Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia PROVA DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de História e Geografia (SOC21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:444412) ( peso.:4,00)
	Prova:
	11816175
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em meio às histórias que constituíram a estrutura social esteve presente uma concepção crítica, denominada de história de resistência, que infere numa história relatada numa abordagem oral, local e do cotidiano das pessoas. Na década de 1950 surgiu a primeira geração de historiadores que dedicaram seus estudos a história oral, nos Estados Unidos, com pesquisas voltadas à área da ciência política. Disserte sobre as características que definiram a nova concepção de história oral a partir da década de 1960.
	Resposta Esperada:
Foi considerada como forma de história multidisciplinar com embasamento na teoria e métodos provenientes das ciências sociais, como a Antropologia e Sociologia. Na Europa a história oral iniciou nos movimentos de 1968 a respeito do tradicionalismo dos partidos de esquerda.
	2.
	A BNCC considera cinco campos de experiências que compõem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na fase da Educação Infantil. Assim, os campos de experiências consistem em elementos curriculares que abrangem situações e experiências da vida cotidiana das crianças, juntamente com seus saberes e conhecimentos. Descreva as características que estruturam o conceito do campo de experiência assinalado pelo - Eu, o Outro e o Nós - na Educação Infantil.
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	Resposta Esperada:
As crianças por meio da interação entre os pares e os adultos, se constituem como indivíduos e descobrem outros modos de vida, com diferentes costumes e hábitos. Assim, conforme seu convívio social, elaboram percepções e questionamentos sobre si e os outros, identificando as diferenças. Na educação infantil, há a necessidade de criar oportunidades para que as crianças percebam outros grupos sociais e culturais, aprendendo a respeitar as diferenças.
Parte inferior do formulário