Buscar

Relatório de Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DELMA MARIA DA SILVA, RU 1600740, TURMA 2017/02
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL - PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO
MACEIÓ
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DELMA MARIA DA SILVA, RU 1600740, TURMA 2017/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental - pesquisa do contexto escolar e observação, apresentado ao curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional UNINTER
MACEIÓ
2018
1 INTRODUÇÃO
O relatório apresentado tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante estágio supervisionado e a importância do mesmo. O estágio é uma atividade curricular de extrema importância, exigido nos cursos de licenciaturas, sendo indispensável para a formação de seus docentes, pois, possibilita o processo de aprendizagem através da teoria e prática. É através do estágio que o futuro profissional entra em contato com a realidade da comunidade escolar, com seus desafios cotidianos, suas conquistas e o poder transformador da educação.
A aprendizagem foi realizada pela acadêmica Delma Maria da Silva por meio Estágio supervisionado: ensino fundamental — pesquisa do contexto escolar e observação no período de 28 de março de 2018 a 26 de abril de 2018 na Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, onde a aluna pôde observar atuação, e os recursos utilizados para realização das competências profissionais. 
Durante o período do estágio através da utilização do método de observação e pesquisa do âmbito escolar, constatou-se que a metodologia aplicada pelo professor em sala de aula é tradicional, porém, em algumas aulas ministradas ocorreram algumas mudanças metodológicas, da prática educacional.
Vivenciar a teoria, na sua praticidade acaba por nos trazer respostas e caminhos para a formação do futuro professor de história.
A sala de aula é um incrível laboratório de saberes e de troca de conhecimento, onde também nos defrontamos com uma realidade advinda da responsabilidade do professor de história na contribuição para a formação de indivíduos em uma sociedade. Esse trabalho de relatório apresentará em um contexto geral as características estruturais da escola, sua concepção pedagógica, o perfil do professor, a atuação dos profissionais, a turma, descrição e análises das aulas e avaliações observadas durante tempo passado no ambiente educacional que trouxe conhecimento valioso para a formação acadêmica. 
2 A INSTUIÇÃO ESTAGIADA
2.1 INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA
O Estágio supervisionado: ensino fundamental - pesquisa do contexto escolar e observação foi realizado na Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, situada à rua Av. Senador Teotônio Vilela/ conjunto Henrique Equelman, S/N, no bairro Antares, CEP 57083-020, localizada na cidade de Maceió, no estado Alagoas. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (82) 3334-2339 e do e-mail ee.manoeldearaujo@educ.gov.al.br. A escola oferta atendimento no ensino fundamental II matutino, vespertino e noturno. 
 	A instituição atende um total de 606 alunos, desse total 17 são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de 28 de março de 2018 a 26 de abril de 2018 no período matutino, sendo observado as turmas de 6º, 7º,8º ano do ensino fundamental regular. 
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
O ambiente escolar é indubitavelmente um espaço de interação social, em que o indivíduo tem a oportunidade de desenvolver sua capacidade no aspecto cognitivo, política e sociocultural. A escola tem sua participação transformadora na vida do indivíduo, na construção de seus valores e atitudes além de orientá-lo no exercício de sua cidadania.
A concepção pedagógica de uma escola é prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. É um documento que garante a autonomia da instituição e direcionamento para suas ações tanto curriculares como em suas demais práticas. Durante a entrevista com a gestora e coordenadora escolar que foi possível compreender melhor como tudo isso acontece. 
A percepção pedagógica da instituição estagiada consistente em toda a problemática social, vendo na educação um caminho para a transformação da sociedade onde o educando está inserido, formando assim cidadãos, conscientes de seus direitos e deveres, atuantes no meio social. Outro objetivo é oferecer um ensino de qualidade preparando o aluno para a realidade da vida. Estimulando o mesmo a buscar conhecimento e aperfeiçoamento, pois, acredita que ele é responsável por ser coautor de sua história. 
3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
3.1 ESTRUTURA DA INTITUIÇÃO ESCOLAR
 
Na instituição onde foi realizado o estágio tem uma estrutura básica, a iluminação é adequada, as salas de aulas não possuem boa ventilação, e contém muitas carteiras quebradas. A escola tem uma estrutura conservada, atende crianças, jovens e adultos.
Na sua estrutura física possui um espaço coberto, que é utilizado como pátio e também para realização de eventos e reuniões com a comunidade, além de uma sala para os professores, outra para serviços administrativos e pedagógicos, secretaria e cozinha.
A escola é organizada dentro dos padrões possíveis, e apesar de alguns alunos serem indisciplinados, tem sempre um funcionário de apoio, cuidando para que ninguém fique pelos corredores para não prejudicar as outras turmas. O horário de funcionamento da escola é das 7h00min às 22h00min divididas em três turnos. Uma coisa observada durante o estágio foi que apesar, de todas as regras muitos alunos chegam atrasados sendo impedido de entrar na escola. Quadro esse que se repetiu diversas vezes no período de observação. 
Outro fato preocupante é a quantidade de rapazes que não pertencem ao quadro de alunos que ficam na frente da escola, muitas das vezes cometendo delitos e até intimidando educando apesar de a direção tomar providências é algo comum todos os dias na porta da instituição. 
3.2 CARACTERISTICAS DOS PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
A escola conta com um quadro de professores preparados, alguns com mestrado, além de cursos de formação continuada. A diretora e coordenadora tem formação pedagógica, além de outras formações na área educacional, atuante na educação a mais de 12 anos.
O docente que acompanhei em sala de aula, tem graduação de licenciatura em história na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e trabalha por volta de 10 anos, e atualmente faz uma pós-graduação. Os demais profissionais como merendeiras e vigilantes, possuem apenas o ensino fundamental e médio. Nesse ambiente educacional, as maiores características dos profissionais dessa instituição escolar são notoriamente o amor e os comprometimentos em fazer uma educação de qualidade, votada não só para o desenvolvimento cognitivo, como também a formação de cidadãos conscientes no meio social.
3.3 CARACTERÍSTICAS DA TURMA
O estágio ocorreu nas turmas de 6.º, 7.º e 8.º ano, sendo assim difícil a contagem exata de quantos alunos tinham em cada turma e a faixa etária de idade.  Existiam alunos com diferença de idade, devido à reprovação ou outras dificuldades para ingressar na vida escolar. 
As cadeiras são posicionadas de forma tradicional, um aluno senta atrás do outro e nas turmas do 8.º ano não tem livro suficiente, o que dificultando bastante o trabalho do professor, pois, ele o utiliza como base de suas aulas.
Os alunos interagem bastante, participando das atividades e silenciando na hora da explanação do professor. Percebeu-se que alguns alunos são desinteressados em participar das aulas e atrapalham muito, mas o professor faz de tudo para chamar a atenção deles de volta para a aula, esforço nem sempre compensado. Outra coisa visível é que não precisa muito para que os alunos fiquem dispersos, às vezes com celulares, canetas, maquiagens ou até mesmo com algumaluno passando pelo corredor. Por várias vezes foi preciso parar a aula para chamar a atenção da turma.
O professor é muito querido por todos os alunos, por escutar os seus anseios e deixar espaço para que eles coloquem suas opiniões durante a aula. Por ser sempre atento a cada um e as suas dificuldades, eles veem no professor um amigo, um mestre amoroso e isso chamou bastante atenção. Apesar das dificuldades encontradas nas turmas, existe por partes da maioria dos alunos muita vontade de aprender, de conhecer e transformar suas vidas através da educação e isso vem sendo plantado como uma semente nas aulas. Os alunos na sua maioria entenderam a importância da educação em suas vidas. A experiência vivenciada foi incrivelmente proveitosa para o meu desenvolvimento acadêmico.
3.4 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO
José Claudevan Alves Almeida, tem um conhecimento amplo, com formação em História pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É um professor com postura firme, mas também flexível e amigável valorizando sempre o aluno. Em suas aulas o professor José Claudevan associa os assuntos da matéria de História com o cotidiano dos alunos proporcionando assim uma discussão proveitosa e reflexiva.
O professor apesar de ainda ter como base o ensino tradicional, tem uma dinâmica diversificada, utilizando diferentes formas para que a aula fique atraente e possa manter os alunos envolvidos. Se utiliza de desenhos, fantasias feitas por ele e até compradas com o seu salário, assumindo e incorporando papéis de personagens importantes da história para que os alunos interagem na aula e aprendam com mais facilidade e de forma divertida.
A conduta e a atenção do professor em relação aos alunos são inquestionáveis, inspirando qualquer estagiário ao exercício da docência. Mesmo sem ter condições necessárias, fica evidente o compromisso que ele tem com a educação, criando meios para associar os assuntos do livro didático às outras formas de ensinar. Facilitando a compreensão de seus alunos e contribuindo para que eles desenvolvam o senso crítico através uma educação transformadora. Apesar das muitas adversidades encontradas, o professor José Claudevan, demonstra que podemos sim fazer algo extraordinário na vida dos alunos e isso foi presenciado na sala de aula. 
 
3.5 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS AULAS OBSERVADAS.
Nas aulas o professor segue um cronograma, utiliza como base o livre didático, e para facilitar a compreensão dos assuntos, usa desenhos, filmes e músicas. Para conseguir apresentar todo o conteúdo, o professor separa parágrafos dos assuntos no livro didático que ele acredita ser mais importante e pede para que todos grifem, em outro momento ele explica através desenhos feitos na lousa.
Em algumas aulas o professor se fantasia e incorpora personagens históricas para explicar os assuntos e isso levam os alunos a amar suas aulas. As atividades são feitas através de pesquisas e questionários no caderno para exercitar o conhecimento adquirido durante as aulas. O professor faz questionamentos aos alunos, deixando espaço para suas colocações de acordo com a vivência de cada um.
O resultado é o entusiasmo por parte dos alunos em poder expor suas ideias.
As aulas apresentadas pelo professor não se resumem a textos ou exercícios, nelas ele chama a atenção de todos para entender como é imprescindível e necessário conhecer a história para seu desenvolvimento como pessoas conscientes de seu papel no mundo. 
 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência vivenciada no estágio sem sombra de dúvida foi bastante proveitosa e positivo para o meu desenvolvimento acadêmico. Tudo que foi presenciado serviu para mostrar a diferença entre teoria e prática, as dificuldades e os grandes desafios para trabalhar na educação. O conhecimento adquirido foi importantíssimo para o meu aprendizado.
Aprendi sobre a importância do professor na vida de cada aluno. Com a oportunidade de fazer esse estágio ao lado de um professor como o que acompanhei, me fez acreditar que sim, podemos fazer algo maior se nos dispusermos a isso, mesmo com todas as dificuldades. É preciso ter compromisso ao escolher ser um educador e em particular professor de história, temos a responsabilidades de ajudar a transformar vidas através do conhecimento e da educação transformadora.
Umas das coisas pelas quais escolhi ser professora de história foi transformar no mínimo possível a vida de alguém ou contribuir de alguma forma para essa transformação e isso eu vi, na prática acontecer e percebi que é possível. Concluo que este trabalho além de gratificante, foi indispensável para o meu conhecimento e aprendizado como acadêmico e como pessoa, permitindo assim vivenciar a realidade da educação, as lutas diárias dos professores em uma sociedade que ainda não sabe valorizar a educação e nem educadores como deveria. 
 
 REFERÊNCIAS
VIEGAS, Amanda. Entenda a importância da proposta pedagógica da escola. Disponível em: <https://www.somospar.com.br/entenda-a-importancia-da-proposta-pedagogica-da-escola/>. Acesso em: 22 mai. 2018.
SOUZA, Ana Maria Rodrigues De. A importância do estágio na formação profissional. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-do-estagio-na-formacao-profissional/20570>. Acesso em: 05 mai. 2018.
PORTAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA. Educação com qualidade social. Disponível em: <https://petecaportal.wordpress.com/author/petecaportal/>. Acesso em: 08 mai. 2018.
ANEXOS
]

Outros materiais