Buscar

AVA U2 - Avaliação da Unidade - Sistemas Elétricos de Potência I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

U2 - Avaliação da Unidade - Sistemas Elétricos de Potência I
 Questão 1
O fluxo de potência é utilizado tanto na operação quanto no planejamento de redes elétricas. Na operação de sistemas de transmissão, quando é feita a análise de segurança, várias simulações de fluxo de potência são realizadas de forma a obter o estado da rede após as contingências.
 Com base nos procedimentos para a simulação do fluxo de potência em redes elétricas, avalie as seguintes afirmativas:
 I. Em caso de violações nos limites de operação da rede sejam detectados, ações de correção ou prevenção podem ser tomadas;
II. As alterações de configuração da rede são basicamente obtidas com estudos de aumento de demanda realizadas utilizando a ferramenta de fluxo de carga;
III. A análise estática da rede, que desconsidera o período de transitório;
É correto o que se afirma em:
Resposta: e. I, II e III
Questão 2
Para iniciar o desenvolvimento do modelo matemático que descreve a rede é necessário determinar a matriz de admitância nodal da rede (Ybus). Essa matriz constitui uma matriz quadrada cuja ordem é igual ao número de barras do sistema (tratando-se de um sistema de transmissão em que a análise é feita considerando o modelo monofásico da rede). Ou seja, se o sistema tem N barras, então a matriz de admitâncias terá dimensão NxN sendo composta pelas admitância equivalentes em cada um das posições.
Sobre o desenvolvimento do modelo matemático, considere as seguintes afirmações:
 I - A admitância da impedância conectada entre um nó k e a referência (impedância shunt) é considerada no elemento principal da matriz.
II -  A admitância da impedância conectada entre os nós são acrescidos no elemento principal dessas barras (m, m) e (k, k).
III - O negativo da admitância compõe os elementos (m, k) e (k, m).
É correto o que se afirma em:
Resposta c. I, II e III.
Questão 3
A excitação da máquina deve ser controlada no gerador síncrono juntamente com o controle de velocidade da turbina. Dado um gerador síncrono conectado a um barramento infinito, com reatância síncrona de 0,85 pu, com um ângulo de carga de 15 graus e tensão gerada de 1,2 p.u.
Assinale a alternativa correta com o valor da potência reativa em p.u.
Resposta: e. 0,19 p.u.
Questão 4
No processo de sincronização do gerador com o sistema elétrico que ele será conectado, deve-se atender, basicamente, três requisitos no ponto comum de conexão (PCC) entre o gerador e a rede elétrica: o mesmo nível de tensão, a mesma sequência de fase e a mesma frequência elétrica. O não atendimento de um destes requisitos pode levar o gerador à instabilidade e pode ocasionar faltas severas na rede elétrica.
Dado um gerador síncrono conectado a um barramento infinito, com reatância síncrona de 0,65 pu, fornecendo 0,5 pu de potência ativa com um ângulo de carga de 20 graus. Assinale a alternativa correta com o valor da tensão gerada em p.u.
Resposta: c. 0,95 p.u
Questão 5
É importante lembrar que quando as admitâncias, condutâncias e susceptâncias estiverem apresentadas em letras minúsculas estamos falando dos valores das linhas, e quando as admitâncias, condutâncias e susceptâncias estiverem em letras maiúsculas estamos nos referindo aos elementos da matriz de admitância.
 
Sobre o cálculo de fluxo de carga, analise as afirmações sobre matriz de admitância.
 
I - O processo inicia-se pelo cálculo do balanço de corrente, de acordo com a Lei de corrente de Kirchhoff, admitindo que cada barra possui uma tensão nodal associada a ela;
II - No problema de fluxo de carga, naprática são especificadas as injeções de corrente e potência;
III - Em caso de sistemas com um grande número de barras, o modelamento da rede através da matriz de admitâncias e das equações nodais de corrente e potência são preferencialmente utilizadas;
É correto o que se afirma em:
Resposta: d. I e III apenas

Outros materiais