Buscar

Administração Sistema de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1,5 / 1,5 pts
As empresas estão em permanente interação com o ambiente em que se insere e a sociedade. O ambiente de um sistema pode, portanto, ser definido como o conjunto de fatores que exerce alguma influência sobre a empresa. Nessa interação com a sociedade podem haver ações sobre as pessoas como o aumento nos padrões de vida e o desenvolvimento da sociedade.  Fazem parte do ambiente de um sistema o mercado, concorrentes, clientes, fornecedores, o governo, os bancos, sindicatos, entre outros, além de outros sistemas (financeiro, tributário, trabalhista, etc.). A própria empresa se constitui em um grande sistema em que consome recursos (insumos) que são processados, resultando em saída na forma de produtos ou serviços. Uma empresa é considerada um sistema aberto em razão de sua interação com a sociedade e o ambiente onde ela atua. Quais dos elementos abaixo se configuram como Entradas de um Sistema Empresa (assinale a alternativa CORRETA)?
  Boletos bancários, pedidos de clientes e matéria prima.
 Pergunta 2
1,5 / 1,5 pts
Sobre a tecnologia da informação e sua utilização nas organizações, podemos afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO: 
A informática vem se tornando, cada vez mais, um dos elementos fundamentais na competitividade entre as empresas e a TI é vista apenas como um meio para controlar os processos internos das organizações.
  
Pergunta 3
1,5 / 1,5 pts
O que é um sistema? Na definição de Yourdon (1990) sistema é "um conjunto de partes que interagem entre si ou que sejam interdependentes, formando um todo unificado”. Assinale abaixo a frase INCORRETA com relação a sistemas:
Sistemas Automatizados utilizam equipamentos para a realização de todas as tarefas.
 
 
Pergunta 4
1,5 / 1,5 pts
Dentre os paradigmas criados pela Revolução Industrial podemos citar os modelos de produção, hábitos de consumo, urbanização, divisão da sociedade e pessoas em classes, novas profissões e muitos outros aspectos da sociedade. O século seguinte experimentou outra grande revolução, a Digital, que representou a complementação e substituição de certas atividades intelectuais por computadores. Quais foram as consequências da Revolução Digital para a sociedade? (Assinale a questão CORRETA):
Downsizing e empowerment, alterações nos fatores de competitividade, a interdependência entre empresas e nações, a administração informatizada, a administração voltada para o empreendimento, o foco no cliente, as preocupações com o meio ambiente, a qualidade de vida e a emergência do 
 
Pergunta 5
1,5 / 1,5 pts
A tecnologia que permite a qualquer pessoa se comunicar em qualquer lugar a qualquer hora está apagando as fronteiras entre o trabalho e a casa. O acesso em tempo real, tanto aos colegas quanto aos amigos, permite que as pessoas comparem suas informações em qualquer assunto virtualmente. Existem dois mundos distintos: aquelas que operam no plano concreto – como muitos fabricantes e varejistas – e aqueles que trabalham em um ambiente on-line, interativo, como agências de viagem e corretoras. Cada vez mais, estes mundos estão se convergindo, permitindo que empresas impulsionem marcas existentes, bem como a criação de novas marcas e de negócios eletrônicos. Empresas interligadas estão tendo condições de reduzir de forma substancial tempo e custos de fabricação e dos canais de distribuição, compartilhando suas economias com clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Qual das frases abaixo melhor define a convergência entre os ambientes digital e físico (assinale a alternativa INCORRETA)?
   As empresas serão capazes de chegar até os consumidores conectados para feedback de tempos em tempos, podendo usar esta base de clientes para conceber, criar, testar e aperfeiçoar novos produtos. 
 
