Buscar

Importância da Afetividade e do Apego Seguro na Estimulação de Bebês

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Turma: 2019/1 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: Aupex Itajaí 
Acadêmico: Elisangela Cristina Pereira da Silva RGM: 053.17479
ATIVIDADES
Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)
Qual é influencia da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4 
A afetividade é fundamental para a criança, pois é a partir da convivência com a família, o ambiente e os estímulos que irá fazer toda diferença para sua vida. É necessário que a criança tenha um ambiente acolhedor cheio de motivação, confiança e respeito. Se a criança vive em um lar familiar conturbado, ela viverá em extremo estresse e isso prejudicará o seu desenvolvimento intelectual.  O professor deve ter aproximação de apego com os alunos respeitando as individualidades de cada um. A aprendizagem é fundamental na vida do bebê para que desde cedo, venham aprender a socializar desenvolvendo capacidades motoras e raciocínio.
2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0
O cuidador tem um papel importante no desenvolvimento da criança pequena. E essa figura central pode ser a mãe, o pai ou a pessoa que passa a maior parte do tempo com ela. Todos os bebês precisam de atenção, consolo e sensação de segurança. Bebês que se sentem ameaçados recorrem a seu cuidador em busca de proteção e consolo; ao longo do tempo, a resposta do cuidador ajuda a moldar a relação em um padrão de interação. Apego seguro é um fator de proteção que aperfeiçoa os resultados do desenvolvimento, ao passo que crianças com apego inseguro são mais propensas a problemas sociais e de desajustamento; e crianças com apego desorganizado correm maior risco de psicopatologia e resultados insatisfatórios.
3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na
pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas
construídos com a finalidade de.... Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce.
A estimulação precoce deve  propiciar o desenvolvimento de habilidades básicas da criança com a atraso no desenvolvimento em seus primeiros anos de vida ou ainda bebês de alto risco, com intuito de prevenir ou minimizar déficit futuros, Os autores acreditam que a intervenções realizadas durante a etapa sensório – motora ( do nascimento ate 2 anos) e são determinantes para o desenvolvimento posteriores que capacitam a criança á aprendizagem futura.  
4) Escolha um enfoque de programa de estimulação descrito na aula 4 e crie um exemplo de atividade, usando:: 
	Nome da atividade
	Jogos e brinquedos de encaixe
	Objetivo da atividade 
	A ideia é que a criança tenha opções para encaixar e empilhar peças, e colocar argolas em canos e garrafas.
	Enfoque de estimulação
	Assim é possível trabalhar, especialmente, a noção de profundidade e a coordenação viso motora.
	Área de estimulação pretendida e Benefícios para a criança
	Ao iniciar as atividades de estimulação visual, postura ao sentar, visão e tato. 
	Desenvolvimento da atividade
	Encaixar e empilhar pode usar um jogo só, ou mesclar dois ou mais, dependendo se a criança está apta a executa r tarefas mais complexa.

Outros materiais