Buscar

atividade 02 psicologia do comportamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1
Qual é o tipo de transtorno que dificulta a interação social do seu portador, já que este não tem um bom repertório para lidar com os seus pensamentos e crenças distorcidas ou disfuncionais?
Escolha uma:
a. Transtorno de personalidade.
b. Transtorno afetivo bipolar.
c. Transtorno da ansiedade generalizada.
d. Transtorno obsessivo compulsivo.
e. Transtorno de pânico.
2
O bullying é um problema crônico e gera baixa autoestima e dificuldades de relacionamento. Em relação ao bullying, é correto afirmar:
I – Para identificar o bullying, fazendo uma investigação em sala de aula, utiliza-se um questionário, que pode abranger um contexto mais amplo ou ser mais específico e fazer perguntas descritivas e diretas.
II – A colaboração entre todos na turma é uma ação valorizada para minimizar os efeitos e consequências do bullying.
III – Ao reconhecer os problemas envolvendo bullying, é hora de alterar a realidade escolar pelas estratégias de intervenção.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são falsas.
b. Apenas a alternativa I é verdadeira.
c. Apenas a alternativa II é verdadeira.
d. Apenas a alternativa III é verdadeira.
e. Todas as alternativas são verdadeiras.
3
São identificadas alterações no comportamento, como: retraimento, irritação, desânimo e agressividade. Esta afirmação refere-se a:
Escolha uma:
a. Dificuldade de concentração.
b. Depressão infantil.
c. Sintomas de ansiedade.
d. Psicoterapia.
e. Distúrbios alimentares.
4
Sabe-se que a punição para as consequências de atos irresponsáveis nem sempre é útil para gerar modificação no comportamento do aluno, antes colaboram com as pressões, frustrações e resistência a autoridade. Diante deste contexto, qual a melhor atitude a ser seguida?
Escolha uma:
a. Para haver mudança no comportamento, as boas intenções contam e são importantes, são praticamente determinantes para a transformação. A presença da capacitação e de encorajamento aos alunos se faz necessária também para que eles cumpram este propósito.
b. Para haver mudança no comportamento, as boas intenções contam e são importantes, mas por si só não são determinantes para a transformação. A presença da capacitação e de encorajamento aos alunos se faz necessária para que eles cumpram este propósito.
c. Para haver mudança no comportamento, a presença da capacitação e de encorajamento aos alunos se faz necessária, além de regras flexíveis a serem determinadas.
d. Para haver mudança no comportamento, as boas intenções contam e são importantes, mas por si só não são determinantes para a transformação. A presença de regras inflexíveis se faz necessária para que eles cumpram este propósito.
e. Para haver mudança no comportamento, as boas intenções não são importantes, e nem são determinantes para a transformação. A presença da capacitação e de encorajamento aos alunos se faz necessária para que eles cumpram este propósito.
5
De acordo com a Academia Americana de Psiquiatria, a Discalculia é a dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir proficiência adequada neste domínio cognitivo, a despeito de inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária. Existem duas estratégias importantes no manejo deste transtorno, quais são elas? Leia as afirmativas a seguir e assinale F para as falsas e V para as verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( ) O trabalho dos conceitos numéricos, em que a criança faz associação dos símbolos à quantidade por meio de atividades.
( ) O trabalho dos conceitos numéricos e letras do alfabeto, em que a criança faz associação dos símbolos à quantidade por meio de atividades.
( ) Operações aritméticas trabalhadas de maneira a incentivar a criança na percepção da soma como acréscimo, subtração pela diminuição e assim por diante.
( ) Operações numéricas trabalhadas de maneira a incentivar a criança a decorar números e tabuadas.
( ) Operações alfanuméricas trabalhadas de maneira a incentivar a criança a identificar letras e números, e suas devidas utilizações.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V.
b. F, F, F, V, V.
c. F, V, F, V, F.
d. V, V, V, F, F.
e. V, F, V, F, F.
6
A Dislexia é uma dificuldade duradoura na aprendizagem da leitura e de seu automatismo em crianças inteligentes, normalmente escolarizadas e livres de interferências causadas por disfunções visuais, auditivas ou lesões cerebrais. Quais são as principais dificuldades que as crianças disléxicas apresentam?
