QUESTOES DISCURSIVAS PEGAGOGIA INTERDISCIPLINAR com resposta
2 pág.

QUESTOES DISCURSIVAS PEGAGOGIA INTERDISCIPLINAR com resposta


Disciplina<strong>pedagogia Interdisciplinar</strong> Prov22 materiais40 seguidores
Pré-visualização2 páginas
DISCURSIVAS DE PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR
 1 \u2013 O Filósofo Japiassu traz uma discussão sobre os termos disciplinaridade, multi, inter e transdisciplinaridade. Entre eles há uma graduação de ação e atitude do professor em sala de aula estabelecendo uma relação de cooperação.Diante do exposto diferencie os termos disciplinaridade, multi, inter, e transdisciplinaridade?Interdisciplinaridade \u2013 Pode ser definido como a troca de reciprocidade entre as áreas do conhecimento.
Transdisciplinaridade \u2013 um saber que transcende a disciplinaridade. É a dinâmica gerada pela ação de vários níveis.Multidisciplinaridade \u2013 refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento.Disciplinaridade \u2013 disciplinas de fragmentação do saber
 2 \u2013 no livro texto vimos que:\u201cPodemos ensinar por meio de projetos todos os assuntos que tragam uma duvida inicial, e, a partir do...\u201d.Após a leitura do texto acima, apresente as etapas a serem seguidas na elaboração de um projeto. R: 1 - Tema, 2 - Justificativa, 3 - situação problema, 4 - publico alvo, 5 - objetivos, 6 - embasamento teórico, 7 - Recursos metodológicos, 8 - recursos, 9 - cronograma de atividades, 10- avaliação e 11 - referências
	
