A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Revisar envio do teste 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Revisar envio do teste: ATIVIDADE AVALIATIVA 2 
Conteúdo
	Usuário
	JEFFERSON TIMOTEO DA SILVA 
	Curso
	Bloco 2 - GRA0457 COMPUTAÇÃO GRÁFICA E MODELAGEM 3D PNA (ON) - 201910.29768044.06 
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 2 
	Iniciado
	19/05/19 17:24 
	Enviado
	19/05/19 18:15 
	Status
	Completada 
	Resultado da tentativa
	1,75 em 2,5 pontos   
	Tempo decorrido
	50 minutos 
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários 
Pergunta 1 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A principal característica de um material é a sua cor, que apresenta como propriedades: matiz, saturação e brilho. Por meio da configuração desses parâmetros, é possível determinar as características de cada cor. Para a representação mais realística dos modelos, o projetista pode, ainda, editar a opacidade utilizando um mapa de transparência. Assim, considerando as informações explicitadas e os conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta a relação das cores nesse tipo de mapa. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Enquanto a cor preta representa o material totalmente transparente, a cor branca indica que ele é completamente opaco. 
	Resposta Correta: 
	
Enquanto a cor preta representa o material totalmente transparente, a cor branca indica que ele é completamente opaco. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. O mapa de transparência, como o próprio nome indica, é utilizado para atribuir e controlar a transparência dos materiais. Nesse tipo de mapeamento, a cor preta é 100% transparente e a cor branca é 100% opaco; assim, é possível variar essa intensidade para obter materiais mais ou menos translúcidos. 
	
	
	
Pergunta 2 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O processo de criação de personagens virtuais 3D conta com diversos tipos de modelagem e mapeamento de imagens. Dessa forma, cabe ao projetista selecionar qual é a melhor técnica a ser adotada, de acordo com o objetivo pretendido. As soluções escolhidas devem ser compatíveis com o produto esperado. É necessário, então, que o projetista tenha uma visão global das possibilidades que o software de modelagem empregado oferece a ele. Com base no exposto, relacione as expressões a seguir com as suas respectivas descrições. 
 
I) Mapeamento UV-Texel.
II) Plane Modeling. 
III) Modelagem poligonal.
IV) Modelagem NURBS.
 
(   ) Consiste na criação de modelos a partir de cálculos matemáticos.
(  ) É o mapeamento de imagens sobre planos de referência, facilitando o processo de modelagem.
(  ) Consiste em uma matriz bidimensional composta por eixo horizontal (U) e eixo vertical (V). 
(   ) Trata-se da técnica que cria modelos a partir de polígonos, vértices e arestas.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
IV, II, I, III. 
	Resposta Correta: 
	
IV, II, I, III. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Para a criação de objetos, o projetista precisa dominar técnicas de modelagem e mapeamento. São técnicas de modelagem: (3) modelagem poligonal, que opera com a criação de modelos a partir de volumes poligonais; (4) modelagem NURBS, que trabalha com a criação de modelos a partir de fórmulas e cálculos complexos e precisos. São técnicas de mapeamento: (1) mapeamento UV-Texel, que cria materiais para revestir os modelos; (2) plane modeling , que importa imagens de referência que funcionam como “guia” para a modelagem poligonal. 
	
	
	
Pergunta 3 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Softwares, como o 3DS Max, permitem que o projetista trabalhe com imagens de referência durante o processo de modelagem. Para isso, é necessária a criação de planos e, posteriormente, a aplicação das imagens correspondentes para cada vista, sendo esse procedimento denominado Plane Modeling . Considerando as informações explicitadas e os conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta as vantagens desse tipo de modelagem. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Os planos de referência atuam como guia para a modelagem, tornando o modelo mais próximo do objeto real. 
	Resposta Correta: 
	
Os planos de referência atuam como guia para a modelagem, tornando o modelo mais próximo do objeto real. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Os planos de referência são imagens que atuam como guia, uma vez que o projetista irá usá-las como orientação para o processo de modelagem, o que permite que o produto final seja mais próximo do objeto real. Esses planos não se transformam no modelo ou em textura, ou seja, são apenas imagens que auxiliam o processo, não dispensando o uso de ferramentas de criação e edição da forma. 
	
	
	
Pergunta 4 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Andaló (2015), a modelagem poligonal permite a manipulação dos polígonos e os seus componentes. Dessa forma, o usuário pode utilizar técnicas de box modeling e extrusão da aresta para modelar um personagem, editando a forma inicial, ainda primitiva.
 
ANDALÓ, F.   Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. 
São Paulo: Érica, 2015.
 
Assim, considerando as informações explicitadas e os conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta a finalidade do comando de subdivisão na edição de objetos modelados no software Blender. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
A subdivisão tem como objetivo decompor o elemento selecionado em várias unidades que recebem comandos de edição de modo independente, embora apresentem aderência às faces vizinhas.
  
	Resposta Correta: 
	
A subdivisão tem como objetivo decompor o elemento selecionado em várias unidades que recebem comandos de edição de modo independente, embora apresentem aderência às faces vizinhas.
  
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. A subdivisão de uma face, no Blender, divide a face selecionada. Quando essa divisão ocorre, cada uma dessas partes pode ser submetida a um comando de edição, como o Extrude ou o Scale. No entanto, essas partes não são totalmente isoladas, já que elas apresentam aderência à parte vizinha, ou seja, estão “grudadas” umas às outras. 
	
	
	
Pergunta 5 
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Na modelagem 3D digital, o projetista utiliza mapas para caracterizar um objeto. Um único material pode ser formado por diversos mapas que, em conjunto, irão determinar as propriedades do material criado. Para realizar o mapeamento de imagens utilizando o software Blender, o projetista pode trabalhar com o mapa de textura retangular. Considerando esse padrão de mapa, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Para mapear um cone, o arquivo de mapa deve ser circular. 
	Resposta Correta: 
	
O preenchimento da superfície é feito a partir da repetição da textura. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois, no mapeamento, uma única textura pode ser repetida inúmeras vezes para preencher uma superfície do modelo. Desse modo, não é necessário criar um arquivo de textura específico com as dimensões da superfície que serão mapeadas. Objetos dos mais diversos formatos podem receber uma textura retangular, porém é importante destacar que a qualidade do arquivo de imagem afeta o resultado final do mapeamento. 
	
	
	
Pergunta 6 
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Segundo Derakhshani e Derakhshani (2012), o mapeamento de imagens ajuda a definir a aparência do objeto. É por meio dele que descrevemos como os materiais envolvem a geometria tridimensional, buscando uma representação mais realística. Nessa etapa de projeto, é possível configurar valores de parâmetros para um material ou, ainda, aplicar texturas ou mapas.
 
DERAKHSHANI, R. L.; DERAKHSHANI, D.  Autodesk 3DS Max 2012. Porto Alegre: Bookman, 2012.
 
Assim, considerando as informações explicitadas e os conteúdos estudados, assinale a alternativa que apresenta a definição de mapa de cores, o qual é empregado