Buscar

Relatório - Reações Químicas

Prévia do material em texto

etec cidade do livro
BRUNO fernando fischer SHIMONAKA
cAUÃ HENRIQUE SAes
GABRIEL THOMAZ de jesus
GIANLUCA MAZZINI
GUSTAVO VIOTTO berto
classificação das reações químicas
Lençóis Paulista – SP
14 de setembro de 2019
BRUNO fernando fischer SHIMONAKA
cAUÃ HENRIQUE SAes
GABRIEL THOMAZ de jesus
GIANLUCA MAZZINI
GUSTAVO VIOTTO berto
classificação das reações químicas
	
Relatório prático sobre “Classificação das Reações Químicas” da Disciplina Tecnologia dos Materiais Inorgânicos da Etec Cidade do Livro, para obtenção dada Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Química. 
 	 Professor da Disciplina. Luciane Eneida Paccola
Lençóis Paulista – SP
14 de setembro de 2019
S U M Á R I O
1. INTRODUÇÃO	4
2. OBJETIVO	4
3. MATERIAIS E MÉTODOS	4
3.1. Materiais	4
3.2. Reagentes	4
3.3. Procedimentos	4
3.3.1. Simples Troca	4
3.3.2. Decomposição ou Análise	5
3.3.3. Dupla Troca	5
3.3.4. Adição ou Síntese	5
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES	5
4.1. Simples Troca	5
4.2. Decomposição ou Análise	5
4.3. Dupla Troca	5
4.4. Adição ou Síntese	6
5. CONCLUSÕES	6
6. BIBLIOGRAFIA	7
	
1. INTRODUÇÃO
	As Reações Químicas são um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações químicas, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "construir" novas moléculas. Assim, as moléculas presentes nessas substâncias sofrem alterações, e, dessa maneira, acabam gerando novas moléculas, que por sua vez, permite com que os átomos dos elementos permanecem inalterados.
No nosso cotidiano, há muitas reações químicas envolvidas, como por exemplo no preparo de alimentos, a própria digestão destes alimentos no nosso organismo, a combustão nos automóveis, o aparecimento da ferrugem, a fabricação de remédios etc.
A forma que é usada para representar a reação química chama-se Equação Química. Nela, colocamos os elementos que estão envolvidos na reação, de forma abreviada, e como ela aconteceu, através de símbolos já padronizados. As equações químicas representam a escrita usada pelos químicos e de forma universal, ou seja, é a mesma em qualquer país.
As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na Equação Química. Reagentes são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação. Enquanto, os Produtos são as substâncias resultantes da reação química.
As reações químicas, com a presença de reagentes e produtos, são classificadas de quatro maneiras, essas são: Síntese ou Adição (reação entre dois reagentes gerando um produto), Análise ou Decomposição (reação onde um reagente se torna dois produtos), Simples Troca (reação entre uma substância simples e outra composta, levando à transformação da substância composta em simples) e Dupla-Troca (reações entre duas substâncias compostas que permutam entre si os elementos químicos, gerando duas novas substâncias compostas).
2. OBJETIVO
	Inserir na prática e compreender, o conceito teórico da Classificação das Reações Químicas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1. Materiais
1 Elástico;
1 Garra metálica;
5
1 Kitassato;
1 Rolha;
1 Suporte de Tubo de Ensaio;
1 Suporte Universal;
2 Tubos de ensaio
5
3.2. Reagentes
Zinco Metálico (Zn);
Ácido Clorídrico (HCl);
Água Oxigenada (H2O2);
Dióxido de Manganês (MnO2);
Cloreto de Ferro III (FeCl3);
Tiocianato de sódio (NaSCN)
3.3. Procedimentos
3.3.1. Simples Troca
Foi pego um kitassato, e em sua “saída lateral” foi posto, e, preso um balão através do auxílio de um elástico.
Então, foi despejado um pouco do ácido clorídrico junto de algumas gramas do zinco. 
Após isso, deixou-se eles reagirem, os deixando em observação.
3.3.2. Decomposição ou Análise
Foi pego um suporte universal onde no mesmo é alojado a garra metálica que tem como função segurar um dos dois tubos de ensaio.
Acrescentou-se água oxigenada junto do dióxido de manganês dentro do tubo de ensaio, que está sendo segurado pela garra, e deixou-se reagir.
Após a reação, o tubo de ensaio foi colocado no suporte para tubos de ensaio.
3.3.3. Dupla Troca
Foi pego o segundo tubo de ensaio e, assim, adicionou-se uma solução de cloreto de ferro III junto do tiocianato de sódio dentro do tubo, o deixando reagir.
Enquanto ocorria a reação, o tubo de ensaio era levemente agitado.
Após a reação, o tubo de ensaio foi colocado no suporte para tubos de ensaio.
3.3.4. Adição ou Síntese
O hidrogênio gerado na reação de Simples Troca se junta ao oxigênio gerado na nossa atmosfera, se tornando um só.
 
