Buscar

TEORIA ECONOMICA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as sentenças a seguir:
I. Torna a moeda nacional mais forte, o que facilita as importações e aumenta a competitividade nos preços.
II. Torna a moeda nacional mais fraca, o que dificulta as importações e aumenta os preços relativos dos produtos essenciais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização.
Valorização cambial e inflação: A valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços. Desvalorização cambial e inflação: A desvalorização ou depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais (Capítulo 12).
b. A sentença I aborda o equilíbrio cambial e a II a desvalorização.
c. A sentença I aborda a desvalorização e a II o equilíbrio.
d. A sentença I aborda a desvalorização cambial e a II a valorização.
e. A sentença I aborda a valorização e a II o equilíbrio.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Tributos correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas).
PORTAL TRIBUTÁRIO. O que são tributos. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/o_que_e_tributos.htm>;.
Quando se aborda a participação do setor público na economia, pode-se inferir que os tributos, conforme conceito apresentado, se enquadram na função:
Escolha uma:
a. Distributiva.
A função distributiva do governo visa a redistribuir a renda. Para tanto, alguns instrumentos são utilizados. Um deles é a tributação. Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e transfere a renda para os segmentos menos favorecidos (Capítulo 13).
b. Contábil.
c. Estabilizadora.
d. Alocativa.
e. Consumidora.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Distributiva..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V
b. F, V, V, V, F
c. V, V, F, V, V
d. V, V, V, F, F
e. V, F, V, F, V
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez – Pag. 8
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O crescimento econômico está associado a fatores quantitativos (o aumento quantitativo da riqueza). Ou seja, quando um país passa a produzir uma quantidade maior de bens e serviços para a sua sociedade e para outros países, ao qual fornecerá por meio das exportações e Desenvolvimento é algo mais profundo. Está diretamente ligado a aspectos e fatores qualitativos, é a melhora do bem estar social da população (adaptado).
Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/500274/crescimento-difere-de-desenvolvimento?referencia=colunas-lista. Acesso 11 jul.2018.
Para avaliar o nível de desenvolvimento, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas, criaram um sistema de indicadores: vitais, econômicos e sociais
São indicadores econômicos:
Escolha uma:
a. Taxa de mortalidade infantil.
b. Taxa média anual de crescimento populacional.
c. Estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda.
Os conteúdos necessários estão no cap. 15 item 15.4. Sistema de concentração da propriedade - indicador social; estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda - indicador econômico; Taxa de mortalidade infantil – indicador vital; Estrutura etária da população -indicador vital; Taxa média anual de crescimento populacional – indicador vital.
d. Estrutura etária da população.
e. Sistema de concentração da propriedade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O mundo observa também uma globalização econômica a par e passo com a globalização financeira e que vem modificando as relações de trabalho em diversos países não só pelo crescente desenvolvimento de tecnologia, que retira ou substitui empregos, mas também por enfraquecer a capacidade de ação e negociação de governos e sindicatos. Observe as afirmações abaixo e conclua quais estão corretas:
I. A globalização econômica motiva os trabalhadores e as empresas a investirem em capacitação e tecnologia o que tem se mostrado eficiente na diminuição da desigualdade de renda e do desemprego em países exportadores.
II. A capacidade de movimentação de capital e de segmentos de uma cadeia produtiva traz instabilidade na estrutura de carreiras e salários.
III. Uma consequência da globalização econômica é o deslocamento da concorrência entre os trabalhadores para fora do âmbito nacional a que estão familiarizados.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas na I e II
b. Apenas na II e III
c. Apenas na I
Apenas na II e III
d. Apenas na I e III
e. Apenas na III
Feedback
A resposta correta é: Apenas na II e III.
Questão 6
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm. Acesso 11 jul.2018.
I - A globalização financeira tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo.
II - A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível.
III - O processo de globalização intensificou e acelerou o fenômeno da integração das nações, impulsionado pelo avanço da tecnologia e dos transportes.
Diante das alternativas acima, está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas II e III.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas na afirmativa III.
d. Somente na afirmativa I.
e. Apenas nas afirmativas I e II.
Os conteúdos necessários estão no cap. 14. As afirmativas I e II estão incorretas. I - É a globalização econômica e não a financeira que tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo; II – A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização financeira
e não a econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível. A afirmativa III está correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Apenas na afirmativa III..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A inflação é resultado de algum desequilíbrio no sistema econômico. As causas estão relacionadas ao aumento na demanda maior que a capacidade de oferta, elevação dos custos e indexação generalizada dos preços. Os efeitos da inflação influenciam a distribuição da renda, as finanças públicas e as expectativas dos agentes econômicos. Para controlar a inflação, é utilizada a política fiscal e a política monetária.
Sobre este aspecto analise as assertivas sobre os planos econômicos Cruzado, Collor e Real que tiveram como objetivo principal o controle da inflação:
I - Com a morte de Tancredo, Sarney assumiu a presidência. O problema econômico principal era a inflação com isso uns dos instrumentos foi adoção de uma nova moeda, o Cruzado, em substituição ao cruzeiro.
