Buscar

Cidadania formal-antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cidadania formal
A cidadania formal diz respeito à maneira como a cidadania está descrita formalmente nos documentos e leis de um país, nas Constituições, e que garante direitos aos indivíduos. Estabelece uma relação de pertencimento de um indivíduo a um Estado Nação.
Cidadania substantiva
A cidadania substantiva (ou cidadania real) diz respeito à maneira como a cidadania é vivida na prática, no dia a dia. Relaciona-se à posse efetiva de direitos civis, políticos e sociais. A categoria cidadania substantiva possibilita avaliar se um indivíduo, apesar de ter garantido legalmente seus direitos, tem de fato os direitos preservados no dia a dia. Podemos notar que nem todos os indivíduos em uma comunidade são iguais socialmente, apesar das garantias legais. Frequentemente há uma estruturação da sociedade que disponibiliza de maneira desigual os bens e serviços produzidos, gerando sofrimento, necessidade e preconceito a diversos segmentos.
Cidadania e saúde
Se pensarmos nas políticas públicas de saúde, por exemplo, e lembrarmos um dos seus princípios – o da universalidade –, veremos que há um descompasso entre o que está formalizado e o que é praticado. Em temos legais, remetendo à cidadania formal, temos que todos os indivíduos têm direito à atenção à saúde, em todos os níveis de complexidade.
Certamente a cidadania “formal” foi conquistada; a lei garante acesso às ações em saúde a todos que delas precisarem. Entretanto, a cidadania “real”, “substantiva”, pode estar longe de ser atingida, uma vez que uma parcela significativa da população brasileira não tem à disposição um mínimo de atenção à saúde.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes