A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
relatório

Pré-visualização | Página 1 de 1

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Câmpus Barretos – Código INEP: 1050587 
Avenida C-1, 250, CEP 14781-502, Barretos (SP)
CNPJ: 10.882.594/0023-70 - Telefone: (17) 3312-0700
Morfologia externo da folha dentro do Ifsp de barretos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Câmpus Barretos – Código INEP: 1050587 
Avenida C-1, 250, CEP 14781-502, Barretos (SP)
CNPJ: 10.882.594/0023-70 - Telefone: (17) 3312-0700
NOME’s: Gabriel bilek;
	 Gabriela de Oliveira;
	 José Gustavo;
 Juliana Pereira
	 Luana Rosa; 
 Mateus Batistela;
Valquíria Dias.
 
 SÉRIE: 1°Ano Turma 3.
CURSO: Bacharelado em Agronomia.
 
BARRETOS 2019
Sumário
Introdução
O trabalho foi realizado com intuito de introduzir os alunos do segundo semestre de forma prática à classificação morfológica da folha.
	Os alunos se dirigiram ao setor de produção de mudas florestais, com o orientação do professor, os mesmos se separaram em grupos e procuraram catalogar as folhas das espécies de plantas locais.
	Cada planta apresenta uma características morfiológicas diferentes umas das outras, as folhas foram catalogadas como, simples ou composta, com sua filotaxia, tipo do limbo, tipo de margem, tipo de ápice, tipos de bases e nervuras.
Objetivos
	O trabalho tinha como foco principal familiarizar os alunos com os termos e as partes morfológicas da folha, analizando o limbo como um todo, sua margem, base, topo, se apresenta tricoma na parte abaxial, adaxial ou em ambas e colocar em prática as teorias estudadas em sala de aula.
	Após coletar 40 (querenta) tipos diferentes de folhas, elas foram catalogadas, classificadas, numeradas e colocadas em uma pasta, juntamente com sua descrição.
Imagem tirada do trabalho
Metodologia
	O grupo deveria percorrer a mata e analisar as folhas na planta antes de removê-la, identificando a gema, o peciolo, e apartir desses pontos dizer se o limbo é composto, simples, alternado ou opostas, se apresenta tricoma, alguma estrutura caracteristica como por exemplo espinho ou aculeo, 40 (quarenta) folhas de espécies diferentes foram classificadas utilizando como base o livro “Introdução a botânica: Morfologia”.
Resultados
	O grupo utilizou a seguinte ordem de classificação do limbo:
Simples ou compostos;
Filotaxia;
Tipo de limbo;
Tipo de margem;
Tipo de ápice;
Tipo de base;
Textura,
Indumento;
Nervura.
Imagem tirada do trabalho
A região onde o trabalho se desenvolveu é um ecótono, local onde dois biomas diferentes se encontram, Mata Atlantica e Serrado, sendo assim, à uma interessante variação de especimes.
	Os folios mais comuns encontrados pelo grupo foram do tipo simples, alternada, glabra e membranacea.
Referência:
Souza, V. C.; Flores T. B.; Lorenzi, H. Introdução à Botânica: Morfologia. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da flora. 2013.223p
GONCALVES, EG; LORENZI, H. Morfologia Vegetal:Organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. 2 Edição. Nova Odessa: Plantarum. 2011.544 p