Buscar

APS REMUNERÇÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Associação Carioca de Ensino Superior
APS questionário: Programa de Participação nos Lucros e Resultados
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Remuneração Estratégica
Rio Comprido, outubro de 2018.
1-Considerando o artigo citado acima, identifique e comente sobre os seguintes aspectos estratégicos, ligados às vantagens da aplicação de um Programa de Participação nos Lucros e Resultados numa organização:
ADMINISTRATIVO E ESTRATÉGICO
No decorrer dos anos houve a necessidade de ter outro meio de administrar a remuneração nas empresas, a forma como era na década de setenta já não estava obtendo o resultado esperado, por que os pacotes de benefícios extras eram tidos como parte do salário e não representava mais uma maneira de atingir as metas. Mas foi nos anos noventa que começou a adotar nova estratégia de remuneração, a variável. Foi uma forma de alcançar mais resultados dos funcionários para empresa, era um meio da empresa se manter competitiva no mercado e não estagnada. Assim, as empresas aprendendo a controlar os custos adotaram uma nova forma de remuneração, a Participação nos Lucros e Resultados assim substituindo o salário fixo para a forma variável, isso trouxe atratividade para as organizações. 
JURÍDICO 
Segundo o artigo da CLT o que integra o salário direto são as gorjetas e quem nem todos os valores pagos pelo empregador tem natureza salarial, somente as parcelas de natureza salarial terão os encargos trabalhistas como a previdência, imposto de renda e demais direitos trabalhistas. Já no artigo 621 da CLT cria a possibilidade da verba denominada “Participação nos Lucros”, mas essa possibilidade não faz parte da remuneração do empregado, só acontece a percepção do valor em decorrência da relação de emprego. É somente uma participação nos resultados e não incide para nenhum tipo de encargos trabalhistas. A Participação nos Lucros pode sugerir eventuais prejuízos, mas não se procede desta maneira, porque o salário poderá ser reduzido por motivo de força maior em até 25% e a Lei n° 4.923, de 23 de Dezembro de 1965, autoriza a redução da jornada de trabalho e do correspondente salário, transitoriamente, até 3 meses, mediante acordo entre os interessados, homologado pela Delegacia do Trabalho.
ECONÔMICO
 As mudanças ocorridas no Brasil a partir da década de 80 aconteceram alterações no cenário macroeconômico fazendo com que as empresas redirecionem o foco de gestão financeira para o custo do negócio, assim as empresas passaram a oferecer remuneração variável para seus empregados, com essas mudança as empresas puderam ter controle dos seus gastos e obter resultados e isso gerou um fator motivação para seus empregados e os incentivando a produtividade. Uma das estratégias participação nos lucros ou resultados é alinhar os objetivos do funcionário à empresa, sendo assim, o empregado ao ver o seu resultado, o bônus recebido, cada vez mais ele irá se preocupar com os lucros da empresa.
	
2-Defina lucro e resultado, segundo o artigo citado, e evidencie a diferença entre os dois. 
Lucro- O lucro nos termos dos PPLR é o contábil, que é encontrado no confronto direto das receitas, despesas e custos. Seu controle é efetuado através da escrituração nas respectivas contas contábeis e refletido nas Demonstrações Contábeis. O artigo 187 da Lei das Sociedades Anônimas (NR3) estabelece a ordem de apresentação das receitas, custos e despesas na Demonstração do Resultado (contábil) do Exercício. Os princípios contábeis que devem nortear a contabilidade das empresas no reconhecimento contábil das receitas, custos e despesas estão expressos no parágrafo 1º do art. 187 da referida lei.
Resultado- O resultado, nos termos dos PPLR, refere-se ao alcance de metas relacionadas com a produtividade, qualidade e outros fatores pertinentes à realidade de cada empresa. Não implica obrigatoriamente a vinculação de ganho do ponto de vista contábil, podendo assumir diferentes aspectos de desafios na relação de trabalho.
A diferença entre o lucro em relação ao resultado e que o primeiro (lucro) se dá através dos ganhos da empresa e divide-se com os funcionários. Se não houver lucro não terá como o funcionário participar. O resultado está vinculado a metas estabelecidas antes e mensuráveis conforme a produtividade e os resultados atingidos.
3-Como podemos, segundo o artigo, justificar os PPLRs como incentivos aos empregados.
Devem ser compensados para o esforço extra, os salários variáveis devem pagar um diferencial de compensação pelo risco, salários variáveis são mais prováveis para atrair empregados altamente hábeis e produtivos, desde que ganharão mais com salários variáveis do que sob salários fixos. As empresas têm que pagar mais por empregados mais talentosos, O pagamento do grupo incentiva a cooperação e o trabalho em equipe. Os planos de grupo podem motivar os empregados para monitorar-se contra o mau desempenho, a importância da prática de incentivos aos empregados também está no impacto sobre a imagem da empresa na comunidade, essa postura é essencial na atração da mão-de-obra. O desempenho de um grupo é mais fácil de ser medido com um custo razoavelmente baixo, com essas medidas podem ser utilizadas para administrar os planos de compensação.
4-Faça um breve resumo sobre a Legislação Brasileira em relação os PPLRs, conforme o artigo citado.
Na Constituição Brasileira de 1946 previa a participação obrigatória e direta do trabalhador e nos lucros pela empresa pela forma que a lei determinava. Nas constituintes de 1967 e 1969 a PLR estava prevista, mas a lei não chegou a ser regulamentada. Na constituição de 1988 no artigo 7º destaca que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais a Participação nos Lucros ou resultados, desvinculados da remuneração. Em dezembro de 2000, foi promulgada a Lei 10.101 que regula a participação dos trabalhadores nos lucros ou nos resultados das empresas.
5-Comente sobre as fases de implantação e sobre os indicadores de desempenho dos PPLRs, segundo o artigo.
É importante que tenha um programa de implantação para que os funcionários possam entender qual o real valor desse ganho variável, é um ótimo estímulo para os empregados e empresas que através da PLR possam chegar a resultados satisfatórios, com apenas o recebimento de salário fixo ou pacotes fixos de benefícios não tem porque o funcionário se esforçar para melhorar o seu desempenho, seria como se esforçar “para nada”. É um dos fatores essenciais ter clareza na definição de metas e saber se o que foi estipulado é possível de realizar e se a forma como está sendo feito está realmente motivando o funcionário e as duas partes estão consciente nas perdas e ganhos. A falta de elaboração de indicadores poderá levar a empresa ter prejuízos, os indicadores terão que estar ao alcance da equipe para que tenha bons resultados e haja motivação de continuar um bom trabalho. Mas não somente isso, para que se definam indicadores é importante conhecer os momentos que a organização já passou, está passando e ter uma visão de como poderá melhorar. Envolve processos, a lucratividade e produção são os mais usados, através de uma determinada carência surge a possiblidade de mudança, ou seja, as estratégias. É necessário ver o que é mais importante, os impactos que vão causar, toda a equipe tem que estar mobilizada e de acordo com o grau dos indicadores estabelecidos para que a organização alcance resultados.

Outros materiais

Perguntas Recentes