Buscar

Análise de Transportes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Transportes (LOD05)
Prova: 3046709
QUESTÃO:
1. Em busca da excelência no atendimento a seus clientes, é cada vez maior a busca por novas tecnologias para incrementar o processo de entrega dos produtos. Entra em cena a chamada Visão Sistêmica da Cadeia Logística, baseada na integração de todos os setores da empresa. Assim, escreva uma redação com o tema: VISÃO SISTÊMICA DA CADEIA LOGÍSTICA.
RESPOSTA ESPERADA:
A Logística deve ser vista de maneira integrada em que todos os setores participam com informações e fluxo de materiais. Importante se faz essa visão sistêmica, mas sem deixar de se aprofundar os elementos dessa cadeia, que são a logística de suprimentos, de produção, de armazenagem, de distribuição e transporte. Dentro de cada elemento são destacados pontos importantes:
* Logística de suprimentos - desenvolvimento do produto, previsão de demanda, desenvolvimento de fornecedores, compras, recebimento, estocagem de matérias-primas e componentes e controle dos mesmos.
* Logística de produção - PPCP e DRP.
* Logística de armazenagem - recebe o que é produzido, organiza o estoque, cuida da embalagem e dos pedidos solicitados.
* Logística de distribuição e transportes - responsável pelo planejamento da distribuição, definindo modalidade, rotas, tipo de transporte terceirizado ou próprio, desde a expedição até a entrega no cliente.
Além disso, é importante destacar o fluxo de informações através de sistemas EDI e WMS.
Lembrando que todos esses são fatores que devemos utilizar e analisar para que possamos escolher qual a melhor forma de distribuição e transporte a ser utilizada nas empresas.
Análise de Transportes (LOD05)
Prova: 3046730
QUESTÃO:
1. Todo e qualquer tipo de veículo precisa se manter em perfeito estado de conservação, pois, com o passar do tempo e pelo trabalho contínuo no transporte de mercadorias, bem como pelas péssimas condições de nossas rodovias, esses veículos tendem a ter uma vida útil menor que o previsto. Assim, a manutenção desses veículos é de grande necessidade para as empresas de transportes. Diante do exposto, disserte sobre os três principais objetivos da manutenção dos veículos.
RESPOSTA ESPERADA:
A manutenção dos veículos tem como principais objetivos: a preservação de suas condições de uso, a recuperação dos veículos danificados, além de melhorar o seu nível de desempenho.
QUESTÃO:
2. De uma forma geral, com o aumento da procura por serviços de transportes, as empresas que realizam essa atividade estão optando pelos serviços agregados. Cabe às empresas fazer a melhor escolha da combinação que lhes dê maior eficácia. Um exemplo claro de serviço agregado é a terceirização. Por que as empresas optam por essa modalidade?
RESPOSTA ESPERADA:
A redução de custos com os gastos básicos, como a compra de carros, a contratação de funcionários, o espaço físico ocupado, a manutenção dos veículos, os impostos, o emplacamento, o licenciamento, o seguro etc., faz com que a opção por terceirizar tome força. Essa opção diminui os gastos e as responsabilidades, aumentando a produtividade operacional.
QUESTÃO:
3. "O transporte rodoviário é considerado aquele que se utiliza de veículos automotivos, tais como caminhões, ônibus, vans e similares, e trafega em vias terrestres" (NOVAES, 2004, apud KLEMZ; BECKEDORFF, 2012, p. 5). As formas mais utilizadas são: carregamento completo ou lotação completa e carga compartilhada. Caracterize essas duas formas de transporte de carga.
FONTE: KLEMZ, Beatriz; BECKEDORFF, Irzo Antonio. Análise de transportes. Indaial: Uniasselvi, 2012.
RESPOSTA ESPERADA:
Lotação completa: chamada também de carregamento completo, em que o veículo é carregado completamente com um determinado lote ou remessa.
Carga fracionada: chamada também de carga compartilhada, tem esse nome por compartilhar a capacidade do veículo por dois ou mais clientes. Atualmente, esse tipo de carga está em franca ascensão em virtude da política voltada à redução de estoques nas organizações.

Continue navegando