Buscar

atividade 1 tecnologia na educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	Caro estudante,
No decorrer da unidade foram apresentados diversos temas relacionados à tecnologia no campo da educação e como a tecnologia tem sido recebida nas escolas.As tecnologias de informação e comunicação presentes na escola não substituem a presença do professor, mas podem auxiliar e transformar suas ações, pois a tarefa de armazenar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas de computador. O papel do professor passa a ser o de estimular e orientar o estudante a pesquisar, querer acessar as informações relevantes, fontes confiáveis e compartilhar conhecimentos.A escola, enquanto instituição responsável por formar sujeitos, pode auxiliar no processo também da formação da capacidade de lidar com os avanços tecnológicos. Na escola, o sujeito pode ter contato com as tecnologias da informação e comunicação e colocar a tecnologia em prol da aprendizagem. Por isso, é importante que o professor alie à sua rotina as tecnologias, na busca pelo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem mais adequado e adaptado às demandas da sociedade atual.
Com base nisso,
- Elabore uma atividade pedagógica, utilizando o celular como ferramenta tecnológica educacional.
- Aponte as vantagens e desvantagens que se pode obter por meio do uso dessa ferramenta.
Bons estudos!
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Para essa atividade a ideia é usar o celular como fonte de pesquisa. O professor ao iniciar a aula diria o tema previsto, separaria os alunos em grupos de até 5 pessoas e iria propor aos alunos acessar o site do YouTube buscando vídeo aulas com o assunto da aula. Ficaria a critério dos alunos qual vídeo escolher, desde que com o tempo máximo de 20 min. Após a escolha do vídeo e o tempo previsto para assistir, o professor iria propor um debate onde os grupos iriam ter um tempo para explicar o que eles haviam aprendido com aquela vídeo aula e que metodologia o professor da aula assistida usou. Com isso o professor desenvolve no aluno a participação e o protagonismo, onde ele começa a buscar sua própria maneira de aprender. 
Uma das maiores vantagens do uso do YouTube é facilitar a comunicação, que muitas vezes o professor habituado com sua linguagem mais técnica não alcança todos os alunos. Além de ser uma maneira mais divertida de aprender determinado conteúdo, com imagens e sons. Ao trabalhar em grupo com o celular, os alunos desenvolvem o trabalho em equipe desde o momento da escolha do vídeo até o filtro sobre o que aprenderam ou não. Despertando também a curiosidade do aluno e o interesse para buscar sempre mais informações. A principal desvantagem é a distração, muitas vezes o professor acha que o aluno está fazendo a atividade proposta mas ele acessou outras páginas que não estavam previstas. Além de não poderem selecionar sem o auxílio do professor as informações corretas, já que a internet possui uma vasta gama de conteúdos e conceitos, e se os alunos não forem direcionados corretamente podem acabar por adquirir conhecimento errôneo. Os TICs devem ser trabalhados em conjunto, aluno e professor, para que aprendizagem seja significativa e desperte o interesse do aluno.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]
	
	
	
Terça-feira, 10 de Setembro de 2019 19h34min09s BRT

Outros materiais