II - Reforma monetária do governo Color apresentou bloqueio de 50% dos depósitos à vista, 80% das aplicações de overnight e fundos de curto prazo e um terço dos depósitos em poupança. 70% do total dos meios de pagamento foram bloqueados;
III - No plano Real como instrumento do plano houve adoção do Real (R$) como nova moeda, em 1º de julho de 1994. O valor de 1 real era igual ao valor da URV, que equivalia a 1 dólar, CR$ 2.750,00.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III
Os conteúdos necessários estão no cap. 11 item 11.4. A assertivas: I _ correta e está no plano econômico Cruzado; A assertivas II _ correta e está no plano econômico Collor; A assertivas III ­_ correta e está no plano econômico REAL
b. I e II apenas
c. I, apenas
d. I e III apenas
e. II, apenas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II e III.
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O setor público como um todo (municípios, estados e União) está estruturado para oferecer um conjunto de serviços públicos (defesa nacional, segurança interna, Justiça, educação, saúde, programas sociais etc.) e construir obras de infraestrutura física (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos etc.) e de infraestrutura social (escolas, hospitais, creches, prisões etc.). Os recursos necessários para pagar a conta são providos pela população e pelas empresas em forma de tributos que são classificados em impostos, taxas e contribuições de melhoria. As taxas são cobradas pela utilização de serviços públicos. A contribuição de melhoria é cobrada pela realização de obra pelo governo, que implica aumento do patrimônio na área do imóvel. Os impostos são a parte maior e mais complexa dos tributos (adaptado).
Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-importancia-do-equilibrio-fiscal-elv2zdqvnzpi8ezzggvjg2cd8. Acesso 11 jul.2018
A classificação dos impostos são:
Escolha uma:
a. Superávit e déficit.
b. Plano plurianual e lei de diretrizes de bases orçamentarias (LDO).
c. Imposto sobre propriedade de veículos (IPVA) e imposto de Renda (IR).
d. Lei de responsabilidade fiscal e lei de diretrizes de bases orçamentarias (LDO).
e. Imposto direto e imposto indireto.
Os conteúdos necessários estão no cap. 13, item 13. 2
A classificação os impostos são o imposto direto e indireto. Imposto direto - A incidência do imposto direto é sobre a renda e o patrimônio. O imposto sobre a renda (IR) abrange salário, lucro e juros. O imposto de renda é o principal exemplo. O imposto sobre o patrimônio incide sobre o estoque da riqueza. Os impostos sobre propriedade de veículos (IPVA), de terreno urbano (IPTU) e propriedade rural (ITR) são exemplos. Imposto indireto - Os impostos indiretos incidem sobre as transações sobre bens e serviços. Na estrutura tributária brasileira, o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), o imposto sobre produtos industrializados (IPI) e o imposto sobre serviços (ISS) são exemplos. A base tributária do imposto indireto é o valor da compra e venda do bem ou serviço.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Imposto direto e imposto indireto..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A moeda possui as funções básicas de ser, ao mesmo tempo, um intermediário de trocas; um denominador comum de preços (unidade de medida) e reserva de valor.
Disponível em http://www.economiabr.net/economia/4_economia_monetaria.html.
Analise as assertivas sobre a moeda.
I - As funções da moeda seriam: meio de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.
II- Os tipos de moeda utilizados na economia são: moeda-metálica, papel-moeda e moeda-escritural ou bancária.
III- As moedas são o único veículo de troca no mercado brasileiro.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. I, II e III.
b. I e III apenas.
c. I e II apenas.
Gabarito: segundo o livro da disciplina, pag 99, cap 9. Funções da moeda: instrumento ou meio de troca, denominador comum monetário e reserva de valor.  Tipos de moeda: moeda-metálica, papel-moeda e moeda-escritural ou bancária. As alternativas I e II estão corretas.
d. II, apenas.
e. I, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e II apenas..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as assertivas sobre as principais transformações e tendências, considerando os aspectos socioeconômicos e produtivos da formação sociedade brasileira.
I - A crise financeira de 1929 afetou a economia brasileira, pois o modelo adotado era o agroexportador que estava atrelado à produção de café.
II - O Brasil produzia bens de consumo em escala industrial, portanto, a crise de 1929 não teve efeito significativo na economia brasileira.
III - A crise de 1929 afetou o modelo agroexportador brasileiro, forçando a adoção de um modelo de produção que resultou em mudanças estruturais na economia brasileira.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II, apenas.
b. I e II apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III.
e. I e III apenas.
A alternativa II está incorreta, pois o Brasil vivia a hegemonia agrário-exportadora. E a depressão de 1929 causou um dramático desequilíbrio na economia brasileira, o que exigiu mudanças estruturais que viabilizaram a passagem ao novo modo de produção capitalista. Páginas. 110 e 111 do livro da disciplina.
Feedback
A resposta correta é: I e III apenas..
Terminar revisão
	
	
	
	
Texto da questão
O Governo vai lançar um Plano de Desenvolvimento Econômico para aumentar a competitividade de setores prioritários no curto, médio e longo prazo. Estudo vai identificar as ações estratégicas e será realizado pelo Consórcio Sociedade Portuguesa de Inovação - Quanta Consultoria. O contrato no valor de R$ 1,6 milhão será assinado ainda neste mês e a expectativa é que o trabalho seja concluído até fevereiro de 2019.
