A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Planejamento e Administração em Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Planejamento e Administração em Serviço Social (SES35)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:421377) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7106465
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um projeto, sendo social ou não, é importantíssimo, pois organiza, preceitua e fundamenta os objetivos delineados anteriormente num plano ou programa para a execução de uma ação. Assim, um projeto é um processo sistemático e ordenado de racionalização de todas as decisões preestabelecidas pelo grupo de trabalho, a fim de alcançar os resultados almejados. Sobre as especificidades de um projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele é fechado, ou seja, tem começo, meio e fim delineados e esperados.
(    ) O público do projeto, seus beneficiários, as atividades e os recursos são estabelecidos.
(    ) O projeto em si é suficiente para resolver as expressões da questão social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - V.
	2.
	Há três modelos de planejamento, que se pautam conforme os níveis de deliberações tomadas pela alta administração, pelos gerentes setoriais ou ainda pela equipe técnica organizacional da instituição. Os três tipos de planejamento são: estratégico, tático e operacional. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento estratégico.
II- Planejamento tático.
III- Planejamento operacional.
(    ) Nele, as decisões adotadas pela organização são para resolver suas demandas e fomentar as oportunidades para atingir sua missão em longo prazo.
(    ) Neste, as decisões tomadas são para atingir as metas e os objetivos setoriais e devem ser colocadas em prática em curto e médio prazo. 
(    ) Nessa situação, as decisões são tomadas e o plano é colocado em prática pelo corpo técnico organizacional da instituição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	3.
	Não podemos aguardar pelas oportunidades de crescimento e melhora de qualidade de vida, precisamos ser proativos. Devemos constantemente buscar as oportunidades, pois as coisas não acontecem por acaso. Assim, precisamos de planejamento para conquistar nosso espaço profissional. Desta forma, com relação ao planejamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O planejamento é algo inovador, crítico e positivo, que dita as regras dos comportamentos dos funcionários.
	 b)
	O planejamento independe da visão de mundo que temos, ou dos valores subjetivos e culturais que possuímos.
	 c)
	O planejamento é de responsabilidade única do gestor que deve realizar a sistematização dos dados.
	 d)
	Os princípios e os valores ético-morais norteiam as pessoas, as empresas e as entidades nos seus planejamentos.
	4.
	A área pública pode ser denominada como sendo espaço em que as tomadas de decisões devem priorizar o desenvolvimento coletivo da vida em sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As manifestações organizadas estatalmente possuem maior índice de aprovação pela sociedade civil.
	 b)
	A área pública não difere da área privada, pois em ambas o Estado é responsável por todas as decisões.
	 c)
	As decisões tomadas em repartições públicas não devem levar em consideração o que a sociedade civil prioriza, considerando apenas a opinião do Estado.
	 d)
	Nas manifestações públicas temos maior possibilidade de conquistas de direitos sociais.
	5.
	Os órgãos públicos podem ser compreendidos como diversos setores da administração pública, que possuem características subjetivas e próprias de acordo com a sua finalidade existencial, ou seja, cada setor/órgão público possui um objetivo predeterminado pelo Estado. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estatais.
II- Autárquica.
III- Fundacionais.
IV- Paraestatais.
(    ) Pessoas jurídicas de direito público, assemelhadas às autarquias (STF); são criadas por lei específica; suas atribuições são conferidas no ato de sua instituição.
(    ) Pessoas jurídicas de direito privado; sua criação é autorizada por lei específica para a realização de obras, serviços ou atividades; têm autonomia administrativa e financeira, patrimônio próprio; operam em regime da iniciativa particular, na forma de seus estatutos, ficando vinculadas a órgão da entidade estatal a que pertencem.
(    ) Pessoas jurídicas de direito público; natureza meramente administrativa; criada por lei específica; realizam atividades, obras ou serviços descentralizado da estatal que as criou.
(    ) Pessoas jurídicas de direito público; integra a estrutura constitucional do Estado; têm poderes políticos e administrativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	III - IV - II - I.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	I - II - III - IV.
	6.
	Compreendemos que as ações de gestão social podem ser vistas e implantadas nas organizações do terceiro setor, tais como as ONGs e as fundações. Os processos de gestão social também poderão ser implantados nas iniciativas privadas, bem como no setor público. Das diversas áreas de atuação do assistente social, podemos destacar que nas organizações citadas, o profissional de serviço social pode estar se integrando nas equipes de gestão. Referente à atuação do assistente social nestas organizações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O profissional de serviço social, através de seus conhecimentos científicos e com uma visão do contexto global, afeta os programas sociais, planejando, gerenciando e monitorando as ações desenvolvidas para obter a efetividade no desenvolvimento de todo o processo.
(    ) O assistente social não poderá desempenhar suas funções como equipe gestora de programas e projetos sociais, além das políticas públicas.
(    ) O assistente social não poderá gerenciar ou fazer parte de equipe de pesquisa social, pois não faz parte do processo de gestão.
(    ) No planejamento, o profissional de serviço social pode gerenciar a formação e a implementação das estratégias de um planejamento, garantindo os direitos sociais da população usuárias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	A questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. Os assistentes sociais, em sua práxis, possuem as expressões da questão social como objeto fundante de sua atuação profissional. A partir dessa afirmativa, analise as seguintes sentenças:
I- Os assistentes sociais não poderão gerenciar ou fazer parte de equipe de pesquisa social, na identificação de problemas e demandas sociais, pois esta função é somente para os cientistas sociais.
II- Os assistentes sociais precisam se capacitar o tempo todo para enfrentar as novas demandas sociais.
III- Os assistentes sociais não poderão desempenhar suas funções em uma equipe gestora de programas e projetos sociais.
IV- Os assistentes sociais poderão prestar assessoria nos assuntos pertinentes às questões sociais de sua competência profissional, tanto na esfera pública quanto na privada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	8.
	Na origem da profissão, os assistentes sociais eram solicitados apenas para a execução de ponta das políticas sociais. Na atualidade, percebe-se um avanço, pois são chamados a participar também na sua concepção e desenvolvimento. Sobre a contribuição do assistente

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.