Buscar

Relatorio - Preparação de Solução

Prévia do material em texto

etec cidade do livro
GABRIEL THOMAZ de jesus
GIANLUCA MAZZINI
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO
Lençóis Paulista – SP
16 de setembro de 2019
GABRIEL THOMAZ de jesus
GIANLUCA MAZZINI
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO
Relatório prático sobre “Preparação de Solução” da Disciplina Análise dos Processos Físico-Químicos da Etec Cidade do Livro, para obtenção dada Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Química. 
 Professor da Disciplina. Jean Afonso
Lençóis Paulista– SP
16 de setembro de 2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO	4
2. OBJETIVO	4
3. MATERIAIS E MÉTODOS	4
3.1. Materiais e equipamentos	4
3.2. Reagentes	4
3.3. Procedimentos	4
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES	5
5. CONCLUSÕES	5
6. BIBLIOGRAFIA	6
	
1. INTRODUÇÃO
Soluções, ou Soluções Verdadeiras, são as resultantes da união entre duas ou mais substâncias diferentes formando uma mistura homogênea, que se apresentam obrigatoriamente em uma única fase no seu aspecto visual. Por se tratar de misturas homogêneas, as soluções são formadas pela associação de pelo menos um material capaz de ser dissolvido por outro, o soluto e o solvente. Sendo que o soluto será a substância dispersa, enquanto o solvente será o dispersante. As soluções podem receber classificações diferentes a partir do estado físico do solvente (sólido, líquido e gasoso), da condutividade elétrica (iônicas ou moleculares) e da proporção do soluto e do solvente (diluída, concentrada, insaturada, saturada e supersaturada). 
No geral, as soluções são importantes e estão muito presentes no nosso cotidiano, temos como exemplo o ar que respiramos, a água do mar, as bebidas, os remédios, o sangue, a urina, etc.
2. OBJETIVO
	
	Preparar duas soluções, uma utilizando o permanganato de potássio (KMnO4) e outra utilizando o dicromato de potássio (K2Cr2O7).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 
3.1. Materiais e equipamentos
Balão Volumétrico (100 mL);
Proveta de Plástico (100 mL);
Erlenmeyer (500 mL);
Balança Semi-Analítica;
Vidro Relógio;
Espátula;
Pisseta;
Bastão de Vidro;
Funil de Plástico
3.2. Reagentes
Permanganato de Potássio (KMnO4);
Dicromato de Potássio (K2Cr2O7);
Água Destilada
3.3. Procedimentos
Foi calculado a quantidade de gramas necessárias para preparar ambas soluções, e, em seguida, os valores obtidos foram anotados.
O valor obtido, em gramas, do permanganato de potássio foi pesado junto de um vidro-relógio (foi zerado a massa do vidro de relógio) na balança semi-análitica e, em sequência, foi anotado o valor da pesagem.
Transferiu-se o reagente, no vidro relógio, para o Erlenmeyer com o auxílio da espátula.
Pós transferência, foi medido 100mL de água destilada na proveta de plástico, e em seguida, a água destilada foi transferida para o Erlenmeyer, onde estaria o permanganato de potássio.
Foi iniciado o preparo da solução fazendo o uso do bastão de vidro, e após isso, para finalizar o preparo dela, o Erlenmeyer foi agitado em movimento circular.
Colocou-se o funil de plástico no balão volumétrico, então foi feita a transferência da solução, presente no Erlenmeyer, para o balão volumétrico.
Os mesmos procedimentos foram realizados novamente, porém dessa vez substituindo o reagente permanganato de potássio pelo dicromato de potássio.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tabela 1 – Dados do Experimento (valores fornecidos)
	Reagente
	Fórmula Química
	Molaridade (mol*L-1)
	Massa de água destilada (mL)
	Permanganato de Potássio
	KMnO4
	0,05 mol*L-1
	100 mL
	Dicromato de
Potássio
	K2Cr2O7
	0,15 mol*L-1
	100 mL
Tabela 2 – Dados do Experimento (valores obtidos)
	Reagente
	Massa necessária (g)
	Massa Molar (g/mol)
	Massa obtida (g)
	Permanganato de Potássio
	0,79 g
	158 g/mol
	0,7982 g
	Dicromato de Potássio
	4,41 g
	294 g/mol
	4,4119 g
	Para encontrar o valor, aproximado, em gramas, necessário para realizar o preparo das soluções, foi necessário usar os dados fornecidos pelo experimento (Tabela 1) para realizar o cálculo da Molaridade, ou, Concentração Molar (M), e assim encontrar o valor, em gramas, que era necessário. A Molaridade se dá pela seguinte fórmula:
	Onde:
	M = molaridade (mol*L-1)
	m = massa (g)
	MM = massa molar (g/mol)
	V = volume (L)
 M = 
	
Substituindo pelos valores na fórmula, temos:
	Permanganato de Potássio
	Dicromato de Potássio
	0,05 = 
	0,15 = 
	0,05 = 
	0,15 = 
	m = 0,05 * 15,8
	m = 0,15 * 29,4
	m = 0,79 g de KMnO4
	m = 4,41 g de K2Cr2O7
	
	
	Obs: Como a fórmula da Molaridade trabalha somente com Litros, foi neces-
sário converter 100 mL para 0,1 L (100/1000 = 0,1)
	
	Os cálculos foram realizados da maneira correta obtendo resultados verdadeiros. No entanto, como um todo, o experimento, infelizmente, foi um fracasso, devido a maneira de como foi realizado o preparo da solução. A maneira utilizada estava incorreta e forneceu um resultado muito acima do esperado para esse experimento.
5. CONCLUSÕES
Preparar uma solução, é um experimento rápido e fácil de se fazer, e, além disso, muito essencial para o dia-a-dia de um químico. Então, por isso, é de extrema importância que ocorra uma compreensão não só teórica, mas também prática em relação aos preparos de soluções, para obter um bom manuseio com as mesmas e assim alcançar o sucesso nos experimentos.
6. BIBLIOGRAFIA
1. BENEDITO JUNIOR, José et al. 5. SOLUÇÕES. In: BENEDITO JUNIOR, José et al. ANÁLISE DOS PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS. Lençóis Paulista: Etec Cidade do Livro, [2018]. p. 21.
2. DIAS, Diogo Lopes et al. Soluções: Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solucoes.htm>. Acesso em: 14 set. 2019.
3. "Soluções" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 14/09/2019. Disponível na Internet em <http://www.soq.com.br/conteudos/em/solucoes/>

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes