propriamente dito e a forma como ele é percebido pelo cliente. 
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. É necessário que a qualidade seja entendida e trabalhada a partir do ponto de vista do consumidor.
Pois:
II. É o cliente que vai avaliar o serviço, através das conclusões obtidas com a experiência vivida.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é uma proposição verdadeira, já que a qualidade de um serviço varia de cliente para cliente, e o grau de percepção e satisfação pode ser facilmente influenciado por qualquer fator que contrarie uma expectativa inicial. A asserção II também é verdadeira e justifica a I, pois o cliente dirá se o serviço foi de qualidade a partir da experiência pela qual passou.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	As empresas buscam agregar valor ao processo produtivo por meio de melhorias no desempenho organizacional. Dentre muitas metodologias envolvendo essa melhoria, podemos citar a produção enxuta.  A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A produção enxuta exclui as atividades que não agregam valor ao produto para o cliente.
Pois:
II. A eliminação de desperdícios aumenta a eficiência da produção.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as duas proposições apresentadas são verdadeiras, e a asserção II justifica a I, pois, quando a produção retira os desperdícios, ou seja, aqueles processos que não agregam valor ao produto, a eficiência da produção aumenta.
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A padronização permite o aperfeiçoamento contínuo englobando todos os colaboradores, com o objetivo de atingir excelência em qualidade, segurança e produtividade.  A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. No ambiente industrial, todas as operações realizadas na linha de produção devem ser documentadas e padronizadas.
Pois:
II. trata-se de uma questão de segurança para o trabalhador.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a proposição I é verdadeira, e a II é justificativa da I, já que a padronização é uma ferramenta importante e que garante muitos benefícios, sendo que um deles é garantir a segurança do trabalhador.

Continue navegando