Buscar

Atividades Portal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-As linhas de produção podem ser do tipo contínuo ou discreto. Considerando as linhas de produção contínua, vimos a sua importância na produção de produtos, como a gasolina, o papel, entre outros produtos que são caracterizados pelos seus processos produtivos ininterruptos. Considerando uma linha de produção contínua, assinale a alternativa CORRETA que apresenta somente suas características como processo:
Produção intermitente, sem interrupção de um produto ou matéria-prima, a baixo custo e baixo volume de produção.
Produção constante, sem interrupção de um produto ou matéria-prima, a baixo custo e grande volume de produção. Resposta correta
 
Produção constante, sem interrupção de um produto ou matéria-prima, com alto custo e médio volume de produção.
Produção intermitente, sem interrupção de um produto ou matéria-prima, a baixo custo e grande volume de produção.
2-Quando o consumidor adquire um produto no mercado, muitas vezes ele não conhece todos os processos que estão envolvidos em sua fabricação. Atualmente, identificamos cada vez mais indústrias de alta tecnologia para fabricação dos produtos mais simples, como os manufaturados da indústria alimentícia, até as indústrias de produtos de alta tecnologia, como a de informática e celulares. Os processos de transformação industriais são inúmeros, mas dependem dos inputs relacionados à matéria-prima, instalação e pessoal, conforme apresentado na figura anexa. O profissional que vai desenvolver trabalhos na área industrial precisa conhecer os inputs, os processos de transformação e os outputs. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Inputs. 
II- Processos de transformação. 
III- Outputs. 
( ) Produto acabado. 
( ) Serviços. 
( ) Processos de torneamento. 
( ) Estoque intermediário de produção. 
( ) Matéria-prima. 
( ) Energia elétrica. 
( ) Informação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: SLACK, Nigel et al. Administração da produção: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2006, p. 36
I - III - I - II - I - I - III.
III - II - II - I - I - III - I.  
I - I - II - II - III - III - I.
III - III - II - II - I - I - I.  resposta correta
3-Uma decisão importante para as indústrias é a decisão se vai trabalhar com a existência de estoques de produtos acabados ou não, impactando diretamente no prazo de entrega de produtos ao seu mercado consumidor. Considerando os sistemas orientados para estoques, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse conceito:
Em um processo orientado para a encomenda, as operações são ligadas a um cliente em particular, com o qual se discute o preço e o prazo de entrega da mercadoria em questão. Em uma tal situação, a medida-chave do desempenho é o prazo de entrega que o cliente deseja saber de antemão. Em nível de acompanhamento interno, a empresa pode usar a porcentagem de pedidos entregues dentro dos prazos como uma medida viável de competência.
Um sistema orientado para a encomenda e oferece serviço lento de entrega e atendimento ao consumidor com alto custo; no entanto, a flexibilidade do cliente na escolha do produto é evidentemente maior.
Um sistema orientado para o estoque oferece serviço rápido (atendimento ao consumidor) e a baixo custo; no entanto, a flexibilidade do cliente na escolha do produto é evidentemente menor. Resposta correta 
Um sistema orientado para o estoque oferece serviço lento de entrega e atendimento ao consumidor com alto custo; no entanto, a flexibilidade do cliente na escolha do produto é evidentemente menor.
4-Sistemas contínuos de produção podem ser compreendidos como uma sequência linear com equipamentos dedicados, organizados em sequência conforme as fases do processo de manufatura, pois os produtos são altamente padronizados. Segundo Corrêa e Corrêa (2012), os sistemas contínuos são divididos em produção contínua e produção em massa. Com relação a exemplos de indústrias relacionadas a sistemas de produção contínua, analise as afirmativas a seguir: 
I- A indústria petroquímica é um exemplo de processo produtivo contínuo. 
II- A indústria automotiva é um exemplo de processo em massa. 
III- A obtenção de gás e derivados do petróleo são exemplos de processos em batelada. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações - manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
As afirmativas I e II estão corretas. resposta correta  
Somente a afirmativa II está correta.
Somente a afirmativa I está correta.
As afirmativas I e III estão corretas.
5-A indústria pode utilizar diversos meios para classificar a sua forma de produção, mas uma das mais corriqueiras é a produção por lotes e, como exemplo, podemos citar a indústria de produtos químicos com volumes de produção médios, ou produtos alimentícios. É comum estas indústrias trabalharem com produção por lote. Geralmente, a indústria opta trabalhar por lotes quando o seu volume não é tão grande para uma produção contínua, e principalmente possuir um grande volume de produtos em sua linha de produção. Considerando as condições relacionadas a volumes, quanto às características do processo de produção por lote, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Altos volumes. 
II- Médios volumes. 
( ) Volume de produção. 
( ) Variedade de produtos. 
( ) Flexibilidade. 
( ) Qualificação da mão de obra. 
( ) Custo da planta (fábrica). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
II - I - II - II - II.  
II - I - I - I - II. Resposta correta  
I - II - II - I - II.
II - I - I - I - I.

Outros materiais