Buscar

Apol 1 Educação Especial nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Escolas especiais constituem-se como ambientes educacionais que oferecem atendimento educacional voltado para alunos que necessitem de atenção individualizada no que se refere às atividades de vida autônoma e social e também apoios intensos e contínuos, assim como flexibilizações e adaptações curriculares que a escola não seja capaz de oferecer”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 111.
De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial, a proposta de atendimento especializado enfatiza práticas terapêuticas aliadas a quais áreas do desenvolvimento? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Acadêmica, homeopática, linguística, social e afetiva.
	
	B
	Sensorial, da linguagem, linguística, social e afetiva.
	
	C
	Acadêmica, psicomotora, da memória, social e afetiva.
	
	D
	Da memória, psicomotora, linguística, social e afetiva.
	
	E
	Acadêmica, psicomotora, linguística, social e afetiva
Questão 2/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153. 
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009), aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos: 
     1. Alunos com deficiência – surdos
     2. Alunos com deficiência visual
     3. Alunos com deficiência intelectual
     4. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
     5. Alunos com altas habilidades/superdotação
     (   ) Educação bilíngue.
     (   ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
     (   ) Atividades de vida autônoma.
     (   ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
     (   ) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 3/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência física foi primeiramente realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em uma classe especial anexa ao hospital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 35. 
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, no texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, promulgada pela Res. Nº 2/2001, qual é a definição dada para educação especial? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços especiais.
	
	B
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que substitua os serviços educacionais comuns.        
	
	C
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que supra alguns casos nas escolas.
	
	D
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que promova necessidade educacionais especiais.
	
	E
	Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que preste auxílio ao professor.
Questão 4/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Constituição traçou as linhas mestras visando a democratização da educação brasileira e trouxe dispositivos para tentar erradicar o analfabetismo, universalizar o atendimento escolar, melhorar a qualidade do ensino, implementar a formação para o trabalho e a formação humanística e científica. Além disso, garantiu para as pessoas com deficiência o direito à educação, destacando que esta deve ocorrer preferencialmente na rede regular de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, o processo de inclusão no conjunto da legislação brasileira tem uma orientação inclusiva, já que aponta a escola regular como locus preferencial para o atendimento especializado dos alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos seguintes documentos legais.
1. Estatuto da Criança e do Adolescente – Capítulo IV – Lei 8.069/1990
2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996
3. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Res. CNE 4/2009
 
( ) Educação especial para educandos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, em classes especiais ou em escolas especiais.
( ) Atendimento educacional especializado para portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, nas escolas da rede pública, nos centros de atendimento educacional especializado públicos ou conveniados.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 5/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Principalmente a partir da década de 1990, o movimento de inclusão escolar passou a ser amplamente disseminado não apenas com base na questão sobre como realizar intervenções diretamente voltadas para as pessoas com necessidades educacionais especiais, mas principalmente sobre como a sociedade pode ser reestruturada de modo a permitir a participação plena dessas pessoas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 94.
Vygotsky assumia que a deficiência não deveria ser explicada com base em componentes biológicos. De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial, qual é a teoria da educação que Vygotsky acreditava poder contribuir para a superação das dificuldades iniciais?
	
	A
	Educação baseada na compensação individual e dos problemas orgânicos.
	
	B
	Educação baseada na compensação social dos problemas orgânicos.
	
	C
	Educação baseada na relação entre o desenvolvimento físico e os problemas orgânicos.
	
	D
	Educação baseada na compensação biológica onde a ausência de um sentido aguçaria outro.
	
	E
	Educação baseada no desenvolvimento de funções psicológicas superiores.
Não esqueçam de curtir por favor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes