Buscar

atividade39505 - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 01
01 - A avaliação de desempenho é fundamental em toda organização. A avaliação do desempenho representa
A - uma cultura organizacional que visa à satisfação do trabalhador e um produto de qualidade.
B - uma poderosa ferramenta da gestão de pessoas, uma necessidade no plano econômico, uma necessidade no plano organizacional e responde a uma necessidade humana.
C - uma maneira de controlar a produção.
D - um julgamento de opiniões para que se melhore os resultados na empresa.
E - um momento crítico na empresa, pois ninguém gosta de ser avaliado.
A opção correta é a letra ___C___
02 - A avaliação de desempenho serve para estimar as competências de uma pessoa e, sobretudo, sua contribuição para a organização. 
Com relação à avaliação de desempenho dos colaboradores de uma organização, analise as afirmativas a seguir. 
I. A avaliação proporciona um julgamento sistemático para justificar aumentos salariais, promoções e transferências.
II. A avaliação deve cobrir somente o desempenho atual nas atividades executadas. 
III. A avaliação deve concentrar-se em uma análise objetiva do desempenho e não em uma avaliação pessoal.
Assinale: 
A - se somente a afirmativa I estiver correta.
B - se somente a afirmativa II estiver correta.
C - se somente a afirmativa III estiver correta.
D - se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
E - se todas as afirmativas estiverem corretas.
A opção correta é a letra ___D___
03 - Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula.
Resp.: Criar mecanismos de comunicação entre liderados e líder: desta forma os líderes dentro da organização poderão ter uma melhor visão do que acontece com os funcionarios.
Utilizar os dados obtidos na Avaliação de Desempenho para identificação de necessidades de treinamento: com os dados da AD os administradores poderão identificar quais os treinamentos necessários para melhorar o desempenho dos colaboradores.
Gerir os talentos e as competências: através dos dados colhidos na AD os administradores poderão alocar melhor os talentos dentro da organização, explorando os colaboradores naquilo que são mais talentosos, aumentando assim a produtividade
04 - Liste e comente pelo menos 02 métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;
Resp.: Auto avaliação: permite fazer a análise sincera de seu próprio desempenho a grande desvantagem é que o avaliado pode não ser sincero em suas respostas, devendo este método ser utilizado em conjunto com os outros métodos.
Método do incidente crítico: é o método que avalia o funcionário quando este realiza um trabalho excepcional ou, quando realiza um trabalho muito abaixo do esperado então esta avaliaçã o será registrada na sua ficha da Administração , este é um método não recomenda do para se obter informações objetivas mas traz como vantagem a orientação e o aconsalhamento ao colaborador.
ATIVIDADE AULA 02
01 - Conceitue Avaliação e Classificação de Cargo. 
Resp.: Ao se analisar um cargo, devemos descrever tudo o que ele exige e o que ocupa em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente, então a diferença entre descrição e análise de cargos é que enquanto a descrição de cargos foca o conteúdo do cargo, a análise procura determinar quais os requisitos que o ocupante deve possuir, entre as responsabilidades e as condições em que o trabalho deve ser feito. E sobre pesquisa salarial hoje contamos com poucas informações, pois as empresas não colaboram, tem medo de perder seus colaboradores para terceiros, sendo de supra importância, pois a pesquisa salarial visa fornecer subsídios para que a empresa possa tomar a decisão de manter ou rever sua política de administração salarial. 
02 - Comente sobre sua importância para as Organizações. Aproveite para listar e comentar sobre os benefícios da Avaliação de cargos na organização;
Resp.: A avaliação e a classificação de cargos são os dois componentes da administração salarial que cuidam do equilíbrio interno dos salários. A avaliação de cargos relaciona-se fundamentalmente com o preço para o cargo e é um meio de determinar o valor relativo de cada cargo dentro da estrutura organizacional, e, portanto, a posição relativa de cada cargo dentro da estrutura de cargos da organização. As diferenças significativas entre os diversos cargos são colocadas em uma base comparativa afim de permitir uma distribuição equitativa dos salários dentro da organiza ção, para neutralizar qualquer arbitrariedade. A avaliação de cargos esta relacionada com a obtenção de dados que permitirão uma conclusão a cerca do preço adequado para cada cargo, indicando as diferenças essenciais entre os cargos, sejam quantitativas ou qualitativas. 
*Métodos não quantitativos. 
*Escalonamento de cargos. 
*Categorias pre-determinadas. 
*Métodos quantitativos. 
*Comparação por fatores. 
*Avaliação por pontos.
03 – Caracterize as terminologias: Avaliação de cargos e Análise de cargos.
