apol 01 processos decisórios
5 pág.

apol 01 processos decisórios


DisciplinaProcessos Decisórios e Planejamento Estratégico18 materiais211 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Processo Decisório
O Antropólogo Claude Lévi-Strauss (1908-2009), em sua obra \u201cAntropologia Estrutural\u201d (1989), o autor explica que uma estrutura é constituída de elementos essenciais e invariáveis, dada uma determinada categoria estrutural.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de estrutura:
Nota: 20.0
	
	A
	É um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos essenciais e invariáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica.
Você acertou!
É um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos essenciais e invariáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica. (Página 62 do livro base).
	
	B
	É um construto elaborado com base em uma ideia que contém elementos variáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica.
	
	C
	É um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos complexos, os quais não obedecem a uma determinada relação sistêmica.
	
	D
	É um construto elaborado com base em um projeto que contém elementos simples e variáveis, os quais obedecem a uma determinada relação sistêmica.
Questão 2/5 - Processo Decisório
O conceito mais recente de empowerment é ligeiramente diferente no que concerne à valorização do cargo. Esse processo de transferência de capacidade decisória implica, em geral, a retirada de atribuições dos cargos superiores, com consequentes novas atribuições aos cargos inferiores, em uma medida estrutural e prática mais efetiva, embora a raiz terminológica (power, que significa \u201cpoder\u201d) seja imprópria para designar o processo.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
(  ) Poder é a capacidade de fazer com que outro realize aquilo que o agente poderoso quer que seja efetivo.
(  ) Poder é uma capacidade de decidir e de comandar, porém obedecendo a normas, regras e procedimento.
(   ) Autoridade é a capacidade de fazer com que outro realize aquilo que o agente poderoso quer que seja feito.
(   ) Autoridade é uma capacidade de decidir e de comandar, porém obedecendo a normas, regras e procedimento.
Nota: 20.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F - V
Você acertou!
A sequência correta é V \u2013 F \u2013 F \u2013 V. (Página 76 e 77 do livro base).
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V - F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 F - V
Questão 3/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Imagine que você é recém-formado do curso de Contabilidade e recebe um convite tentador para atuar como Contabilista, ganhando cinco vezes mais do que o mercado pratica em termos salariais, fora a gama de benefícios que lhe será oferecida, entre eles um carro de luxo com bancos de couro e computador de bordo. Entretanto, você deverá fazer a contabilidade e responder por ela junto ao fisco, em uma organização cuja atividade está inteiramente ligada ao tráfico de drogas internacional.
Na visão dos teóricos que trabalharam os dilemas que afligem os executivos, tal situação remete a que tipo de conflito apregoado pela autora Fela Moscovici em seu livro \u201cRenascença Organizacional: o resgate da essência humana\u201d e trabalhado em nossas aulas?
 
Analise as assertivas abaixo:
 
I - Conflito interpessoal \u2013 o qual se dá entre duas ou mais pessoas de uma determinada organização.
II - Conflito intrapessoal \u2013 o qual se ocorre entre partes diferentes da experiência humana e em vários níveis.
III - Conflito dupla atração - ocorre entre duas situações igualmente atraentes quando uma escolha exclui a outra.
IV - Conflito dupla atração e aversão simultânea - caracteriza-se por uma situação altamente atraente (satisfatória) mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. O conflito é mais intenso quanto mais atraente for à situação.
V - Conflito dupla aversão - quando ambas situações não são desejadas nem oferecem satisfação  e a pessoa é obrigada a ter que escolher uma delas.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	D
	Apenas a assertiva IV está correta.
Você acertou!
A alternativa Correta é a D, pois se trata de um conflito intrapessoal de atração e aversão simultânea em que uma situação se mostra altamente atraente (satisfatória) mas que contém um elemento bloqueador de uma ordem valorativa (ética), o que a torna repulsiva. As demais alternativas estão incorretas.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas.
Questão 4/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Analise e compare os pensamentos sobre conflitos dos autores Cohen e Fink e  Fela Moscovici, a seguir:
Cohen e Fink, dizem que embora o conflito possa ser oneroso, em alguns casos é parte necessária para se chegar à consideração plena de pontos de vista legitimamente diferentes. E Fela Moscovici, afirma que o conflito em si, não é patológico nem destrutivo. Pode ter consequências funcionais e disfuncionais, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Os autores falam de coisas diferentes: tempo e dificuldades.
II. Os autores se complementam quando falam que, embora possa o conflito ser oneroso até se chegar à consideração plena de pontos de vista legitimamente diferentes, pois ele irá depender do estágio de evolução em que se encontra.
III. Para Moscovici o conflito em si, não é patológico nem destrutivo, já para Cohen e Fink os conflitos partem de pontos legitimamente diferentes e, portanto, sempre será a princípio destrutivo, mostrando que o pensamento dos autores são divergentes.
Agora assinale a alternativa que contempla a resposta CORRETA.
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
Você acertou!
A resposta correta é B, apenas a afirmativa II está correta.
Wachowicz (2012, p. 15), cita Cohen e Fink, os quais dizem que embora o conflito possa ser oneroso, em alguns casos é parte necessária para se chegar à consideração plena de pontos de vista legitimamente diferentes. Completando esse pensamento, cita também Moscovici, que afirma que o conflito em si, não é patológico nem destrutivo. Pode ter consequências funcionais e disfuncionais, a depender de sua intensidade, estágio de evolução, contexto e forma como é tratado. Ambos apresentam o conflito como sendo algo em que o tempo é um fator determinante para a condução, processamento e resolução do mesmo, portanto a afirmativa I está incorreta pois os autores não divergem em relação ao tempo e as dificuldades. A alternativa III está incorreta, pois nem sempre o conflito será destrutivo, irá depender da intensidade, contexto, estágio de evolução e do preparo de quem está no processo de mediação do mesmo.
	
	C
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	D
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 5/5 - Administração de Conflitos e as Técnicas de Negociação
Imagine a seguinte situação:
 
Aline é uma funcionária que atua há dois anos como vendedora em uma empresa que comercializa jóias em um canal fechado de TV.  Seu desempenho é muito bom, bate as metas com frequência, é pontual, mas, entretanto, perde muito tempo no atendimento e relacionamento com os clientes, sendo comum, ouvi-la dando conselhos aos clientes, ouvindo suas estórias e por vezes se emocionando com os mais carentes. Carlos seu superior, está muito incomodado com seu comportamento e vem sendo pressionado pelos colegas de Aline, que realizam mais atendimentos em comparação a ela.
 
É certo para Carlos que há um conflito instalado em seu departamento.
 
Após o seu contato com o cenário que se apresenta nesta empresa, a sua tarefa é a de fazer uma análise da situação pela visão das diversas correntes teóricas organizacionais.