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Obs: As equações químicas estão todas balanceadas.
4.1. Simples Troca
Zn + 2 HCl = ZnCl2 + H2
Nessa reação, o cloro se separou do hidrogênio e foi para o zinco formando o Cloreto de Zinco (ZnCl2), enquanto o hidrogênio ficou sozinho na reação. No experimento, quando o hidrogênio se separa do cloro, ele volta ao estado gasoso e preenche o balão que estava preso no kitassato, e ao expor uma fonte de calor (fogo) o balão explode liberando o hidrogênio e o queimando, isso acontece porque o hidrogênio é uma substância altamente inflamável.
4.2. Decomposição ou Análise
 MnO2
2 H2O2 = 2 H2O + O2
	Nessa reação, o dióxido de manganês ao entrar em contato com a água oxigenada, teve a função de um catalisador (uma substância que reduz a energia de ativação de uma reação química e aumenta a sua velocidade de reação, sem participar dela) fazendo com que a água oxigenada se separasse em água e oxigênio. No experimento, foi possível comprovar que o oxigênio estava sendo liberado durante essa reação química devido o seguinte fator: ao colocar a extremidade – que possui um agente oxidante, enxofre e cola – ou, a “ponta” de um palito de fósforo recém apagado sobre o tubo de ensaio durante a reação, fará com que o palito de fósforo volte a pegar fogo, isso devido o oxigênio, que está sendo liberado, ser um comburente, uma substância que ajuda a propagar o fogo, presente no triângulo do fogo (comburente, combustível e calor).
4.3. Dupla Troca
FeCl3 + 3 NaSCN = Fe(SCN)3 + 3 NaCl
	Nessa reação, houve a troca do cloro pelo tiocianato, e vice-versa, ou seja, o cloreto de ferro III se separou, assim como também o tiocianato de sódio se separou, no final da reação química, foi formado o tiocianato de ferro III (Fe(SCN)3) e o cloreto de sódio (NaCl), popularmente conhecido como sal de cozinha. No experimento, foi possível notar a reação química, durante o processo de agitação do tubo de ensaio onde a cor dos produtos ia alterando devido a presença de ferro III que ao reagir com certas substâncias altera de cor devido as suas propriedades químicas.
4.4. Adição ou Síntese 
2 H2 + O2 = 2 H2O(v)
	Nessa reação, o hidrogênio se junta com o oxigênio para formar água em seu estado gasoso. No experimento, não houve nenhuma observação visual, apenas sabe-se que os resquícios de hidrogênio liberado durante a reação química de Simples Troca, se juntou com o oxigênio da atmosfera, assim formando a água em seu estado gasoso.
5. CONCLUSÕES
	As reações químicas, caracterizadas pelas transformações físicas, são fenômenos que ocorrem aos milhares, e, em diversas situações e condições ao nosso redor. Às vezes percebemos algumas delas, mas muitas vezes não as notamos. Por exemplo, a formação de ferrugem em um portão de ferro exposto à ação do ar é uma dessas reações que podemos perceber com facilidade. Contudo, é necessário certo cuidado ao analisar as evidências, pois nem sempre elas caracterizam uma transformação química. Os processos de dissolução (soluto sendo dissolvido por um solvente), por exemplo, em geral não podem ser classificados como transformações químicas, pois esses processos caracterizam-se, a rigor, por seremtransformações físicas.
6. BIBLIOGRAFIA
1. ALVES, Líria. Classificação das Reações Químicas: Alunos Online. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/quimica/classificacao-reacoes-quimicas.html>. Acesso em: 09 set. 2019.
2. "Reações químicas" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 09/09/2019. Disponível na Internet em <https://www.soq.com.br/conteudos/ef/reacoesquimicas/>
3. MAGALHÃES, Lana. Reações Químicas: Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/reacoes-quimicas/>. Acesso em: 09 set. 2019.
4. ALVES, Líria et al. Fósforo no palito ou na caixinha?: Mundo Educação. Disponível em: <https://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php>. Acesso em: 13 set. 2019.
5. "Catalisador e inibidores" em SóQ. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Consultado em 15/09/2019. Disponível na Internet em <http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php>

Continue navegando