Resp.: Analise de Cargos: é uma informação a respeito do que o ocupante do cargo faz e seus conhecimentos.
Avalição de Cargos: ela é utilizada para assegurar o equilíbrio interno dos salários e processos onde se aplica critérios de comparação dos cargos para assim conseguir uma valorização interna .
ATIVIDADE AULA 03
01 - Conceitue e Caracterize Treinamento Organizacional;
Resp.: O treinamento organizacional é uma ferramenta estratégica para o sucesso de uma empresa. O treinamento ajuda a empresa a alcançar seus objetivos, aumenta a produtivida de, capacita profissionais e com isso gera um a melhoria significativa na execução de suas tarefas. Além de tudo acaba valorizando o profissional pois com o treinamento a empresa terá um profissional muito bem capacitado e com isso este profissional será melhor remunerado. 
02 – Faça uma relação entre desenvolvimento e treinamento de pessoas em uma organização. Comente sobre sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento do negócio. 
Resp.: O treinamento é o começo de tudo, e através do treinamento de que se começa a alcançar os objetivos da empresa. O desenvolvimento é uma consequência do treinamento. São muito importantes para o desenvolvimento do negocio pois é necessário muita competência e profissionalismo para atuar no mercado, e o treinamento e o desenvolvimento traz tudo isso para a empresa.
03 – Liste e caracterize as etapas de um Treinamento;
Resp.: 1) Levantamento das necessidades de treinamento: é a fase onde se faz o diagnosticodas necessidades de treinamento, este levantamento é feito junto 
com a assessoria de R H e com os gerentes de cada área. 
2) Planejamento de treinamento: é a fase de s e estabelecer o objetivo de cada treinamento para que complemente as necessidades da empresa. 
3) Execução ou organização do treinamento: é a fase que se reúne os recursos humanos, materiais, financeiros e estruturais para a realização do treinamento. 
4) Avaliação do treinamento: é quando se vai avaliar, identificar a eficácia do treinamento realizado e s e os resultados pretendidos foram alcançados.
ATIVIDADE AULA 04
01 - Conceitue Salário e Remuneração, caracterizando suas particularidades;
Resp.: Salário: é o valor recebido pela prestação de um serviço, é o valor relativo a uma tarefa ou cargo. Pode ser calculado por hora ou pelo valor mensal, o salario mensal de um funcionário horista é c alculado pelo número de horas trabalhadas, já o salario mensal é fixo e não varia em relação ao numero de horas, é o valor estabelecido para o cargo e registrado em carteira ou contrato de trabalho. 
Remuneração: consiste no somatório do salario e das vantagens, 
benefícios e atrat ivos que a organização concede ao funcionário. Quando se fala em renumeração, o significadorefere-se ao conjunto de todos os valores pagos ao funcionário.
02 – Como determinar uma remuneração? Como Administrador(a), quais aspectos julga necessário para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz? Justifique sua resposta.
Resp.: Não é nada fácil determinar uma remuneração, primeiramente é preciso analisar as condições financeiras da em presa, sua cultura organizacional e a estrutu ra dos cargos são os fatores que influenciam na hora de determinar uma remuneração. Há também um a legislação que regulamenta um teto salarial para alguns cargos.
03 – Quanto ao composto salarial, liste as formas como podem ser caracterizados, exemplificando a resposta.
Resp.: Fatores internos: todos os esforços dos elementos predominantes na Organização e que dependem de decisões e fatores culturais e internos da organização, como tipo de cargo, existente, política salarial, capacidade financeira da organização e competitividade. Fatores externos: variáveis predominantes no ambiente externo, que de uma maneira ou outra influenciam os salários ou as práticas salariais da organização como situação do mercado, sindicatos, situação econômica do país, concorrência do mercado, etc.
04 – O que são benefícios? Podem ser Legais e por liberalidade da empresa. Liste pelo menos 03 exemplos de cada tipo e caracterize-os.
Resp.: Benefícios são os aspectos indiretos da remoneração total dos empregados. 
Incluem remuneração fora do trabalho, pagamento de seguro e assistência médica, serviços aos empregados e renda de aposentadoria. Eles podem ser legais ou por liberdade da empresa. Os legais são os exi gidos pela legislação. E os por liberdade da empresa são concedidos pela empresa por vontade 
desta. 
Benefícios legais: 
- Auxilio doença; 
- Férias; 
- 13º salario. 
Benefícios por liberdade da empresa: 
- Cesta Básica; 
- Vale refeição; 
- Seguro de vida.
BOM ESTUDO!
�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes