A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
exercicios prova para estudar AV Ergonomia

Pré-visualização | Página 1 de 5

Ref.: 201711072829
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Considerando a contextualização histórica dos fatos que contribuíram para o pensamento ergonômico, era muito comum, em meados do século XIX, os trabalhadores serem submetidos a diversas situações consideradas inadequadas para a realização de suas tarefas. Nesse sentido, é correto afirmar que:
		
	 
	Muitos trabalhadores em meados do século XIX exerciam o seu trabalho desmotivados e submetidos a ambientes insalubres ou perigosos.
	
	É muito difícil apontar culpas pelas ocorrências junto aos operários que resultavam em perdas ou afastamentos definitivos de postos de trabalho, pois sempre existiu por parte dos donos de fábrica uma grande atenção em buscar melhorias para as condições de trabalho.
	
	As ações empreendidas pelos donos de fábrica pertinentes às condições de trabalho, durante a Segunda Revolução Industrial, atingiram o seu ápice. Isto é, todos os trabalhadores eram suficientemente protegidos enquanto exerciam as suas tarefas.
	
	A maioria das tarefas que os operários realizavam era considerada segura e adequada durante a Segunda Revolução Industrial.
	
	Apesar das condições de trabalho nos chãos-de-fábrica, em meados do século XIX não serem as ideais, o mesmo não se pode afirmar que eram frequentes acidentes com trabalhadores.
	
	 
	Ref.: 201711090486
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Como você entende a contribuição da Ergonomia na busca por melhorias nas condições de trabalho em ambientes de chão de fábrica?
		
	
	Atua como responsável pela manutenção de equipamentos operados por todos os trabalhadores nas áreas de trabalho.
	 
	Procura orientar a gestão responsável pela fábrica na busca por soluções que tragam uma melhor relação homem-máquina e homem-ambiente, como por exemplo: diminuição de ruídos de máquinas, ajuste de luminosidade conforme o local de trabalho, climatização adequada para ambientes com muitos trabalhadores, entre outros aspectos.
	
	É uma área do conhecimento que permite entender o trabalho, procurando selecionar e definir a contratação de funcionários capacitados para trabalhar em processos de fabricação.
	
	É responsável pela análise que tipo de impacto financeiro pode acarretar na lucratividade do negócio devido à ausência de um funcionário que atua em uma linha de produção de uma fábrica.
	
	Tem foco no dimensionamento dos postos de trabalhos de uma fábrica, mas não tem preocupação quanto à sinalização dos mesmos.
	
	 
	Ref.: 201711072832
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O conceito de Ergonomia foi discutido durante décadas até que se chegasse em um entendimento que fosse possível implementá-lo em situações de trabalho. Assim, deve-se compreender que a interpretação e justificativa mais atuais para este conceito considera que a Ergonomia é a área do conhecimento que:
		
	
	Estabelece ações que atendam somente o interesse do empregador, porque quando ocorre algum tipo de acidente no trabalho cabe a ele a responsabilidade exclusiva.
	
	Procura adaptar o trabalhador ao seu trabalho independente de suas aptidões físicas, não sendo objeto de interesse as suas limitações psicológicas.
	
	Atua apenas na proteção e na mudança de postura do trabalhador no momento em que realiza a sua tarefa porque ele não demonstra, ou expressa comprometimento, na maioria das vezes dentro do seu trabalho.
	
	Direciona a atenção sobre o projeto de cada posto de trabalho antes de receber o trabalhador.
	 
	Requer o estudo da relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando fortalecer uma visão de integração entre as condições de trabalho.
	
	 
	Ref.: 201711072836
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Administração Científica foi um marco para a história do pensamento administrativo, tendo como pioneiro Frederick Taylor. Muito do que buscava Taylor, na verdade, soava como contraponto ao pensamento Ergonômico. Todavia, não se pode negar que, em alguns casos, existiam pontos semelhantes entre esses dois pensamentos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela sentença que contém uma frase que estabelece tal convergência:
		
	
	Taylor desconsiderava as suas limitações físicas, ambientais e psicológicas
	
	O objetivo principal era alcançar a diminuição de custos.
	
	Era permitido explorar o trabalhador para extrair do mesmo o máximo de retorno possível para o sistema produtivo.
	
	O trabalho era pensado na Administração Científica sob à ótica do trabalhador.
	 
	Taylor concentrou-se na busca pela otimização do trabalho, que envolvia realizar as tarefas de uma maneira mais racional e com a máxima economia de esforço físico.
	
	 
	Ref.: 201711173850
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando se retorna ao tempo aonde as primeiras contribuições em Ergonomia, mais precisamente em meados do século XIX, eram trazidas para serem discutidas por filósofos entre outros pensadores, tais como: Jastrzebowski (1857), percebe-se que tal ciência se tornaria algo muito importante com o passar dos anos. Isto se devia ao fato de muitas situações de trabalho, sobretudo, aquelas presentes na Segunda Revolução Industrial, estarem associadas com as problemáticas existentes na abordagem ergonômica. Em relação ao entendimento da Ergonomia naquela época sob o ponto de vista de tal filósofo citado anteriormente neste texto, é correto afirmar:
		
	
	Não compreendia questões pertinentes à essência do ser humano, ou seja, apenas lidava com aspectos relacionados com a utilização de ferramentas durante a tarefa realizada pelo trabalhador.
	 
	Era entendida como uma ciência do trabalho que se busca a compreensão da atividade humana em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação.
	
	Tinha forte preocupação em proteger quem contratava os trabalhadores para evitar indenizações em caso de acidentes.
	
	Estendia uma série de benefícios à classe trabalhadora, entre os quais se incluía o direito a folga semanal.
	
	Era defendida como se fosse uma lei para proteger todo e qualquer trabalhador em seu posto de trabalho.
	
	 
	Ref.: 201711072839
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Ergonomia aplicada corretamente contribui para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, mais racional e com menos força, implicando em ganhos de produtividade que podem ser decorrentes do bem-estar e motivação do trabalhador. Algo que é buscado quando se considera o pensamento ergonômico. Assinale a alternativa que corresponde ao primeiro pensamento relacionado à publicação na OMS que definiu a Ergonomia:
		
	
	Cuidar de maneira preventiva é melhor do que corrigir erros de produção.
	
	Arte de cuidar da saúde dos trabalhadores enquanto descansam.
	 
	Uma tecnologia da concepção do trabalho baseada nas ciências da biologia humana.
	
	Tudo é relativo no ambiente de trabalho, inclusive a saúde dos trabalhadores.
	
	É a ciência que estuda a vida das pessoas em diferentes ambientes.
	Ref.: 201711072960
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A Associação Brasileira de Ergonomia estabelece alguns domínios da Ergonomia, entre os quais procura relacionar a Ergonomia com o conhecimento de como o sistema deve ser usado, suas estruturas organizacionais e de processos. Neste caso, assinale a alternativa que está relacionada com esse tipo de domínio:
		
	
	Física.
	
	Ambiental.
	
	Espacial.
	 
	Organizacional.
	
	Cognitiva.
	
	 
	Ref.: 201711072958
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Ergonomia é considerada um assunto de muita relevância nos meios científicos por tratar de temas que envolvem a saúde e segurança de pessoas quando são realizadas tarefas em ambientes salubres, insalubres ou perigosos. Assim

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.