Buscar

CONTOS TRADICIONAIS

Prévia do material em texto

CONTOS TRADICIONAIS 
ALINE – DANIEL – DANIELLE – ISABEL – ISABELLE – LIDIANE – VIVIANE 
Conto é uma narrativa de ficção, ou não, que cria um cenário de seres, de fantasia ou acontecimentos. Ele apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. O conto possui uma narrativa curta, menor do que o romance e possui apenas um clímax.
O QUE É UM CONTO? 
As características principais de um conto são:
História em prosa curta e resumida;
A narrativa do conto é precisa;
O conto possui somente um conflito, um só drama e uma só ação.
Quais são os passos para a elaboração de um conto?
Encontrar um tema – não pode ser complexo. Deve-se inspirar no cotidiano.
Construir os personagens – todos os personagens devem cumprir uma função. Deve-se pensar em gostos, hábitos, pontos de vista, etc.
Definir o tempo – a narrativa deve ser no presente, futuro ou passado?
Escolher o ponto de vista – narrativa em terceira ou primeira pessoa? O narrador participa ou não da história?
Desenvolver a história – um conto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
 
Charles Perrault 
Foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu as bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, o que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil".
Charles Perrault 
Chapeuzinho Vermelho 
CONTOS DE CHARLES PERRAULT 
Hans Christian Andersen
Foi um escritor dinamarquês, autor dos contos infantis. Ficou órfão de pai com apenas 11 anos. Precisou abandonar os estudos e começou a escrever contos e pequenas peças teatrais. Entre os anos de 1835 e 1842 o escritor escreveu seis volumes de contos infantis. Em suas histórias buscava sempre passar os padrões de comportamento que deveriam ser seguidos pela sociedade.
CONTOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN
Jacob Grimm e Wilhelm Grimm
  
Os irmãos Grimm se dedicaram integralmente à literatura. No ano de 1830, ambos ingressam em uma universidade alemã como professores. Porém, a grande marca dos Grimm era sua excelência narrativa. Reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas escrevendo, durante à noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia.
CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM 
RAPUNZEL 
CHAPEUZINHO VERMELHO 
Monteiro Lobato 
Foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.
CONTOS DE MONTEIRO LOBATO
CONTOS DE MONTEIRO LOBATO
TIPOS DE CONTOS
Contos de Ação
A predominância é a aventura, que é o centro da narrativa, unida aos personagens e desenvolvida com problematização até o clímax.
Contos de Animais
Assemelha-se à fábula, são contos em que os animais são dotados de qualidades, defeitos e sentimentos humanos.
Contos Folclóricos
As lendas folclóricas representam o conjunto de estórias e contos narrados pelo povo que são transmitidas de geração em geração por meio da oralidade. 
Contos Emocional
O objetivo é gerar uma emoção: terror, pânico, surpresa, etc.
Contos de Encantamento
Conto popular caracterizado pelo elemento sobrenatural ou fantástico, em que intervêm seres fabulosos, animais antropomórficos, objetos mágicos, etc.
Contos de Enigma
 
Apresenta um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o “problema”.
Contos Erótico
Utiliza o erotismo em forma escrita, para despertar ou instruir o leitor sobre as práticas sexuais.
Contos de Exemplo
São aqueles estruturados pelo antagonismo Bem versus Mal, uma lição de moral.
Contos de Fada
Os contos de fadas têm natureza espiritual, ética e existencial. Sua origem está ligada à cultura celta e  retratam a história de heróis  e heroínas.
Contos Fantástico
É uma das formas mais livres de escrever. O conto fantástico é a construção de um mundo irreal, com situações improváveis e ações que transpassam a realidade além do humano.
Contos Jocoso
 A palavra “Jocoso” significa aquilo tem a função de provocar o riso principalmente através de gozação e zombaria, sua narrativa gira em torno de algo engraçado, uma comédia.
Contos Maravilhoso
Desenvolvem também num ambiente mágico (animais, gênios, plantas, objetos mágicos e duendes), sem a presença de fadas. Considera-se como Conto Maravilhoso toda a situação que ocorre fora do nosso entendimento da dicotomia espaço/tempo ou realizado em local vago ou indeterminado na Terra.
Contos de Mistério
A narrativa se estrutura de forma a criar expectativa e suspense.
Contos Religiosos
Caracterizam-se pela presença ou interferência divina.
Contos de Riso
É uma história engraçada, uma espécie de piada longa e cheia de detalhes.
Contos de Sabedoria
História que apresenta uma lição para a vida.
Contos de Terror
É um relato literário ficcional que visa provocar sentimentos de medo no leitor: a morte, as doenças, os crimes, as catástrofes naturais, os espíritos e as bestas sobrenaturais.
As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem vínculos sociais, educativos e afetivos. Portanto, se faz necessário que os professores utilizem essa ferramenta para o desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores e estimulando para o mundo da imaginação E DA VERDADE. 
OBRIGADA !!!
Bons contos!

Continue navegando