Buscar

Projeto Fica Vivo: A Ginga dos Excepcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��
�
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE
Rua Pau-Brasil, nº. 399. Bairro Floresta
E-mail: �HYPERLINK "mailto:apaecf@yahoo.com.br"�apaecf@yahoo.com.br� – (31)3846-2945
���
 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Coronel Fabriciano, fundada em 1989, é uma instituição filantrópica que tem como objetivo oferecer atendimentos educacionais e clínicos de qualidade, que propicie o desenvolvimento das potencialidades de nossos educandos, proporcionando uma formação integral de acordo com suas potencialidades, como elemento de auto – realização, preparação para o mercado de trabalho e a formação básica como cidadão, mediante o exercício efetivo desta condição, numa perspectiva de aprender sempre com vistas à inclusão social da pessoa com deficiência.
 A APAE presta serviços gratuitos desenvolvendo ações sócio assistenciais de cunho humanizado, com o objetivo de facilitar a relação interpessoal de seus membros, sua integração na comunidade e consequentemente a inclusão social. Busca ainda, garantir o acesso deste público nos serviços ofertados na instituição, bem como o conhecimento de outros serviços que possam facilitar a aquisição e ampliação de direitos.
 Um dos viés é oportunizar aos alunos/pacientes o acesso aos serviços oferecidos pela instituição, bem como o conhecimento dos serviços prestados pela rede sócio assistencial que possam facilitar a aquisição e ampliação de direitos. A entidade presta serviços à pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a partir de zero ano de idade e suas famílias. A capacidade de atendimento é de aproximadamente 300 alunos/pacientes.
 As receitas da APAE – CORONEL FABRICIANO, necessárias à manutenção, são constituídas, em sua maioria, por contribuições de associados e de terceiros através da central de doações. A instituição conta também com convênios com o poder Público para execução de alguns programas e realiza eventos esporádicos para captar recursos.
 No Ano de 2017 foram realizados eventos e atividades para captação de recursos financeiros. Estas atividades visam elaborar estratégicas com metas bem definidas, contribuindo para estabilidade financeira da instituição através de ferramentas que divulgam o trabalho realizado pela entidade, fortalecendo sua imagem junto ao público externo, envolvendo o público interno nas ações desenvolvidas, buscando sempre parceiros e arrecadando recursos financeiros.
	INFORMAÇÃO SOBRE O PROJETO
	1
	Nome do projeto: Fica Vivo: A Ginga dos Excepcionais
	2
	Período de Execução: 24 meses
	3
	Localização (Município - Estado): Coronel Fabriciano – Minas Gerais
	4
	Área do projeto:
(X) Educação
( ) Meio Ambiente
( ) Geração de Trabalho e Renda
(X) Cidadania e Direitos Humanos
	5
	Público-alvo:
Educação dos Anos Iniciais (Crianças de zero a nove anos) - Estimulação precoce (0 a 3 anos e 11 meses): crianças consideradas de risco; com deficiência mental, física, visual, auditiva, múltipla; com autismo e psicose infantis e com atraso no desenvolvimento. 
Integrantes da oficina de Capoeira (a partir de 15 anos) – Adolescentes e jovens com deficiência intelectual e múltipla associada (s) ou não com outras deficiências. Total de 50 pessoas, com situação socioeconômica precária, que serão beneficiárias diretas com a execução da oficina da Capoeira. 
	6
	Objetivo:
Geral: Propiciar aos alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla oportunidades favoráveis ao desenvolvimento de suas potencialidades/ habilidades, conforme diversidades inerentes a cada educando utilizando a prática esportiva e cultural, qual seja, a capoeira, que possibilitará o desenvolvimento cognitivo, motor e social.
Específicos:
Possibilitar a oferta de uma nova modalidade cultural esportiva;
Possibilitar o conhecimento histórico da capoeira enquanto elemento significativo do processo de construção histórico do país; 
Promover pertencimento social, que será obtido através da convivência grupal dos integrantes da oficina;
Possibilitar discussões em grupo sobre temas transversais relevantes ao público da APAE: meio ambiente, cidadania, limites e normas, educação, sexualidade, direitos da pessoa com deficiência, dentre outros.
	7
	Valor total do projeto: R$59.140,00
	8
	Organizações terceiras/parceiras envolvidas no projeto:
A Capoeira é uma arte capaz de unir as pessoas, e esse é um dos principais objetivos da APAE, tendo em vista que corriqueiramente, o público atendido costuma ser segregado socialmente, em razão das deficiências que os acometem. Deste modo, desejamos que a principal parceira deste projeto seja a Comunidade, principalmente aquela que abrange a área territorial em que a APAE tem sua sede. 
A comunidade (escolar, de moradores, dentre outras) será convidada a participar ativamente da execução do Projeto Fica Vivo: A Ginga dos Excepcionais! Sobretudo no que se refere á participação nas oficinas e a possibilidade de que os integrantes da Capoeira se apresentem em espaços públicos diversos, como escolas, Unidades Básicas de Saúde, igrejas, entre outros. 
Por ser um projeto que propicia às crianças e jovens com deficiência intelectual e/ou múltipla oportunidades favoráveis ao desenvolvimento de suas potencialidades/ habilidades, conforme diversidades inerentes a cada educando utilizando a prática esportiva e cultural, e que possibilitará o desenvolvimento cognitivo, motor e social, a APAE tem a intenção de dar continuidade ao mesmo, tendo como parceiro seus asociados e comunidade local. 
Esse é um projeto piloto cuja a intenção é que seja mantido a longo prazo e aperfeiçoado com o tempo, objetivando ainda o aumento do numero de alunos atendidos e uma possível abertura a membros da comunidade.
A Apae, declara que para executar as aulas e didáticas do projeto contrata o Esteferson Muniz Neves, CPF 013.901.586-83 como professor responsável pelo projeto durante todo o período de execução do mesmo.
Contratado: Esteferson Muniz Neves, Brasileiro, Educador Fisico, C.P.F. nº 013.901.586-83, residente e domiciliado na Av. Vasco da Gama, 399, Bairro Mangueiras em Coronel Fabriciano.
 
As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Termo de Compromisso de Trabalho, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas no presente. 
A prestação de serviços na área de condicionamento físico (aulas de capoeira) pelo professor de educação física descrito acima. 
O presente compromisso terá validade de 24 meses, a iniciar-se em janeiro de 2019 até dezembro de 2020
Declaro para os devidos fins que se fizerem necessários, que todas as informações prestadas neste projeto são verdadeiras.
Por ser verdade, firmo o presente.
Coronel Fabriciano, 02 de Janeiro de 2019.
_______________________________
Danúbia Vieira A. F. de Paula
 Assistente Social
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais