4o semestre - MPEMC - JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM
7 pág.

4o semestre - MPEMC - JOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM


DisciplinaJogos e Brincadeiras210 materiais6.521 seguidores
Pré-visualização2 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA \u2013 4º PERÍODO
\u201cJOGOS COMO RECURSOS AUXILIADORES DE APRENDIZAGEM\u201d
São Paulo \u2013 SP
2017
PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CURSO PEDAGOGIA
INTRODUÇÃO
	
Considerando as recentes necessidades apresentadas para atender às expectativas dos alunos e adequar as especificidades do mercado de trabalho na área de Pedagogia, acrescidas das recomendações do Instituto Nacional de Ensino Superior (INEP-MEC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (24/11/2006 Resolução nº 13), o curso de Pedagogia integra em seu Projeto Pedagógico de Curso o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas \u2013 Trabalho Integrado (TI). 
	O Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) \u2013 Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade \u2013 integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso \u2013 e práxis \u2013 integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula \u2013 à realidade. 
	As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes. (Art.2º REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, UNIP 2010).
	São consideradas Atividades Práticas Supervisionadas (APS): estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outros. (Art.4º, REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS UNIP 2010).
Um dos aspectos fundamentais do Projeto Atividades Práticas Supervisionadas é que o Trabalho Integrado não só objetiva treinar os alunos nas diferentes práticas da pesquisa e no uso da metodologia científica, mas também promover a criação de uma metodologia de trabalho de caráter interdisciplinar, a partir do trabalho conjunto com o corpo docente e discente. Outro aspecto do TI é incentivar os alunos a utilizar a metodologia de caráter interdisciplinar com vistas ao desenvolvimento do conhecimento científico para a área de Pedagogia.
No Quarto Período, o curso de Pedagogia, por intermédio de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), elegeu a disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Matemática e Ciências para ancorar (subsidiar) as atividades práticas supervisionadas (APS). 
Com isso, tem-se a pretensão de investigar questões inerentes ao ensino de historia e geografia e propor metodologias apropriadas a essa modalidade de ensino.
A partir da análise do Plano de Ensino da disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Matemática e Ciências, verificou-se que este componente curricular permite aos professores a possibilidade de desenvolver projetos com os alunos de forma que estes conheçam e entendam os processos de produção do conhecimento matemático e das ciências naturais como prática social, que deve estar vinculado a sua própria vida. O ensino deve ser organizado partindo da realidade próxima dos alunos, para que possam observar, comparar e compreender as múltiplas formas de linguagem matemática existentes na realidade que os cerca, assim como entender a importância das ciências naturais para a formação da cidadania.\ufffd
2. TEMA 
\u201cJogos como recursos auxiliadores da aprendizagem\u201d
3. JUSTIFICATIVA
De acordo com os PCNs de Matemática e de Ciências (BRASIL, 1998), cabe ao professor que ministra essas disciplinas nas séries iniciais do Ensino Fundamental se valer da abordagem do local para desenvolver conceitos e refletir sobre certos eixos temáticos.
O saber matemático é importante para a construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. A matemática precisa estar ao alcance de todos e a democratização do seu ensino deve ser meta prioritária do trabalho docente.
 Segundo o PCN de matemática \u201ca atividade matemática escolar não é \u201colhar para coisas prontas e definitivas\u201d, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servirá dele para compreender e transformar sua realidade\u201d (PCN de Matemática, pág.19)
O ensino de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental é o de colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como individuo participativo e parte integrante do universo. 
Segundo o PCN de Ciências \u201cos conceitos e procedimentos desenvolvidos por essa disciplina contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e, ainda, para a compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais\u201d, (PCN de Ciências Naturais, pág.15). 
Nestes termos, entendemos que este projeto poderá ser de grande valia para a formação de nossos pedagogos e pedagogas para atuação na docência dessas disciplinas. Outro aspecto importante, a nosso ver é que a Relevância Social do Curso de formação do Licenciado em Pedagogia volta-se ao desenvolvimento de sua capacidade reflexiva buscando nas teorias científicas a articulação às práticas, dessa forma entendemos que este projeto poderá ser de grande valia para a formação de nossos alunos. 
4. OBJETIVOS
Dominar princípios teóricos e metodológicos das áreas de conhecimento que se constituam objeto de sua prática pedagógica. 
Adquirir a capacidade de articular o ensino e a pesquisa na produção do conhecimento e na prática educativa.
Analisar os PCNS e percebê-los como um documento que norteará o trabalho docente. 
Compreender a importância dos jogos e atividades práticas como instrumentos importantes no processo de ensino e aprendizagem.
5. ATIVIDADE DE PESQUISA
Os alunos matriculados no quarto período do Curso de Pedagogia deverão realizar uma pesquisa nos PCNs a fim de se familiarizarem com os conteúdos ministrados nas séries iniciais do Ensino Fundamental, assim como as respectivas habilidades a serem desenvolvidas. 
Com base nessa pesquisa, caberá aos alunos do curso de Pedagogia, selecionar um ou mais conteúdos, assim como as habilidades a serem desenvolvidas e organizarem uma atividade prática \u2013 jogo \u2013 que será utilizada para trabalhar o conteúdo selecionado, visando oferecer as crianças uma aprendizagem significativa do conteúdo, através do jogo.
Essa atividade deverá ser elaborada pelos alunos do quarto semestre e deverá ser aplicada a um grupo de alunos, do Ensino Fundamental.
O jogo deverá conter uma ficha técnica, especificando os conteúdos que serão trabalhados na atividade, as habilidades que serão desenvolvidas e como se dará a avaliação dessa atividade.
6. Desenvolvimento da atividade
Os alunos deverão elaborar e confeccionar um jogo assim como a sua ficha técnica e aplicar à um grupo de crianças.
Todo o processo de aplicação do jogo deverá ser anotado, assim como as observações feitas pelas crianças, essas anotações deverão fazer parte do relatório de atividade.
Relatório: de posse das informações e registros (anotações, fotos do jogo e não das crianças, depoimentos etc.) o aluno deverá elaborar um texto de três a quatro páginas onde irá relatar passo a passo as observações percebidas durante a aplicação prática do jogo e sua viabilidade na rotina de uma sala de aula.
O trabalho completo de APS, para postagem, deverá contemplar os seguintes itens:
Capa: constando o nome da instituição, o título do trabalho/pesquisa, os nomes dos integrantes do grupo; o local e a cidade. 
Introdução: apresentação sintética do assunto (pode haver citação bibliográfica), justificativa e objetivos do projeto.
Desenvolvimento: a apresentação dos resultados com discussão reflexiva da temática abordada. É fundamentação