Buscar

ATIVIDADE 06 - SD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS QUIXADÁ
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
ATIVIDADE 06
1. Em muitos protocolos de camadas, cada camada tem seu próprio cabeçalho. Por certo seria mais eficiente ter um único cabeçalho à frente de cada mensagem que contivesse todos os controles do que ter todos esses cabeçalhos separados. Por que isso não é feito? 
RESPOSTA: Além da comunicação ser feita entre as camadas, também acontece entre máquinas de sistemas e arquiteturas diferentes, para que essa comunicação aconteça sem ruídos e muita perda de informação. No caso das camadas, cada uma tem suas representações diferentes, por isso o empacotamento e ter seus próprios cabeçalhos é mais simples.
2. Um serviço multicast confiável permite que um remetente passe mensagens confiáveis para um conjunto de receptores. O melhor lugar para esse serviço é uma camada de middleware, ou ele deveria ser parte de uma camada de nível mais baixo? 
RESPOSTA: Um serviço multicast necessita que os requisitos específicos da aplicação seja levada em consideração, o middleware oferece interface que trazem diversas adaptações nos protocolos que dificultaria nas camadas mais abaixo.
3. Considere que um cliente chama uma RPC assíncrona para um servidor e, na sequência, espera até que o servidor retorne um resultado usando uma outra RPC assíncrona. Essa abordagem é o mesmo que deixar o cliente executar uma RPC normal? 
RESPOSTA: Não, pois uma RPC assíncrona retorna para o cliente chamador um ack, fazendo que depois da primeira chamada do cliente, uma mensagem adicional seja enviada pela rede. Da mesma forma o servidor sabe que sua resposta foi entregue ao cliente. 
4. Com comunicação persistente, um receptor geralmente tem seu próprio buffer local no qual mensagens podem ser armazenadas quando o receptor não estiver em execução. Para criar tal buffer, talvez seja preciso especificar seu tamanho. Cite um argumento a favor e outro contra a especificação do tamanho.
RESPOSTA: Fazer com que o próprio usuário detalhe o tamanho, faz com que sua implementação fique mais fácil. O sistema cria um buffer do tamanho, e isso torna o gerenciamento de buffers mais fácil. Se o buffer estiver cheio, mensagens podem ser perdidas, fica como alternativa plausível ter o sistema de gerenciamento de buffer, começando com um tamanho padrão, depois aumentando ou diminuindo conforme a necessidade. Contudo, esse método resolve a perda de mensagens, porém requer mais trabalho do sistema.

Continue navegando