A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Questionário 1 e 2 de Suporte básico de vida Unip com respostas

Pré-visualização | Página 1 de 3

UNIDADE SBV 1
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“A Emergência Médica é uma ocorrência perigosa; um incidente que exige atuação imediata, envolvendo uma ou mais vítimas, havendo a necessidade de um conjunto de meios extra e intra-hospitalares, contemplando intervenções pluridisciplinares para facilitar uma ação rápida e eficaz.”
Leia as afirmações abaixo referente aos objetivos de atendimento em uma emergência médica e escolha a alternativa correta:
I- Identificar alterações das funções vitais, tais como, parada cardíaca e ventilatória, hemorragia, sinais e sintomas de choque, lesões cerebrais e medulares.
II- Avaliar sinais vitais.
III- Detectar alterações morfológicas e funcionais.
IV- Estabilizar e reverter situações de emergências.
É correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	“O suporte básico de vida (SBV) consiste em procedimentos básicos de emergência, objetivando o atendimento inicial do paciente vítima de PCR, tornando-se necessário o conhecimento do atendimento a esta vítima. Sua sistematização consiste em uma sequência de atendimento, de acordo com a American Heart Association (2010).
Em relação ao atendimento do paciente em parada cardiorrespiratória (PCR), analise as alternativas abaixo:
I- As medidas iniciais de Suporte Básico de Vida devem ser realizadas na sequência A-B-C: vias aéreas, respiração e compressões torácicas.
II- A assistolia é o ritmo mais frequente na PCR.
III- As medidas iniciais de Suporte Básico de Vida devem ser realizadas na sequência C-A-B: compressões torácicas, vias aéreas e respiração.
IV- Durante o atendimento da PCR, a verificação do pulso carotídeo deve ser realizada a cada dois minutos, ou após cada 5 ciclos de 30 compressões e duas ventilações.
V- Após a intubação traqueal, devem ser realizadas duas ventilações sequenciais com dispositivo válvula-máscara (AMBU®) a cada 05 segundos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Afirmações III e IV estão corretas.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Considere esta situação hipotética:
Você está na praia e presencia um adulto sendo resgatado do mar devido afogamento. Considerando os cuidados que devem ser prestados a uma vítima de afogamento, em água doce ou em água salgada, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I- A respiração boca a boca somente deverá ser feita fora da água.
II- A cabeça deve ficar em nível inferior para facilitar a drenagem da água dos pulmões.
III- Quando a vítima de afogamento apresenta tosse e não apresenta espuma na boca ou nariz, usualmente, não necessita de atendimento médico.
IV- O transporte tipo Australiano da água para areia provoca menos vômitos e mantém vias aéreas abertas.
É correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As afirmações III e IV estão corretas.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Considere tal situação: Você é enfermeiro do ambulatório da cardiologia e uma paciente entra na sala de espera referindo dor no peito e perde a consciência. A recepcionista pede sua ajuda, pois o médico está atendendo outro paciente.
Assinale a alternativa que melhor descreve a sequência de ações recomendadas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Avaliar consciência, pedir ajuda, checar pulso, olhar se há movimentos ventilatórios, iniciar as compressões torácicas, abrir vias aéreas e realizar ventilações.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Em relação à Reanimação Cardiopulmonar (RCP), as recomendações atuais para o seu atendimento intra-hospitalar são:
I- No adulto, as compressões torácicas são prioritárias e devem ser realizadas numa frequência mínima de 100 compressões por minuto, com uma profundidade mínima de 5cm.
II- Antes de iniciar as manobras de ventilação no indivíduo (adulto ou criança) em parada cardiorrespiratória (PCR), deve-se “ver, ouvir e sentir se há respiração”, se a respiração não estiver presente, iniciar as ventilações com o dispositivo bolsa-máscara (Ambu ®).
III- O número de compressões torácicas sequenciais que deve ser realizado (até a colocação da via aérea avançada) no adulto com 1 ou 2 socorristas é de 30 vezes alternadas com 2 ventilações.
IV- Nas crianças e bebês, se houver 2 socorristas, deve-se manter 15 compressões alternadas com 2 ventilações e, se houver apenas 1 profissional, deve ser realizado 30 compressões alternadas com 2 ventilações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras e a afirmativa II é falsa.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Atendimento Pré-hospitalar envolve todas as ações efetuadas com o paciente antes da chegada dele ao ambiente hospitalar. Estudos evidenciam que algumas atitudes, quando tomadas com segurança e conhecimento, modificam os resultados de forma positiva, após o socorro às vítimas em acidentes ou em uma situação clínica de emergência. A denominada “Corrente de Sobrevida” é composta por elos, estes fundamentais, durante o atendimento à vítima. Portanto, analise as afirmações abaixo sobre a temática e assine a alternativa correta:
I- O 1° Passo na sequência da corrente de sobrevida refere-se à reanimação, ou seja, ressuscitação cardiopulmonar – RCP, com ênfase nas compressões torácicas.
II- Na obtenção de sucesso na reanimação, todos os elos da cadeia de sobrevivência são importantes.
III- A Corrente da Sobrevida demonstra como o socorrista deve atuar desde o momento em que a pessoa tem uma parada cardíaca até a chegada do profissional de saúde.
IV- O 2° Passo na sequência da corrente de sobrevida está em reconhecer a parada cardíaca e chamar o serviço de emergência.
É correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Afirmações II e III estão corretas.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Atendimento Pré-hospitalar envolve todas as ações efetuadas com o paciente, antes da chegada dele ao ambiente hospitalar. Estudos evidenciam que algumas atitudes, quando tomadas com segurança e conhecimento, modificam os resultados de forma positiva, após o socorro às vítimas em acidentes ou em uma situação clínica de emergência. A denominada “Corrente de Sobrevida” é composta por elos, estes fundamentais, durante o atendimento à vítima. Portanto, analise as afirmações abaixo sobre a temática e assine a alternativa correta:
I- Na obtenção de sucesso na reanimação, apenas as compressões torácicas são importantes.
II- Demoras superiores a três minutos diminuem a praticamente zero a possibilidade que a vítima se recupere, ou que pelo menos o faça sem dano cerebral significativo.
III- A Corrente de Sobrevida é caracterizada por uma série, ordenada e encadeada, de medidas que devem ser tomadas no atendimento de um indivíduo em PCR.
IV- O rápido reconhecimento da PCR, a solicitação de ajuda e o início das manobras de ressuscitação, devem ser imediatos.
V- A Corrente da Sobrevida demonstra como o socorrista deve atuar desde o momento em que a pessoa tem uma parada cardíaca até a chegada do profissional de saúde.
É correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Afirmações III, IV e V.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo o Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1451/95), “define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata”. Já o conceito de emergência é entendido como “a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato”.
Sobre o cuidado emergencial, é verdadeiro o que se afirma em:
I- Pode ser definido como o cuidado episódico ministrado ao paciente que solicita atendimento.
II- Deve-se realizar uma avaliação inicial rápida para identificar os problemas com risco

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.