Buscar

Miologia: Estrutura e Funcionamento dos Músculos

Prévia do material em texto

Miologia
Os músculos são estruturas multifuncionais, derivadas de tecido mesodérmico, responsáveis pelos movimentos locomotores e viscerais dos animais. Executam movimentos de contração (músculos flexores) e distensão ou relaxamentos (músculos extensores).
Miofibrilas são células alongadas com grande quantidade de proteínas filamentosas em seu citoplasma, são responsáveis pelos processos de contração e distensão musculares que produzem os movimentos.
A maioria das miofibrilas são proteínas de actina e miosina, produzidas pelas células musculares a partir de estímulos mecânicos e de aminoácidos ingeridos na alimentação.
Músculo Estriado Esquelético
Ligados ao esqueleto, executando movimentos locomotores e voluntários. Podem executar trabalho por longos períodos, em movimentos lentos, ou por períodos curtos, em maior velocidade. 
Existem dois tipos de fibras musculares esqueléticas, as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são assim denominadas porque apresentam grande quantidade de mitocôndrias e mioglobina; são mais apropriadas para movimentos duradouros e lentos. As fibras brancas são pobres em mioglobina e mitocôndrias e estão adaptas a movimentos rápidos, bruscos e potentes.
Externamente a fibra muscular esquelética está envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denominado endomísio. Essas fibras se agrupam formando um feixe de células que também estão revestidas por uma camada de tecido conjuntivo denominado perimísio. Os feixes de fibras se agrupam em grandes feixes, envoltos por uma grande camada de tecido conjuntivo, denominada epimísio.
Tendão é o tecido conjuntivo que liga o músculo aos ossos. Aponeurese é semelhante ao tendão em composição e função, mas geralmente é um tecido largo e achatado.
Os sarcômeros são a unidade morfofuncional das fibras musculares e se sucedem ao longo da fibra muscular, dando o padrão estriado da célula.
No processo de contração muscular, as fibras de actina deslizam sobre as fibras de miosina. O feixe de fibras do lado direito desliza em direção ao feixe do lado esquerdo, e vice-versa, “fechando” o sarcômero ao se encontrarem.
A contração das fibras musculares esqueléticas é um processo voluntário e responde a impulsos nervosos vindos do sistema nervoso central através dos nervos motores. Um nervo motor, ao chegar a uma fibra muscular, insere-se em uma região da sarcolema (membrana celular) denominada placa motora.
Músculo Estriado Cardíaco
As fibras musculares cardíacas são encontradas apenas constituindo os músculos do coração ou miocárdio e são estruturalmente semelhantes às fibras musculares esqueléticas.
Esse tipo de músculo é composto por células cilíndricas e alongadas e apresenta o mesmo padrão de estrias transversais do músculo esquelético. Apresenta as mesmas unidades morfofuncionais de sarcômeros formados por fibras de actina e miosina, que são estimulados por impulsos nervosos que chegam pela placa motora.
São envoltas por uma camada de tecido conjuntivo equivalente ao endomísio, mas que apresenta uma grande quantidade de capilares sanguíneos. Internamente, apresenta um grande número de mitocôndrias.
Funcionalmente, a diferença mais importante entre o músculo esquelético e o músculo cardíaco é a presença, neste último, de linhas transversais que são fortemente coráveis e se encontram entre uma fibra cardíaca e outra, os discos intercalares. Essas estruturas são formadas por interdigitações que ocorrem entre duas fibras musculares justapostas.
Os impulsos nervosos que chegam ao coração vêm do sistema nervoso autônomo no nódulo sinoatrial e regulam os movimentos de sístoles e diástoles dos átrios e ventrículos.
Músculo Liso
O músculo liso é constituído por células fusiformes, alongadas, com um núcleo central também alongado. Não apresenta estrias transversais.
A contração muscular ocorre devido ao deslizamento de fibras de actina sobre as de miosina, porem não forma estruturas organizadas em sarcômeros. As miofibrilas estão conectadas aleatoriamente regiões da sarcolema denominadas corpos densos.
Durante o processo de contração, as miofibrilas “puxam” a membrana plasmática em direção ao centro, provocando diminuição e deformação da célula muscular.
Esse tipo de contração é característico de movimentos que provocam a diminuição da luz de órgãos ocos, como o tubo digestório, resultando nos movimentos peristálticos.
Os movimentos dos músculos lisos são comandados pelo sistema nervoso autônomo e, ao contrario dos músculos esqueléticos, as terminações nervosas não formam placas motoras.
Músculos lisos são encontrados formando as vísceras, em todo o tubo digestório, e constituem a camada media de veias e artérias.
Classificação Muscular
Quanto ao número de origens (ancoragem):
Bíceps
Tríceps
Quadríceps
Quanto ao número de ventres (porção contrátil):
Digástrico
Poligástrico
Quanto ao número de inserção (fixação ao osso):
Monocaudado
Bicaudado
Policaudado
Quanto à orientação das fibras:
Reto
Fusiforme
Penado
Bipenado
Multipenado
Circular
Quanto á função:
Agonista
Antagonista
Sinergista
Quanto á ação:
Flexores
Extensores
Adutores
Abdutores
Pronadores
Supinadores

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes