Buscar

APOL - metodologia da alfabetização 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Metodologia da Alfabetização
Considere o seguinte excerto de texto:
“Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do ‘B + A = BA’, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: COLELLO, Silvia M. G. Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. <http://www.drb-assessoria.com.br/Alfabetizacao_e_Letramento.pdf>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, acerca dos níveis que compreendem o processo de alfabetização, analise as alternativas e assinale aquela que representa corretamente qual é o nível silábico:
Nota: 20.0
	
	A
	A criança escreve a palavra com todas as sílabas completas.
	
	B
	A criança utiliza única letra para representar uma sílaba.
Você acertou!
Comentário: No nível silábico, a criança, “ao escrever, conta os ‘pedaços sonoros’ – as sílabas das palavras e das frases – e usa uma letra para representar cada sílaba. As letras podem ou não ter valor sonoro convencional. Por exemplo: a criança pode escrever boneca como sendo ‘bnc’ ou mesmo ‘oea’ (nesse caso, com valor sonoro correspondente) ou, ainda, ‘fgr’ (uma letra para cada sílaba sonora, mas sem correspondência com o som convencional)” (livro-base, p. 43,44).
	
	C
	A criança escreve uma palavra com números e letras.
	
	D
	A criança não consegue relacionar nenhuma letra das sílabas que compõe a palavra.
	
	E
	A criança escreve a palavra com as sílabas separadas.
Questão 2/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise o seguinte excerto de texto: 
“A pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada. Ela passa a ter uma outra condição social e cultural — não se trata propriamente de mudar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura -— sua relação com os outros, com o contexto, com os bens culturais torna-se diferente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Magda B. O que é letramento e alfabetização. <http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/O%20que%20%C3%A9%20letramento%20e%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 11 jul. 2018.
Considerando as informações dadas e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização sobre os princípios do letramento, assinale a alternativa que menciona corretamente a atividade que contempla a compreensão e a valorização da cultura escrita:
Nota: 20.0
	
	A
	Compartilhamento de histórias.
Você acertou!
“Atividade de compartilhamento de histórias: as crianças compartilham com os colegas histórias que gostam [...]. É importante considerar que quando as crianças compartilham histórias também partilham a sua opinião” (livro-base, p. 102).
	
	B
	Leitura individual.
	
	C
	Exposição a gêneros discursivos verbais.
	
	D
	Rodas de conversa para aquisição de uma segunda língua.
	
	E
	Utilização do dicionário.
Questão 3/5 - Metodologia da Alfabetização
Considere o seguinte extrato de texto: 
“‘É preciso que o professor aceite que seu papel é de um planejador de intervenções que favoreçam a ação do aprendiz sobre o que é objeto de seu conhecimento. E que abra mão de ser o único informante da classe. [...] Quando o professor proporciona situações de intercâmbio e colaboração na sala de aula, eles [os alunos] podem trocar informações entre si, discutir de maneira produtiva e solidária e aprender uns com os outros’ [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: RIGOLON, Walkiria. A formação continuada de professores alfabetizadores. Cadernos do aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, jul./dez. 2008. p. 458.<http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/5044/5860>. Acesso em 21 mar. 2016.
Tendo em em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização sobre os aspectos que o professor deve ter em mente ao escolher ensinar sem o uso de métodos, assinale a alternativa que menciona corretamente o que deve ser considerado nessa perspectiva de ensino:
Nota: 20.0
	
	A
	O professor deve compreender como a criança aprende e que o seu processo de alfabetização é iniciado no ambiente escolar.
	
	B
	O professor deve compreender como a criança aprende e que o seu processo de alfabetização se inicia antes de a criança ir para a escola.
Você acertou!
“Ao escolher ensinar sem o uso de métodos, o professor deve ter claro como a criança aprende e o pleno entendimento de que o processo de alfabetização começa antes mesmo de a criança ir para a escola, nas vivências e nos contatos que tem com todas as formas de linguagem que a rodeiam” (livro-base, p. 99).
	
	C
	Cabe ao professor separar, para fins didáticos, a vivência da criança do seu aprendizado formal, pois ambos os aspectos, se trabalhados em conjunto, dificultam a alfabetização.
	
	D
	Antes de refletir sobre como a criança aprende, o professor precisa definir objetivos não idealizados, por exemplo, em quanto tempo os alunos devem ser capazes de redigir pequenos textos.
	
	E
	Cabe ao professor separar, na cabeça da criança, as experiências prévias de linguagem que teve na vida familiar do ensino formal da língua.
 
Questão 4/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Jackeline Miranda de. Alfabetização e letramento. <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf>. Acesso em 01 abr. 2016.
Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Analise as alternativas a seguir, assinalando aquela que menciona qual é a prioridade do método sintético:
Nota: 20.0
	
	A
	O letramento.
	
	B
	As palavras.
	
	C
	O som.
	
	D
	As letras isoladas.
	
	E
	A decodificação.
Você acertou!
Comentário: O método baseia-se na fragmentação em sílabas, portanto, sua prioridade é a decodificação (livro-base, p. 59).
Questão 5/5 - Metodologia da Alfabetização
Atente para a seguinte citação: 
“Analfabetismo é uma palavra utilizada no português corrente para designar a condição daqueles que não sabem ler e escrever; já seu antônimo afirmativo, alfabetismo, mesmo já tendo sido dicionarizado, ainda soa estranho aos falantes do idioma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa, <http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf>. Acesso em 10 jul. 2018.
Considerando as informações dadas e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, assinale a alternativa que menciona corretamente em que consisteo analfabetismo funcional:
Nota: 20.0
	
	A
	Refere-se ao sujeito incapaz de ler e de se expressar através da escrita.
	
	B
	Analfabeto funcional é o sujeito capaz de interpretar, ler, escrever e dialogar, colocando-se como ativo e autônomo em sua sociedade.
	
	C
	Sujeito dotado de boa capacidade interpretativa sem apresentar autonomia e criticidade.
	
	D
	É o sujeito que sabe ler e escrever sem conseguir efetivar a interpretação do que lê.
Você acertou!
“[...] a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou o conceito de analfabeto funcional, fazendo referência às pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não conseguiam utilizar a linguagem escrita na vida cotidiana delas como instrumento de melhoria pessoal ou profissional, já que nem sempre compreendiam o que liam” (livro-base, p. 65).
	
	E
	É o sujeito que sabe se expressar de maneira catedrática, tem oralidade rebuscada, apresentando linguagem inadequada em relação ao meio social em que está inserido.

Outros materiais