Buscar

ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO APOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Questão 1/2 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Constatamos, assim, uma escola desenhada para promover a homogeneidade e negar a diversidade inerente à pessoa humana. Uma escola que, embora se expandindo por meio de um processo de universalização do ensino, contribui ainda para a manutenção da exclusão por dentro de seus muros, por meio de metodologias descontextualizadas e descompassadas, programações lineares, temporalidade inflexível e categorias como de sucesso e insucesso, normalidade e anormalidade, atraso e fracasso escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT01-2013/AT01-040.pdf>. Acesso em 10 nov. 2015.
Existem aspectos críticos a serem considerados no mundo como as práticas escolares refletem iniciativas de inclusão e integração, mas também de exclusão e marginalização. 
Considerando os conteúdos estudados no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a noção de diversidade no ambiente escolar:
Nota: 50.0
	
	A
	Quando se fala em diversidade na escola, quer-se evidenciar os fatores multiétnicos que envolvem os diferentes grupos e sujeitos.
	
	B
	Diversidade na escola precisa abranger a multiplicidade das expressões culturais, das etnias e da condição diversa dos indivíduos em sentido físico e estético.
Você acertou!
A diversidade assume contornos que transcendem aos fatores culturais e étnicos para integrar o vasto escopo que envolve a multiplicidade da existência humana, passando pelas diferenças de idades, portadores de deficiência, alunos com problemas de aprendizagem, questões de gênero, aparência física e o gosto estético de cada um (p. 126, 131 a 145).
	
	C
	A escola demarca em suas práticas o diferente como negativo e inferior em relação ao padrão, à norma e àquilo que é referenciado na maioria.
	
	D
	O universo escolar abre-se para a inclusão e a diversidade quando acolhe as diferentes correntes pedagógicas, as diferentes teorias numa proposição curricular única e dinâmica, dialógica e democrática.
	
	E
	Todo projeto pedagógico que articule valores numa práxis social transformadora, que resgate o valor da disciplina, das normas e dos limites, como fator de socialização adaptativa, conseguirá integrar indivíduos, mesmo em sua multiplicidade.
Questão 2/2 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto a seguir:
Existe uma relação intrínseca entre a teoria educacional de Durkheim e sua concepção de sociedade. Não faz parte do horizonte teórico desse autor uma preocupação em propor uma alternativa ao capitalismo, pois diz tratar-se de uma abordagem sociológica de cunho tradicional e conservador.
Fonte: O autor 
De acordo com as ideias educacionais de Durkheim, relacione os conceitos às suas definições: 
1 – Função distributiva
2 – Função política
3 – Função econômica
4 – Função acadêmica
( ) Fornece os elementos de socialização, introjeção da cultura para manutenção da ordem social.
( ) Seleciona e mantém os grupos sociais.
( ) Favorece a convivência social, compreensão e aceitação das diferenças.
( ) Contribui para o desenvolvimento e produtividade.
Assinale a sequência correta:
Nota: 50.0
	
	A
	4 – 1 – 2 – 3
Você acertou!
1 – Função distributiva: seleciona e mantém os grupos sociais.
2 – Função política: favorece a convivência social, compreensão e aceitação das diferenças.
3 – Função econômica: contribui para o desenvolvimento e produtividade.
4 – Função acadêmica: fornece os elementos de socialização, introjeção da cultura para manutenção da ordem social (p. 34 a 36).
	
	B
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 4 – 3
	
	E
	2 – 1 – 4 – 3

Outros materiais