Pergunta 6
1,5 / 1,5 pts
É importante avaliar se o uso da TI traz efetivamente benefícios à empresa, pois muitas vezes a TI é incorporada à organização por questões secundárias, como modismo ou status. Outras vezes, a TI é introduzida na empresa com a finalidade de corrigir defeitos estruturais da organização, o que não acaba acontecendo. Por exemplo, uma loja de materiais de construção que instala um programa de gestão de estoque porque ocorrem furtos de peças do almoxarifado. De nada adiantará esta aquisição enquanto ela não tomar medidas efetivas como a instalação de câmeras de segurança. É preciso que fique claro que um sistema em computador vai agilizar os processos, nunca corrigir suas falhas. De acordo  com diversos autores, para que haja uma melhoria no desempenho da organização por meio da TI seja obtida, é necessário que ocorram impactos da TI nos seus processos intermediários. Qual das frases abaixo melhor define o uso da TI (assinale a alternativa CORRETA)?
 O uso da TI vai permitir que os processos da empresa sejam agilizados, à medida em que a execução destes vai ser mais rápida.
  
Pergunta 7
1,5 / 1,5 pts
Para assegurar a efetividade dos ativos de TI, os investimentos na área devem ser adequados e em nível compatível com as necessidades. É comum, a tentativa de escalonamento dos investimentos sem prévio estudo, o que pode levar à falsa sensação de obtenção de resultados, falsidade esta comprovada depois de certo tempo. Para Zwicker e outros (2007) "é importante questionar se ela (TI) está sendo adequadamente utilizada para a geração de valor, isto é, se ela efetivamente traz benefícios para os negócios da empresa". Afinal, para que a tecnologia de informações contribua significativamente para a melhoria do desempenho da organização, é importante que se faça uso adequado da mesma. Para assegurar o uso adequando da TI nas organizações, é importante (assinale a alternativa CORRETA)
  Planejamento do Uso da TI na empresa derivado do Planejamento Estratégico da organização;
 
 
Pergunta 8
1,5 / 1,5 pts
Estes sistemas se caracterizam por apresentarem grandes volumes de informações como entrada, processamento extremamente complexos e voltados para necessidades específicas de alguns processos decisórios da empresa. Normalmente seus resultados são em forma de resumos ou gráficos; drilldown; rápida disponibilização de informações (afinal, ninguém pode esperar uma semana para tomar uma decisão importante!); e imprevisibilidade com relação às necessidades, isto é, numa empresa muitas vezes não se sabe qual tipo de decisão, nem quando, deverá tomar.
Estas características definem que tipo de sistema? (assinale a alternativa correta). 
de informações gerenciais. 
 
 Pergunta 9
1,5 / 1,5 pts
Com relação aos objetivos, benefícios e as características do SPT (Sistema de Processamento de Transações), marque a alternativa CORRETA: 
  Um SPT realiza tarefas altamente repetitivas e é responsável por armazenar quase todos os dados que serão utilizados para a geração dos relatórios do SIG (Sistema de Informação Gerencial).
 
 
Pergunta 10
1,5 / 1,5 pts
A par dos avanços tecnológicos que beneficiam a vida dos cidadãos, a tecnologia também é utilizada para cometer diversos crimes, muitos deles típicos da sociedade da informação. Crimes como roubo de equipamentos, ação de hackers, invasão de privacidade por meio de mala direta, acesso a históricos de crédito, etc., propagação de vírus pela rede, ameaça à privacidade que ocorre também nas corporações, especialmente com relação aos canais de comunicação, pedofilia, entre outros crimes cibernéticos, estão cada vez mais no cotidiano das pessoas, embora o ordenamento jurídico já de algum tempo assegure direitos e imponha deveres aos cidadãos. A legislação está gradualmente sendo desenvolvida para proporcionar uma estrutura legal ao ciberespaço. O crime mais comum é a pirataria – uso ou cópia ilegal de um programa - que é cometido a todo instante por pessoas e empresas. No Brasil, os programas de computador estão protegidos por legislação específica. São elas: (assinale a alternativa CORRETA). 
  Constituição Brasileira de 1988; Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998; Lei no 9.609, de 19 de fevereiro de 1998; Lei 7.646/87;e Lei 5.988/73.
 
Pontuação do teste: 15 de 15

Outros materiais