Buscar

QUESTOES DISCURSIVAS PEGAGOGIA INTERDISCIPLINAR com resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR
 1 – O Filósofo Japiassu traz uma discussão sobre os termos disciplinaridade, multi, inter e transdisciplinaridade. Entre eles há uma graduação de ação e atitude do professor em sala de aula estabelecendo uma relação de cooperação.Diante do exposto diferencie os termos disciplinaridade, multi, inter, e transdisciplinaridade?Interdisciplinaridade – Pode ser definido como a troca de reciprocidade entre as áreas do conhecimento.
Transdisciplinaridade – um saber que transcende a disciplinaridade. É a dinâmica gerada pela ação de vários níveis.Multidisciplinaridade – refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento.Disciplinaridade – disciplinas de fragmentação do saber
 2 – no livro texto vimos que:“Podemos ensinar por meio de projetos todos os assuntos que tragam uma duvida inicial, e, a partir do...”.Após a leitura do texto acima, apresente as etapas a serem seguidas na elaboração de um projeto. R: 1 - Tema, 2 - Justificativa, 3 - situação problema, 4 - publico alvo, 5 - objetivos, 6 - embasamento teórico, 7 - Recursos metodológicos, 8 - recursos, 9 - cronograma de atividades, 10- avaliação e 11 - referências
	
 3 - Tendo como enfoque o desenvolvimento do projeto pedagógico e a construção de um trabalho coletivo voltado para o sucesso das crianças, um grupo de 11 professoras do Ensino Fundamental elaborou um trabalho de colaboração reflexiva, partindo da análise coletiva da prática de cada uma, com vistas à alteração da ação pedagógica. Celina, professora que faz parte dessa equipe, “se dedica... A partir da análise do relato dessa professora, apresente um texto sobre a importância do projeto pedagógico na ação do professor. R: Porque ao se trabalhar com projetos, o professor envolve não so os alunos, mas também, todos os professores e a comunidade em geral. O projeto mobiliza o aluno a buscar conhecimentos que servirão de ajuda para o dia a dia e também para toda vida.
 4- Analise o texto (relato de uma pesquisadora sobre o Projeto pedagógico de uma escola pública):“ … à medida que professores repartiam com o grupo suas experiências,”.De acordo com Perrenoud (2000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras nesse relato? R: elas estão construindo a “Competência trabalho em equipes”, pois estão analizando junto as dificuldades e aprendendo também assim que for falando umas as outras as suas dificuldades.
 5 - A análise do texto procura todas as possíveis relações entre a escrita literária e o universo criado por ela (que é a obra em seu todo). Também busca as relações entre a obra e seu momento histórico, ... básico da Arte. Com base no texto apresentado, quais questões a autora destaca?R: O profº deverá analisar e avaliar a obra literária pois o aluno nessa fase ainda é imaturo intelectualmente.
 6 - Leia o texto a seguir: A capacidade de abstração e o pensamento hipotético-dedutivo da ..Diante do texto apresentado, levante a importância da literatura e qual deve ser sua característica. R: a literatura é importante para desenvolver o gosto estético, o prazer pela leitura a valorização da cultura, costume e tradições. Influencia no processo de formação do ser humano e no processo educativo.
A característica deve ser aquela que realça a ação dos heróis ou heroínas, personagens que lutam por um ideal humanitário. Romances de aventuras, mitos lendas, novelas de ficção científica, contos realistas.
 7: qualquer educando, com dificuldade de aprendizagem ou não, traz toda uma gama de experiências favoráveis na solução de conflitos...Trace um caminho a ser seguido na leitura de um livro e como o professor pode desenvolver a socialização literária.R: O Prof. Pode desenvolver a socialização literária usando o fazer literário com intencionalidade, propiciando à criança e ao jovem o seu desenvolvimento de forma harmoniosa, intervindo em seu aspecto físico, psíquico e espiritual. E ainda desenvolver sua capacidade de comunicação verbal e não verbal pois assim desenvolve a linguagem oral e escrita. Além de adquirir conhecimentos culturais e artísticos. O caminho são os estágios do desenvolvimento psicológico das crianças.
 8: as hist possibilitam entrar em um mundo imaginário cheio de mistérios e fantasias. A criança na relação lúdica e prazerosa entra em contato com livros e possibilita ao professor um trabalho de formação de futuros leitores.... Levante dois fatores importantes na escolha dos livros. R: o professor deverá obedecer aos estágios de desenvolvimento psicológico dos estudantes, e obedecer as diversas etapas do desenvolvi infantil.
 9: Na terceira infância o faz de conta aos poucos vai sendo substituído pelo pensamento racional..... Sendo assim, traga as características dos livros próprios para essa fase.R: São os que realçam as situações de aventuras ou mistérios, a presença do heroico é essencial, histórias alegres, narrativas populares novelas policiais e narrativas do cotidiano
 10: as empresas não buscam pessoas que dominam a parte técnica e informativa sobre as suas funções. Procuram indivíduos que saibam administrar problemas, superar possíveis obstáculos e relacionar conceitos. A importância está na competência pessoal. As tarefas são voltadas para a produção mental... Desenvolva uma analise de três competências na área de trabalho intelectual. R:ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM - É saber resolver os problemas adequadamente, respeitando cada indivíduo com suas possibilidades. CONCEBER E FAZER EVOLUIR OS DISPOSITIVOS DE DIFERENCIAÇÃO – saber administrar as diferenças existentes entre os grupos de trabalho. Tanto físicas, culturais, raciais etc. TRABALHAR EM EQUIPE: Analisar e enfrentar em conjunto as situações complexas do dia a dia mesmo em momentos de crise.
 11: para muitos professores a literatura infanto-juvenil não precisa ser trabalhada em sala de aula. