Buscar

AD1 Matemática 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:
	Matrícula:
	Polo:
Esta é a sua Primeira Avaliação à Distância (AD1) de Matemática na Educação 2. Nela procuramos priorizar aspetos metodológicos relacionados ao ensino do bloco de conteúdos Números e Sistemas de Numeração. Observe que diversificar os métodos de ensino é um bom caminho para que o professor favoreça a aprendizagem de um número maior de estudantes. Aqui você terá oportunidade de escolher e criar seus métodos e recursos didáticos. Tenha confiança e boa sorte!
(2,5 pontos) É consenso entre os pesquisadores de Educação Matemática que a utilização de vários símbolos e linguagens para representar um mesmo conceito pode favorecer a aprendizagem do estudante. Nesse sentido, a História da Matemática permite o resgate de símbolos utilizados por civilizações anteriores para utilização nas salas de aula atuais de modo que o estudante possa “transitar” entre várias representações. A atividade 8 da Aula 1 nos apresenta um sistema de numeração chinês que pode ser útil na compreensão do sistema de numeração decimal e até mesmo das operações de adição e de subtração. Nesta questão, você deve refazê-la e, em seguida, escrever um pequeno texto, avaliando-a.
(Observação: Seu pequeno texto deve ter, no mínimo, 5 linhas. Nele, procure avaliar as possibilidades de aplicação desta atividade no Ensino Fundamental, que tipos de reflexões ela favorece e se ela precisa ou pode sofrer adaptações.)
 (2,5 pontos) No estudo das frações, é importante que, desde as etapas iniciais, o estudante vivencie situações diversificadas que envolvam tanto todos contínuos quanto todos discretos. A atividade 4 da Aula 3 aborda justamente a distinção entre os tipos de todo. Assim, nesta questão, solicitamos que você a refaça e, em seguida, elabore um texto explicando a diferença entre todos contínuos e todos discretos.
(Observação: Para o texto desta questão não há mínimo de linhas, o que é fundamental é a clareza da sua explicação. Se for preciso dar exemplos, não hesite!)
(3 pontos) Nas Aulas 4, 5 e 6, você teve oportunidade de estudar as operações com números racionais. Como você deve ter percebido, para que o estudante compreenda os procedimentos envolvidos nestas operações, é importante que ele tenha bem construído o conceito de frações equivalentes. Desta forma, nesta questão solicitamos que você planeje uma aula voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental cujo tema seja frações equivalentes.
(Observação: Como você já deve saber, no planejamento de uma aula, é necessário incluir o tema da aula, seus objetivos gerais e específicos, os recursos mobilizados e as estratégias de ensino e de avaliação.)
(2 pontos) Esta questão corresponde à sua participação no fórum “Trabalhando com os Números Naturais”. Ele ficará aberto de 08/08 a 22/08. Participe!

Outros materiais