Escolha uma:
a. As crianças disléxicas apresentam as seguintes dificuldades: déficit perceptivo, transposição de silabas e letras, inversões, substituições, inclusões, omissões, perseverações, confusão entre vogais, confusão entre sons surdos e sonoros.
b. As crianças disléxicas apresentam as seguintes dificuldades: facilidade de leitura, transposição de silabas e letras, inversões, substituições, inclusões, omissões, perseverações, confusão entre vogais.
c. As crianças disléxicas apresentam as seguintes dificuldades: facilidade de percepção, transposição de silabas e letras, inversões, substituições, inclusões, omissões, perseverações, confusão entre vogais, confusão entre letras e números.
d. As crianças disléxicas apresentam as seguintes dificuldades: ausência de percepção alfabética, transposição de silabas e letras, inversões, substituições, inclusões, omissões, perseverações, confusão entre vogais, confusão entre sons surdos e sonoros.
e. As crianças disléxicas apresentam as seguintes dificuldades: baixo déficit perceptivo, imposição de silabas e letras, substituições, inclusões, perseverações, confusão entre sons surdos.
7
É um padrão repetitivo e persistente do comportamento no qual são violados os direitos básicos dos outros ou as normas sociais. O transtorno envolve violar regras, causar perdas ou danos a propriedades, defraudar ou furtar e causar danos físicos a pessoas ou animais. A descrição está se dirigindo a qual tipo de transtorno:
Escolha uma:
a. Transtorno de Conduta.
b. Transtorno de Pânico.
c. Transtorno Alimentar.
d. Transtorno de Personalidade.
e. Transtorno Desafiador de Oposição.
8
No fenômeno do Bullying existem três personagens envolvidos: O agressor, a vítima e o espectador ou testemunha. Dentro deste contexto, qual pode ser considerado como perfil do agressor?
Escolha uma:
a. O perfil do agressor é caracterizado pela presença da amizade, aprendida em seu circulo familiar, tem um caráter intimidador, e acredita que todos devem conviver em paz.
b. O perfil do agressor é caracterizado pela presença da violência, muitas vezes aprendida com seus amigos, tem um caráter animador e acredita que tudo deve ser feito conforme seu desejo.
c. O perfil do agressor é caracterizado pela presença da tristeza, tem um caráter motivador e acredita que tudo deve ser feito conforme seu desejo.
d. O perfil do agressor é caracterizado pela presença da violência, muitas vezes aprendida com adultos relacionados, tem um caráter provocador e intimidador e dificuldades de relacionamento, pois acredita que tudo deve ser feito conforme seu desejo.
e. O perfil do agressor é caracterizado pela presença da extrema fadiga, tem um caráter amoroso, pois acredita que tudo deve ser feito conforme o desejo do próximo.
9
Com relação ao Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade é correto afirmar que diversas são as estratégias que buscam auxiliar no tratamento dos indivíduos, a terapia multimodal é uma das indicadas por ser eficaz. No que consiste a referida terapia:
Escolha uma:
a. A terapia multimodal consiste em testes psicológicos e na utilização de medicamentos somente.
b. A terapia multimodal consiste em medicamentos e tratamentos psicossociais e, além disso, há o treinamento dos pais, controle em sala de aula, reforço comportamental e terapia para habilidade social.
c. A terapia multimodal consiste na utilização de medicamentos somente.
d. A terapia multimodal consiste somente na participação dos pais das reuniões propostas pelo psicólogo.
e. Aterapia multimodal consiste em testes psicológicos com a intervenção da família da criança.
10 
arlow acredita que tanto a bulimia nervosa quanto a anorexia nervosa podem ser tratadas pela Terapia Cognitiva Comportamental, ainda que a primeira seja mais pesquisada. Com o que é tratado a bulimia nervosa?
Escolha uma:
a. O tratamento é realizado com auto-estima.
b. O tratamento é realizado com a família.
c. O tratamento é realizado com a psicoeducação.
d. O tratamento é realizado com atividades alternativas.
e. O tratamento é realizado com atividades propostas em sala.

Outros materiais