O POVO. Governo do Estado vai lançar plano de desenvolvimento econômico. 2018. Disponível em: < https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/07/governo-do-estado-vai-lancar-plano-de-desenvolvimento-economico.html>;.
A respeito do desenvolvimento econômico e suas premissas, analise se as sentenças são verdadeiras ou falsas:
I. Crescimento e desenvolvimento econômico são sinônimos, no contexto da Teoria Econômica, sendo ambos quantitativos.
II. Quando se aborda o estágio da sociedade tradicional deve-se implantar várias condições para a decolagem da economia.
III. Na Teoria do Crescimento Ótimo tem-se como problema central a definição de objetivos de longo prazo para a economia.
IV.Quando se aborda o aumento da força de trabalho está se debatendo acerca do número superior de indivíduos inseridos na população que se encontra em idade ativa para o trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V-F-V-F.
b. F-F-V-V.
FALSO. Crescimento e desenvolvimento econômico são conceitos diferentes. Crescimento econômico refere-se ao crescimento contínuo da “renda per capita” ao longo do tempo,
portanto é quantitativo (Capítulo 15) I. FALSO. Sociedade Tradicional: Neste estágio, predomina a produção agrária de subsistência. A produção é artesanal, portanto, sem uso de tecnologia (Capítulo 15). II. VERDADEIRO. Teoria do crescimento ótimo: Nessa área, o problema central é o de definir certos objetivos de longo prazo para a economia e, então, determinar o caminho de crescimento, ótimo que a economia deverá percorrer, a fim de concretiza-los (Capítulo 15). III VERDADEIRO. aumento da força de trabalho: significa uma população em idade ativa para o trabalho superior a população inativa (Capítulo 15).
c. V-V-F-F.
d. F-V-F-V.
e. V-F-V-V.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F-F-V-V..Questão 2
Texto da questão
Entende-se por taxa de câmbio o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais utilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser utilizada no meio financeiro nacional e mundial. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia. (adaptado).
Disponível em https://www.infoescola.com/economia/taxa-de-cambio/. Acesso 11 jul.2018.
Analise as afirmativas sobre as taxas cambiais.
I - A taxa de cambio e determinada pela decisão das autoridades monetárias – taxas fixas ou pelo mercado, taxas flutuantes ou flexíveis.
II - Valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços.
III - A depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais como o petróleo.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e II
b. Somente na afirmativa I
c. As afirmativas I, II e III estão corretas
Os conteúdos necessários estão no cap. 12 item 12.2. As assertivas I, II, III estão corretas. A taxa de câmbio é determinada pela decisão das autoridades monetárias – taxas fixas ou pelo mercado, taxas flutuantes ou flexíveis. Desvalorização cambial ou depreciação cambial significa que a moeda nacional é desvalorizada em relação a outras moedas. Valorização cambial ou apreciação cambial é tornar a moeda do país mais forte, comparada com outras moedas.
d. Apenas na afirmativa III
e. Apenas nas afirmativas II e III
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas.Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A globalização é o termo que designa o fim das economias nacionais e a integração cada vez maior dos mercados, dos meios de comunicação e dos transportes. Sobre esse fenômeno, analise as seguintes afirmações:
I. a principal diferença que podemos alinhar no passado e nos dias atuais do fenômeno de integração das nações é a velocidade e a intensidade com que os mercados, a tecnologia, a informação e cultura são integradas e disseminadas.
II. processo acelera-se com a divisão internacional do trabalho de forma mais intensa, o que condicionou a produção das nações pobres à exportação de bens primários, e das nações ricas ao industrialismo.
III. tivemos o desenvolvimento de técnicas de comunicação, informática e a melhoria da logística, que tem dado agilidade operativa sem precedentes na história da humanidade.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e III.
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. Apenas na afirmativa I e II.
d. Somente na afirmativa I.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
A principal diferença que podemos alinhar no passado e nos dias atuais do fenômeno de integração das nações é a velocidade e a intensidade com que os mercados, a tecnologia, a informação e cultura são integradas e disseminadas. Esse processo acelera-se com a divisão internacional do trabalho de forma mais intensa, o que condicionou a produção das nações pobres à exportação de bens primários, e das nações ricas ao industrialismo, tornou-se o pano de fundo em que se processou o crescente fluxo de capitais entre as nações. Todavia o fenômeno mais impressionante é sem dúvida o desenvolvimento de técnicas de comunicação, informática e a melhoria da logística, que tem dado agilidade operativa sem precedentes na história da humanidade. Enormes quantias de recursos (financeiros, materiais e humanos) são movimentadas entre fronteiras, em que o tempo de remanejamento já não é contado em semanas ou dias, mas em horas, muitas vezes on-line.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas..Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Sistema Econômico é o sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas como o comércio que resulta da compra e venda dos produtos gerados pela produção humana ou obtidos pela natureza, porém não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas transcende a essas fronteiras incluindo, conceitos sociais, jurídicos, políticos e culturais.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
I.Economia Mista: Governo controla através da regulamentação dos setores econômicos;
II.Economia Planificada: Governo baseado no liberalismo econômico;
III.Economia de Mercado: Concorrência pura sem o Estado;
IV.Economia Planificada: Fatores de produção são de propriedade pública.