 3 - Tendo como enfoque o desenvolvimento do projeto pedagógico e a construção de um trabalho coletivo voltado para o sucesso das crianças, um grupo de 11 professoras do Ensino Fundamental elaborou um trabalho de colaboração reflexiva, partindo da análise coletiva da prática de cada uma, com vistas à alteração da ação pedagógica. Celina, professora que faz parte dessa equipe, \u201cse dedica... A partir da análise do relato dessa professora, apresente um texto sobre a importância do projeto pedagógico na ação do professor. R: Porque ao se trabalhar com projetos, o professor envolve não so os alunos, mas também, todos os professores e a comunidade em geral. O projeto mobiliza o aluno a buscar conhecimentos que servirão de ajuda para o dia a dia e também para toda vida.
 4- Analise o texto (relato de uma pesquisadora sobre o Projeto pedagógico de uma escola pública):\u201c \u2026 à medida que professores repartiam com o grupo suas experiências,\u201d.De acordo com Perrenoud (2000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras nesse relato? R: elas estão construindo a \u201cCompetência trabalho em equipes\u201d, pois estão analizando junto as dificuldades e aprendendo também assim que for falando umas as outras as suas dificuldades.
 5 - A análise do texto procura todas as possíveis relações entre a escrita literária e o universo criado por ela (que é a obra em seu todo). Também busca as relações entre a obra e seu momento histórico, ... básico da Arte. Com base no texto apresentado, quais questões a autora destaca?R: O profº deverá analisar e avaliar a obra literária pois o aluno nessa fase ainda é imaturo intelectualmente.
 6 - Leia o texto a seguir: A capacidade de abstração e o pensamento hipotético-dedutivo da ..Diante do texto apresentado, levante a importância da literatura e qual deve ser sua característica. R: a literatura é importante para desenvolver o gosto estético, o prazer pela leitura a valorização da cultura, costume e tradições. Influencia no processo de formação do ser humano e no processo educativo.
A característica deve ser aquela que realça a ação dos heróis ou heroínas, personagens que lutam por um ideal humanitário. Romances de aventuras, mitos lendas, novelas de ficção científica, contos realistas.
 7: qualquer educando, com dificuldade de aprendizagem ou não, traz toda uma gama de experiências favoráveis na solução de conflitos...Trace um caminho a ser seguido na leitura de um livro e como o professor pode desenvolver a socialização literária.R: O Prof. Pode desenvolver a socialização literária usando o fazer literário com intencionalidade, propiciando à criança e ao jovem o seu desenvolvimento de forma harmoniosa, intervindo em seu aspecto físico, psíquico e espiritual. E ainda desenvolver sua capacidade de comunicação verbal e não verbal pois assim desenvolve a linguagem oral e escrita. Além de adquirir conhecimentos culturais e artísticos. O caminho são os estágios do desenvolvimento psicológico das crianças.
 8: as hist possibilitam entrar em um mundo imaginário cheio de mistérios e fantasias. A criança na relação lúdica e prazerosa entra em contato com livros e possibilita ao professor um trabalho de formação de futuros leitores.... Levante dois fatores importantes na escolha dos livros. R: o professor deverá obedecer aos estágios de desenvolvimento psicológico dos estudantes, e obedecer as diversas etapas do desenvolvi infantil.
 9: Na terceira infância o faz de conta aos poucos vai sendo substituído pelo pensamento racional..... Sendo assim, traga as características dos livros próprios para essa fase.R: São os que realçam as situações de aventuras ou mistérios, a presença do heroico é essencial, histórias alegres, narrativas populares novelas policiais e narrativas do cotidiano
 10: as empresas não buscam pessoas que dominam a parte técnica e informativa sobre as suas funções. Procuram indivíduos que saibam administrar problemas, superar possíveis obstáculos e relacionar conceitos. A importância está na competência pessoal. As tarefas são voltadas para a produção mental... Desenvolva uma analise de três competências na área de trabalho intelectual. R:ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM - É saber resolver os problemas adequadamente, respeitando cada indivíduo com suas possibilidades. CONCEBER E FAZER EVOLUIR OS DISPOSITIVOS DE DIFERENCIAÇÃO \u2013 saber administrar as diferenças existentes entre os grupos de trabalho. Tanto físicas, culturais, raciais etc. TRABALHAR EM EQUIPE: Analisar e enfrentar em conjunto as situações complexas do dia a dia mesmo em momentos de crise.
 11: para muitos professores a literatura infanto-juvenil não precisa ser trabalhada em sala de aula. Basta listar os livros que deverão ser lidos no semestre, e, posteriormente, cobra-los na avaliação. Portanto, a leitura é uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, do desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano. Qual o papel da escola no caminho de formação de leitores? 
R: A escola tem que disponibilizar espaço e tempo para que os alunos tenham oportunidade de tocar, cheirar, ler e viajar nas histórias.
O professor deverá incentivar esses jovens a se concentrar nessa jornada e desenvolver um trabalho criativo e sedutor que desperte o interesse dos alunos.
 12: A UNESCO compôs uma comissão internacional de educação, presidida por Jacques Delors (2001) Explique os pilares citados acima.
Aprender a conhecer \u2013 o aluno buscar respostas para suas dúvidas e curiosidades em varias fontes, adquirindo sabedoria para construir o próprio saber Aprender a fazer \u2013 é colocar em pratica o conhecimento adquirido adaptando o a diferentes situações Aprender a conviver \u2013 aprender conviver socialmente colocando se no lugar do outro nas diversas situações do cotidiano, apredendo a lidar com diversos problemas que existe. Aprender a ser \u2013 é conhecer a si mesmo, suas opiniões, seus gostos e assim saber entender melhor e aceitar as dificuldades do cotidiano.
 
13: trabalhar com projetos na educação infantil traz benefícios para o aluno e professor...Elabore um texto dissertativo trazendo a importância de se trabalhar com projetos em sala de aula. R: Porque ao se trabalhar com projetos o professor envolve os alunos, professores e também a comunidade. O projeto mobiliza e motiva o aluno a buscar conhecimento que servirão de ajuda para o seu cotidiano e aprendizagens significativas para toda a vida.
 14: A interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade podem parecer muito semelhantes, mas se você interpreta-las com atenção perceberá que cada qual possui suas idiossincrasias. Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade,...
...Diante do texto apresentado difere, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade.