TEORIA ECONOMICA 4

TEORIA ECONOMICA 4


DisciplinaAdministração Teoria Econômica42 materiais75 seguidores
Pré-visualização7 páginas
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Analise as sentenças a seguir:
I. Torna a moeda nacional mais forte, o que facilita as importações e aumenta a competitividade nos preços.
II. Torna a moeda nacional mais fraca, o que dificulta as importações e aumenta os preços relativos dos produtos essenciais.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização.
Valorização cambial e inflação: A valorização ou apreciação cambial torna a moeda nacional mais forte, facilitando as importações e aumentando a competitividade nos preços. Desvalorização cambial e inflação: A desvalorização ou depreciação cambial torna a moeda nacional mais fraca, dificultando as importações e aumentando os preços relativos dos produtos essenciais (Capítulo 12).
b. A sentença I aborda o equilíbrio cambial e a II a desvalorização.
c. A sentença I aborda a desvalorização e a II o equilíbrio.
d. A sentença I aborda a desvalorização cambial e a II a valorização.
e. A sentença I aborda a valorização e a II o equilíbrio.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A sentença I aborda a valorização cambial e a II a desvalorização..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Tributos correspondem a impostos, taxas de serviços públicos específicos e divisíveis e contribuição de melhoria (decorrente de obras públicas).
PORTAL TRIBUTÁRIO. O que são tributos. Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/tributario/o_que_e_tributos.htm>;.
Quando se aborda a participação do setor público na economia, pode-se inferir que os tributos, conforme conceito apresentado, se enquadram na função:
Escolha uma:
a. Distributiva.
A função distributiva do governo visa a redistribuir a renda. Para tanto, alguns instrumentos são utilizados. Um deles é a tributação. Pela tributação, o governo retira renda dos segmentos sociais com maior nível de renda e transfere a renda para os segmentos menos favorecidos (Capítulo 13).
b. Contábil.
c. Estabilizadora.
d. Alocativa.
e. Consumidora.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Distributiva..
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os Bens representam os elementos físicos, culturais ou intelectuais que correspondem a satisfação de uma determinada necessidade. Os bens podem ser classificados de muitas maneiras de acordo com as suas características.
Baseado nesta afirmativa analise as sentenças e indique as que classificam de maneira correta os variados tipos de Bens assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(     ) Componentes eletrônicos: Bens intermediários;
(    )  Calçados e Roupas: Bens não duráveis;
(    )  Transporte e Saúde: Bens de serviços;
(    )  Equipamentos e Matéria-Prima: Bens de Capital;
(    )  Eletrodomésticos e Automóveis: Bens duráveis.
A seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V
b. F, V, V, V, F
c. V, V, F, V, V
d. V, V, V, F, F
e. V, F, V, F, V
- Bens de consumo não duráveis: alimentos, produtos de higiene
- Bens de consumo duráveis: automóvel, eletrodomésticos
- Bens intermediários: matéria-prima utilizada para produção de outros bens (farinha de trigo, componentes eletrônicos)
- Bens de capital: máquinas e equipamentos
- Bens de serviços: educação, saúde, transporte, comunicação
Conteúdo: Problemas da Escassez \u2013 Pag. 8
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, F, V.
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O crescimento econômico está associado a fatores quantitativos (o aumento quantitativo da riqueza). Ou seja, quando um país passa a produzir uma quantidade maior de bens e serviços para a sua sociedade e para outros países, ao qual fornecerá por meio das exportações e Desenvolvimento é algo mais profundo. Está diretamente ligado a aspectos e fatores qualitativos, é a melhora do bem estar social da população (adaptado).
Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/500274/crescimento-difere-de-desenvolvimento?referencia=colunas-lista. Acesso 11 jul.2018.
Para avaliar o nível de desenvolvimento, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas, criaram um sistema de indicadores: vitais, econômicos e sociais
São indicadores econômicos:
Escolha uma:
a. Taxa de mortalidade infantil.
b. Taxa média anual de crescimento populacional.
c. Estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda.
Os conteúdos necessários estão no cap. 15 item 15.4. Sistema de concentração da propriedade - indicador social; estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda - indicador econômico; Taxa de mortalidade infantil \u2013 indicador vital; Estrutura etária da população -indicador vital; Taxa média anual de crescimento populacional \u2013 indicador vital.
d. Estrutura etária da população.
e. Sistema de concentração da propriedade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estrutura da produção, estrutura da distribuição da renda..
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O mundo observa também uma globalização econômica a par e passo com a globalização financeira e que vem modificando as relações de trabalho em diversos países não só pelo crescente desenvolvimento de tecnologia, que retira ou substitui empregos, mas também por enfraquecer a capacidade de ação e negociação de governos e sindicatos. Observe as afirmações abaixo e conclua quais estão corretas:
I. A globalização econômica motiva os trabalhadores e as empresas a investirem em capacitação e tecnologia o que tem se mostrado eficiente na diminuição da desigualdade de renda e do desemprego em países exportadores.
II. A capacidade de movimentação de capital e de segmentos de uma cadeia produtiva traz instabilidade na estrutura de carreiras e salários.
III. Uma consequência da globalização econômica é o deslocamento da concorrência entre os trabalhadores para fora do âmbito nacional a que estão familiarizados.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas na I e II
b. Apenas na II e III
c. Apenas na I
Apenas na II e III
d. Apenas na I e III
e. Apenas na III
Feedback
A resposta correta é: Apenas na II e III.
Questão 6
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm. Acesso 11 jul.2018.
I - A globalização financeira tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo.
II - A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização econômica, muitas vezes com natureza especulativa e imprevisível.
III - O processo de globalização intensificou e acelerou o fenômeno da integração das nações, impulsionado pelo avanço da tecnologia e dos transportes.
Diante das alternativas acima, está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas II e III.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas na afirmativa III.
d. Somente na afirmativa I.
e. Apenas nas afirmativas I e II.
Os conteúdos necessários estão no cap. 14. As afirmativas I e II estão incorretas. I - É a globalização econômica e não a financeira que tem como características principais as modificações das relações de trabalho, o avanço da produtividade e profundas modificações na intervenção do Estado na economia, o que veio fortalecer a corrente liberal do pensamento econômico, o neoliberalismo; II \u2013 A globalização assume múltiplas faces, por isso abordamos uma das mais importantes: a globalização financeira