Buscar

AD1 TEP - 2019 1-LEONARDO DE ALMEIDA RODRIGUES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo TECNOLOGIAS DE PLANEJAMENTO
	Prof. Coordenador:
	Data: 19/08/2019
	Tutoria à Distância
	Polo: NOVA IGUAÇU
	Aluno (a): Leonardo de Almeida Rodrigues
	Matrícula: 18117130184
AVALIAÇÃO À DISTANCIA – AD1
Com base na Aula 01, Edgard Morin faz uma comparação entre as relações [Viver – Sobreviver] e [produzir-reproduzir-se] do homem. As duas relações estão fundamentalmente ligadas segundo o autor. A parte inicial do filme ‘2001 – uma odisseia no espaço’ nos mostra essa relação a partir do momento em que o homem começa a produzir o espaço, tornando-se um animal técnico (na visão de Álvaro Vieira Pinto). Quais os exemplos de produção do espaço que o filme nos apresenta? (1,5 ponto)
De certo modo, o que ele nos apresenta é o processo dehominização/humanização, da evolução do homem-macaco ao homem moderno. Ao mesmo tempo, Kubrick expõe, de forma sutil, as agudas contradições do desenvolvimento do homem como ser genérico obliterado pelas determinações estranhadas da relação-capital.
Por que podermos afirmar que “Toda ação humana é técnica”? (1,0 ponto)
A partir do momento que o homem produz a si mesmo e aoespaço, acaba se diferenciando dos outros animais irracionais, pois, estes, modificam a si mesmos para tornarem-se favoráveis as condições da natureza.
Reproduza o Enfoque Sistêmico do Planejamento e apresente um exemplo do seu cotidiano. (2,0 pontos)
R: Informação-> Quando vou trabalhar, verifico se estou arrumado de modo adequado para ir ao trabalho, se as documentações necessárias e o dinheiro de passagem estão na mochila. 
Decisão-> Posso ir para o trabalho, está tudo ok.
Ação-> Chego no meu local de trabalho e começo a fazer meus afazeres do dia. E o processo começa novamente. 
Enfoque sistêmico de Planejamento
A teoria da decisão se baseia em três elementos. Apresente e explique os três elementos com base no texto. (1,5 ponto)
R: Decisão e Liberdade- A liberdade pode ser analisada sob diferentes pontos de vista, desde a liberdade considerada como determinação de acordo com a razão, até a liberdade vista como puro acaso.
Decisão e Ação- Para distinguir o pensamento e a ação há a necessidade de um fator que seja capaz de conectá-los. Noções como as de impulso, apetite, propósito e desejo são buscadas para a origem das escolhas oudecisões, designando as suas forças motivadoras. Pode-se dizer, portanto, que a escolha ou decisão opera a intermediação entre o desejo e a razão, na medida em que existe uma vontade.
Decisão e Organização- As decisões básicas numa sociedade são, na verdade, as que decidem sobre a quem cabe decidir (SOWELL apud NETTO, 1991): nelas encontra-se o fundamento do Estado e da autoridade. Seria poucoinstrutivo – além de ser uma inverdade histórica – dizer que essas decisões são tomadas pelas sociedades. O que interesse do ponto de vista da teoria político-social das decisões, é identificar, no meio social, as fontes de poder, os diversos processos decisórios que estruturam a sociedade.
Análise da Decisão- Na análise da decisão busca-se geralmente conhecer sua estrutura, as condições sob as quais elaé tomada e as suas formas institucionais. Neste caso, descreveremos os fatos relativos a tomada de decisão do modo como aparecem.
Estrutura de Decisão- Todo o problema de decisão comporta três conjuntos: um conjunto E dos "estados da natureza", um conjunto C das "consequências" e um conjunto A das "ações". O modelo formal da decisão pode ser escrito como: A (E) = C, ou seja, cada ação é uma aplicação do conjunto dos estados da natureza ao conjunto das consequências (CHARRETON & BOURDAIRE apud NETTO, 1991). A essência do problema determina a escolha da ação (o ato de decidir por si só).
Quais os quatro valores institucionais dos Processos Decisórios Organizados? Apresente-os e explique-os. (2,0 pontos)
No entanto, os processos decisórios organizados ocorrem geralmente segundo quatro valores institucionais: são processos hierárquicos, poliárquicos (Governo de muitos), de negociação ou de mercado (DAHL e LINDBLOM apud NETTO, 1991). Decisões normativas estruturam esses diversos processos, nas suas formas mais ou menos puras ou mescladas. Nos processos hierárquicos, os líderes controlam os não-líderes, a partir de relações de comando-obediência: as igrejas, as instituições militares, as burocracias são unidades de decisão hierarquizadas. Nos processos poliárquicos, os não-líderes controlam os líderes: as eleições são processos tipicamente poliárquicos, mas elas conferem geralmente aos eleitos poderes que passam a ser exercidos hierarquicamente. Nos processos de negociação, os líderes controlam-se entre si: os Poderes do Estado, no presidencialismo (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário), regulam entre eles o exercício do dever público. Os processos de mercado são forma impessoal e interativa de organização e distribuição da produção através do mecanismo de preços, que resultam de decisões de produtores e de consumidores. Regulam as decisões econômicas, mas também muitas decisões sociais e políticas.
Defina Decisões sobre condições de certeza e apresente um exemplo do seu cotidiano. (2,0 pontos)
As decisões são tomadas sob condições de certeza quando se sabe que cada ação conduzirá, invariavelmente, a uma dada consequência, a um resultado específico, determinado, conhecido (LUCE e RAIFFA apud NETTO, 1991). 
Exemplo: Tenho que me deslocar da minha residência ao trabalho, com 2 opções, metrô ou ônibus.
Opto pelo metrô devido ao deslocamento mais rápido ao destino.
Critério da escolha: Rapidez.

Outros materiais