A seguir marque a alternativa que indique as sentenças que descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
Escolha uma:
a. I, II, III e IV
b. I, II e IV
c. II, III, e IV
d. I, III e IV
A resposta correta é as sentenças I, III e IV, descrevem de maneira correta as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista.
Sistema capitalista ou economia de mercado:
- propriedade privada dos recursos de produção e livre iniciativa nos negócios. A decisão sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir é tomada pelo mercado. Nesse modelo, predomina a concorrência pura sem intervenção do Estado. O Estado cuida da segurança e da justiça. E a filosofia do liberalismo econômico;
Sistema socialista ou economia planificada ou economia centralizada:
- propriedade pública ou estatal dos fatores de produção. As decisões sobre produção e distribuição de bens e serviços, bem como sobre preços, são de competência de uma comissão de planejamento central.
Sistema de economia mista:
- recursos de produção são de propriedade do setor público e do setor privado. O funcionamento da economia e conforme as leis de mercado. O governo participa da produção de bens e serviços e também faz controles por meio da regulamentação dos setores econômicos.
Conteúdo: Classificação do Sistema Econômico – Pags. 12 e 13
e. I, II, e III
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV.Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
G1 ECONOMIA. O que é inflação? Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/inflacao-o-que-e/platb>;.
A partir do conceito de inflação, pode-se inferir que uma inflação inercial se caracteriza:
Escolha uma:
a. Pela defasagem entre o fator gerador e o recolhimento de tributos.
b. Pelo rendimento fixo com prazos legais de reajustes.
c. Pela associação a uma inflação tipicamente de oferta.
d. Pelo excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços.
e. Pelo processo automático de realimentação de preços.
Inflação inercial: “[...] é o processo automático de realimentação de preços”, isto é, a inflação corrente
é resultado da inflação passada (Capítulo 11).
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pelo processo automático de realimentação de preços..Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Em economia, demanda ou procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante um determinado período de tempo. As variáveis que podem determinar a demanda individual de um bem ou serviço são o preço do bem, o preço dos bens substitutos, o preço dos bens complementares, a renda do consumidor e a preferência do consumidor.
Desta forma analise as sentenças relacionadas as variáveis e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) Bens Substitutos: quantidade aumenta, se aumenta o preço bem;
( ) Preferência do Consumidor: a demanda aumenta se despertar interesse;
( ) Preço do Bem: preço aumenta, diminui a quantidade do bem
( ) Bens Complementares: quantidade diminui, se diminui o preço do bem;
( ) Renda do consumidor: preço aumenta e a renda sendo constante, diminui a demanda do bem.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, V, V, V, F
b. V, V, F, V, V
c. V, V, V, F, V
A resposta correta é a V, V, V, F, V.
Preço do Bem: quando o preço aumenta a tendência da quantidade é diminuir, e quando preço diminui, a tendência da quantidade é aumentar;
Efeito Renda: quando o preço do bem aumenta e a renda do consumidor permanece constante, há perda do poder real de compra desse consumidor, e o efeito é a queda de demanda do bem;
Bens substitutos ou concorrentes: se o preço do bem aumenta, a tendência da quantidade do bem substituto é aumentar e, se preço do bem diminui, a tendência da quantidade do substituto é diminuir;
Bens complementares: se preço do bem aumenta a tendência da quantidade do bem complementar é diminui, e se o preço do bem diminui, a tendência de quantidade do bem complementar é aumentar.
Preferência do consumidor: tendência é aumentar a demanda, porém se o produto ou serviço não despertar a preferência do consumidor, a demanda tende a diminuir. Conteúdo: Demanda de Mercado – Pags. 26 a 29.
d. V, F, V, V, V
e. V, V, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F, V.Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
No mercado de produção de bens e serviços existem as estruturas de mercado que determinam a concorrência. Abaixo analise as frases e indique as alternativas que contém características do tipo de estrutura “monopólio”:
I. Quando as empresas operam com grandes plantas industriais, grande economia de escala e custos unitários baixos, exigindo grandes investimentos.
II. A decisão sobre quantidade a ser ofertada e preços é tratada com um acordo formal ou informal.
III. A existência de poucas firmas, produto homogêneo ou diferenciado e barreiras para entrada de outras empresas.
IV. Registro de patente, e a empresa e a única detentora de tecnologia e direito de uso; controle de matérias-primas básicas e estratégicas.
Assinale a alternativa correta sobre as afirmações acima:
Escolha uma:
a. Apenas os itens I e III estão corretos.
b. Apenas os itens I e IV estão corretos.
Tema abordado no capítulo 5 do livro da disciplina. As alternativas que contém características do tipo de estrutura “monopólio” são: “Quando as empresas operam com grandes plantas industriais, grande economia de escala e custos unitários baixos, exigindo grandes investimentos; “Registro de patente, e a empresa e a única detentora de tecnologia e direito de uso; controle de matérias-primas básicas e estratégicas”. As demais questões: “A decisão sobre quantidade a ser ofertada e preços é tratada com um acordo formal ou informal; e “A existência de poucas firmas, produto homogêneo ou diferenciado e barreiras para entrada de outras empresas” são características do modelo de mercado “Oligopólio”.
c. Apenas os itens I e II estão corretos.
d. Apenas os itens II e IV estão corretos.
e. Apenas os itens II e III estão corretos.
Feedback
A resposta correta é: Apenas os itens I e IV estão corretos..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A demanda de mercado é o resultado ou somatório das demandas individuais e à medida que as demandas individuais se alteram tendem a alterar também o resultado das demandas de mercado. Há determinadas variáveis que fazem este resultado aumentar e diminuir. Abaixo, leia, analise e indique a qual tema a frase se refere:
É a relação em que a quantidade ofertada e diretamente proporcional ao preço. É um modelo de determinação de preços num mercado.
Assinale a Alternativa correta:
Escolha uma:
a. A frase acima se refere à Lei geral da oferta.
Tema abordado no capítulo 3 do livro da disciplina. O aluno poderá verificar este tema na página 30 do livro da disciplina “A lei geral da oferta e a relação em que a quantidade ofertada e diretamente proporcional ao preço. Então, havendo aumento de preços, a tendência e aumentar a oferta, e vice-versa.”
b. A frase acima se refere à Lei geral de preços.
c. A frase acima se refere à Lei geral do custo.
d. A frase acima se refere à Lei geral de produção.
e. A frase acima se refere à Lei geral de economia.
Feedback
A resposta correta é: A frase acima se refere à Lei geral da oferta..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre os modelos de sistemas econômicos apresentados pela história, assinale a alternativa correta:
I. O socialismo é caracterizado pela democracia, não tendo funções econômicas da sociedade pré-determinadas.
II. No sistema de economia mista, o governo participa também da produção de bens e serviços, além de participar da regulamentação de setores econômicos.
III. No sistema socialista, a decisão sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir é tomada pelo Poder Público.
IV. O sistema capitalista se caracteriza pela livre concorrência no mercado.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. As afirmativas I, III e IV estão corretas;
b. Somente na afirmativa IV;
c. Somente na afirmativa I;
d. Apenas nas afirmativas II, III e IV;
I. O socialismo é caracterizado pelo controle por parte do Poder Público, de todas as funções econômicas da sociedade. II. No sistema de economia mista, o governo participa também da produção de bens e serviços além de participar da regulamentação de setores econômicos. III. No sistema socialista, a decisão sobre o que produzir, como produzir e para quem produzir é tomada pelo Poder Público. IV. O sistema capitalista se caracteriza pela livre concorrência no mercado. Cap 1.
e. Apenas nas afirmativas I e II;
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas II, III e IV;.Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Quando estudamos sobre sistema econômico, conhecemos diversos conceitos, elementos bem como sua classificação. Há diversos elementos básicos que envolvem todo este sistema. Abaixo, leia e analise as alternativas e sem seguida assinale a alternativa correta que indique quais são “elementos que compõe um sistema econômico”:
Escolha uma:
a. Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições políticas, jurídicas e sustentáveis.
b. Complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições econômicas, sociais, políticas, jurídicas e sem fins lucrativos.
c. Estoque de recursos produtivos, conjunto de empresas jurídicas e de pessoas físicas.
d. Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades industriais e conjunto de instituições econômicas e jurídicas.
e. Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições econômicas, sociais, políticas e jurídicas.
A alternativa correta é: “Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições econômicas, sociais, políticas e jurídicas”. - Este tema foi abordado no capítulo 1 do livro da disciplina. Os demais itens são incorretos primeiramente por não conter todos os “elementos que
compõe um sistema econômico” e por conter itens como “instituições sem fins lucrativos”; “pessoas físicas”; “industriais” e “sustentáveis” - itens que não foram citados em nenhum momento do capítulo como composição do sistema econômico.
Feedback
A resposta correta é: Estoque de recursos produtivos, complexo de unidades produtivas e conjunto de instituições econômicas, sociais, políticas e jurídicas..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A análise econômica normalmente é dividida em áreas de estudo, sendo as principais áreas a microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico.
Desta forma análise as sentenças e indique as que descrevem de maneira correta as principais áreas estudadas pela economia:
I.Desenvolvimento econômico: estudo do crescimento e das transformações econômicas;
II.Macroeconomia: estudo do comportamento dos grandes agregados nacionais;
III.Economia Internacional: estudo das relações econômicas entre residentes e não-residentes do país;
IV.Microeconomia: estudo do comportamento econômico dos indivíduos e das empresas.
A seguir marque a alternativa que descrevem de maneira correta as principais áreas estudadas pela economia:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV
A resposta correta é, as sentenças I, II, III e IV, descrevem de maneira correta as principais áreas estudadas pela economia:
- Microeconomia: estuda o comportamento econômico de indivíduos e empresas. Esse comportamento pode expressar uma situação de consumidor, comprador ou de produtor e vendedor. Também estuda como são formados os preços em um mercado específico.
- Macroeconomia: se preocupa com agregados macroeconômicos. Agregado significa que o estudo da variável é em nível nacional. As principais variáveis macroeconômicas são o produto, a renda e a despesa nacional.
- Economia internacional: é a área da economia que estuda as relações econômicas entre habitantes e não habitantes do país. Os assuntos da economia internacional são taxa de câmbio, balança comercial, balança de capital, etc.
- Desenvolvimento econômico trata do crescimento do produto e das transformações econômicas. As mudanças econômicas resultam em melhor distribuição do produto e da renda. O efeito é um melhor padrão de bem estar social. Conteúdo: Divisão do estudo econômico – Pag. 13
b. II, III e IV
c. I, II, e III
d. II e IV
e. I, III, e IV
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV.
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A Contabilidade Social é todo o registro contábil que retrata a atividade produtiva de um país em determinado período de tempo, geralmente um ano. É a contabilidade social que define e mede os principais agregados macroeconômicos. Dentro da contabilidade social assinale a alternativa que contempla apenas agregados macroeconômicos:
Escolha uma:
a. Os dividendos e as despesas.
b. O preço, os salários e os impostos.
c. O produto, a renda e a despesa.
Tema abordado no capítulo 7 do livro da disciplina. Dentro da contabilidade social são considerados agregados macroeconômicos: o produto, a renda e a despesa, considerando os valores já realizados.
d. Os salários, o produto e os impostos.
e. O produto, os salários e os impostos.
Feedback
A resposta correta é: O produto, a renda e a despesa..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Segundo Samuelson (1999, p.331), uma externalidade ocorre quando “a produção ou o consumo causam custos ou benefícios involuntários a terceiros. Mais precisamente, uma externalidade é um efeito do comportamento de um agente econômico no bem-estar de outro agente econômico sem que essa influência seja refletida em transações mercantis”. A respeito das externalidades analise as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:
I. As externalidades podem ocorrer de duas maneiras: positiva e negativa. A externalidade positiva ocorre quando o benefício social gerado pela atividade for maior do que o benefício privado, enquanto que a externalidade negativa o custo social é maior que o custo privado.
II. Um exemplo de possíveis medidas adotadas pelo Estado para coibir as externalidades negativas é o aumento da tributação para atividades poluidoras, trazendo dessa forma uma punição para a empresa que causar uma externalidade negativa.
III. As empresas privadas podem promover atos para coibir as externalidades negativas umas das outras, como por exemplo, a criação de impostos privados para empresas que causem externalidades negativas e até mesmo fechando essas empresas por períodos de até 30 dias conforme positivado na legislação.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I.
b. Somente na afirmativa II.
c. Somente na afirmativa III.
d. Apenas nas afirmativas I e II.
I. As externalidades positivas ocorrem quando o benefício social gerado pela atividade for maior do que o benefício privado, enquanto que a externalidade negativa o custo social é maior que o custo privado. II.O Estado pode coibir as externalidades negativas é o aumento da tributação para atividade poluidoras, trazendo dessa forma uma punição para a empresa que causar uma externalidade negativa. III. As empresas privadas não detêm o poder de fechar outras empresas. Cap 6.
e. Apenas nas afirmativas II e III.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas I e II..
Questão 7
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Segundo Brum (2005, p. 487) cita que os principais beneficiários e prejudicados no Plano Real foram:
Quem perdeu: os exportadores em geral, parcela dos trabalhadores que perdeu o emprego e não conseguiu novos postos de trabalho, nem estabelecer-se por conta própria; os funcionários públicos federais e militares, por falta de reajustes salariais, em menor grau o setor público, o sistema financeiro, e em menor grau as empresas e as pessoas que apelaram em demasia ao crédito e alguns setores da indústria como a de brinquedos, calçados, têxteis e autopeças e vários setores da classe média, como pequenos microempresários, pouco estruturados, que perderam os ganhos das aplicações financeiras.
Quem ganhou: as camadas pobres, as grandes empresas e os profissionais liberais.
Apesar de alcançar a estabilidade de preços, os efeitos colaterais foram severos.
Sobre esses efeitos, podemos considerar:
I. As taxas de juros baixos
II. Os ataques especulativos internacionais
III. O descompassado no crescimento econômico
IV. O superávit na balança comercial
Assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas os itens I e III estão corretos.
b. Apenas os itens I e II estão corretos.
c. Apenas os itens II e III estão corretos.
d. Apenas os itens I e IV estão corretos.
e. Apenas os itens III e IV estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos. I. As taxas de juros baixos – INCORRETO. II. Os ataques especulativos internacionais (CORRETO). III. O descompassado no crescimento econômico internacionais (CORRETO) IV. O superávit na balança comercial – INCORRETO
Feedback
A resposta correta é: Apenas os itens II e III estão corretos..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A economia pode ser vista sob duas óticas, do ponto de vista do mercado internacional: economia fechada e economia aberta. A economia fechada consiste no impedimento por parte do governo, de relações econômicas com mercados estrangeiros, enquanto que a economia aberta caracteriza-se pelo livre fluxo de entrada e saída de bens, serviços, capital e pessoas, com todo o mercado internacional. Sobre os modelos de economia fechada, analise as afirmativas e posteriormente assinale a única alternativa correta:
I. A economia fechada com governo, diz respeito exclusivamente a União, sendo consideradas todas as transações financeiras do tesouro federal, bem como as operações do Banco Central, empréstimos, depósitos, taxa de juros e taxa de câmbio.
II. Na economia fechada sem governo, existe o chamado fluxo circular de renda, que corresponde ao conjunto de relações econômicas entre famílias e empresas
dentro de uma economia simples.
III. O superávit primário em uma economia fechada com governo é aquele em que se calcula a diferença entre arrecadação e gastos no período de um ano, com juros das dívidas internas e externas, mas excluindo a correção monetária e a taxa cambial.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I.
b. Apenas nas afirmativas I e II.
c. Somente na afirmativa III.
d. Somente na afirmativa II.
I. As operações do Banco Central, empréstimos, depósitos, taxa de juros e taxa de câmbio não constituem economia fechada com governo. II. O fluxo circular de renda é existente na economia fechada sem governo. III. O superávit primário não leva em consideração qualquer taxa de juros. Cap 7.
e. Apenas nas afirmativas II e III.
Feedback
A resposta correta é: Somente na afirmativa II..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Uma questão bastante importante nos estudos econômicos é a Contabilidade Social oriunda dos processos de produção e de consumo de um mercado. “A Contabilidade Social é o registro contábil da atividade produtiva de um país em um período de tempo, geralmente um ano” (DOZZA E BRITO, 2013) e seu objetivo é definir e medir os principais agregados macroeconômicos que são o produto, a renda e a despesa envolvidos do processo de produção.
Dentro desse contexto observe as afirmações a seguir:
I. O produto é igual a cada um dos bens e serviços produzidos em uma determinada economia.
II. A renda é o montante das remunerações recebidas pelos donos dos fatores de produção como pagamento pela utilização de seus serviços na produção de bens e serviços.
III. A despesa refere-se a cada gasto ou custo realizado por um agente econômico para gerar a aquisição de bens e serviços pelos consumidores, por exemplo, a publicidade.
É correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Na II e III
b. Somente na I
c. Na I e II
d. Somente na II
Somente na II
e. Na I e III
Feedback
A resposta correta é: Somente na II.
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os instrumentos de política monetária estão pautadas na gestão da política econômica como um todo, sempre levando em consideração o desenvolvimento socioeconômico, a expansão do emprego e a estabilização dos preços. Sobre os instrumentos de política monetária, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Um dos instrumentos é o depósito compulsório, que consiste em um percentual dos depósitos à vista depositados à ordem do Bacen.
II. O governo pode utilizar da compra e venda de seus títulos como instrumento de política monetária.
III. As operações de redesconto consistem na venda de dívidas por parte da União para bancos comerciais, para equilibrar a economia.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas II e III.
b. Somente na afirmativa I.
c. Somente na afirmativa III.
d. Somente na afirmativa II.
e. Apenas nas afirmativas I e II.
I. o depósito compulsório, atividade que consiste em um percentual dos depósitos à vista à ordem do Bacen, constitui-se como um dos instrumentos de política monetária. II. Um instrumento de política monetária é a compra e venda de seus títulos. III. As operações de redesconto consistem na liberação de recursos do Bacen para os bancos comerciais. Cap 9
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas I e II..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
De maneira geral, o poder público usa seus recursos de forma alternativa na produção de bens públicos, semipúblicos e subsídios a sociedade e empresas. Porém nem sempre as decisões governamentais são eficientes podendo acarretar em prejuízos a sociedade. Sobre as falhas de governo, leia e analise as afirmações abaixo:
I- Um sistema inflexível de impostos é considerado uma das falhas de governo. Sendo assim,
II - A atuação dos grupos de interesse, em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios e os custos socializados por muitos.
Analisando as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
b. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
d. As duas afirmações são falsas.
e. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Tema abordado no capítulo 6 do livro da disciplina. Trata-se de duas afirmações verdadeiras, mas uma não justifica a outra, pois são duas razoes de falhas de governo. Citação completa na página 63 do livro da disciplina: “Um sistema inflexível de impostos também gera ineficiências, pois se sociedade desejar que todos aprovem um bem público ou semipúblico eficiente, devemos fazer coincidirem seus benefícios e custos, nesse caso representado pela carga tributaria. Outra razão e essa certamente muito evidente no cenário político e a atuação dos grupos de interesse, em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios e os custos socializados por muitos”.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira..
Questão 6
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A política fiscal pode ser definida como o conjunto de ações por parte do Governo para arrecadar receitas e realizar despesas de modo a realizar a estabilização macroeconômica, redistribuir a renda e alocar recursos. Sobre o fenômeno, analise as afirmativas e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. Na chamada economia com desemprego de recursos, o Estado pode utilizar de alguns instrumentos para estimular a demanda, como por exemplo, o aumento dos gastos públicos, a redução da carga tributária e a utilização de subsídios e estímulos às exportações.
II. Uma maneira de intervenção estatal na economia inflacionária é o aumento de tarifas e barreiras sobre importações, diminuindo a competitividade da economia e consequentemente evitando a elevação dos preços.
III. As políticas fiscais aplicadas em uma economia com desemprego de recursos constituem-se como uma aplicação da política fiscal expansionista, enquanto as políticas fiscais aplicadas em uma economia inflacionária constituem-se como uma aplicação restritiva.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e II.
I. O aumento dos gastos públicos, a redução da carga tributária e a utilização de subsídios e estímulos às exportações, são instrumentos utilizados pelo Estado na economia com desemprego de recursos. II. O Estado pode intervir na economia reduzindo tarifas e barreiras sobre importações, aumentando a competitividade da economia e consequentemente evitando a elevação dos preços. III. Uma aplicação da política fiscal expansionista se dá pela aplicação de políticas fiscais aplicadas em uma economia com desemprego de recursos, enquanto na economia inflacionária existe um exemplo de aplicação restritiva. Cap 8
b. Apenas nas afirmativas II e III.
c. Somente na afirmativa I.
d. Somente na afirmativa II.
e. Apenas nas afirmativas I e III.
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas I e III..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Para a economia encontrar o equilíbrio macroeconômico, e necessário que a oferta agregada seja igual à demanda agregada. Dentro desta área de estudos, leia as frases, avalie e indique a qual tema está conceituando:
“Ocorre quando a economia esta utilizando toda sua capacidade de produção”.
“É quando todos os recursos produtivos, trabalho e capital estão plenamente empregados”.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As frases acima se referem ao conceito de recursos produtivos X capacidade de produção.
b. As frases acima se referem ao conceito de pleno emprego.
As frases se referem ao conceito de pleno emprego. Tema estudado no capítulo 8 do livro da disciplina. Página 88. “A renda de pleno emprego ocorre quando a economia está utilizando toda
sua capacidade de produção. Significa que todos os recursos produtivos, trabalho e capital estão plenamente empregados.
c. As frases acima se referem ao conceito de capacidade de produção.
d. As frases acima se referem ao conceito de recursos de produção.
e. As frases acima se referem ao conceito de desemprego.
Feedback
A resposta correta é: As frases acima se referem ao conceito de pleno emprego..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Alguns instrumentos da política monetária são condicionados pela gestão da política econômica como um todo e também por seus mais relevantes objetivos que são o desenvolvimento socioeconômico, a expansão do emprego e a estabilização dos preços. É de fundamental importância que se faça valer os instrumentos de política monetária. Dentro desta perspectiva, leia e analise as alternativas abaixo:
I- Os instrumentos de política monetária são: controle das emissões de volume de moeda manual; depósitos compulsórios ou reservas obrigatórias; operações com mercado aberto e as operações de redesconto. Sendo assim,
II- Com a aplicação desses instrumentos, a oferta monetária ou a regulação da liquidez podem assumir direção expansionista ou contracionista.
Analisando as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são falsas.
b. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
c. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Tema abordado no capítulo 9 do livro da disciplina. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Verificar as páginas 102 e 103 do livro da disciplina.
d. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
e. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Todos os tipos de economia trazem comportamentos próprios, apesar de eventualmente estarem presentes determinados elementos comuns a todos. Sobre o comportamento dos agregados macroeconomicos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Diferente de outros comportamentos econômicos, as variáveis no comportamento da demanda agregada são: consumo, poupança, investimento, gastos do governo, exportações e importações.
II. Quando o investidor for tomar uma decisão tendo como base a rentabilidade e a taxa de juros, ele só realizará o investimento se a taxa de retorno for menor que a taxa de juros.
III. Na atual situação de crise econômica, com a diminuição do crescimento nas importações em função de uma série de restrições dos principais parceiros econômicos do Brasil, a tendência é que haja um déficit na balança comercial e aumento do desemprego.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa I.
I. O consumo, a poupança, investimento, gastos do governo, exportações e importações são variáveis do comportamento da demanda agregada. II. Quando o investidor for tomar uma decisão tendo como base a rentabilidade e a taxa de juros, ele só realizará o investimento se a taxa de retorno for maior que a taxa de juros. III. A tendência com a atual crise econômica é que haja um superávit na balança comercial e aumento no nível de emprego no mercado de trabalho. Cap 8.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas nas afirmativas I e III.
d. Apenas nas afirmativas I e II.
e. Apenas nas afirmativas II e III.
Feedback
A resposta correta é: Somente na afirmativa I..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Sobre a economia brasileira, mais precisamente sobre o último período conhecido, de 1999 até os dias atuais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil alcançou a estabilidade econômica, mas isso teve como efeito uma taxa de juros elevadas, ataques especulativos internacionais e descompasso no crescimento econômico.
II. O governo Lula não conseguiu reverter as altas taxas de juros decorrentes do Plano Real, mantendo os efeitos decorrentes do Plano Real, executado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
III. Os principais beneficiários do Plano Real foram os exportadores em geral, os funcionários públicos federais e militares.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa II.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III.
d. Somente na afirmativa III.
e. Somente na afirmativa I.
I. O Plano Real trouxe a estabilidade na economia, mas por consequência teve uma taxa de juros elevadas, ataques especulativos internacionais e descompasso no crescimento econômico. II. O governo Lula procurou afastar inicialmente qualquer possibilidade de ações oportunistas e reafirmou o compromisso com a estabilidade econômica, principalmente com o controle inflacionário e com o equilíbrio das contas públicas. III. Os exportadores em geral, parcela dos trabalhadores que perderam empregos e não conseguiram se reajustar no mercado, os funcionários públicos federais e militares, por falta de reajustes salariais foram os principais prejudicados com o Plano Real. Cap 10
Feedback
A resposta correta é: Somente na afirmativa I..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais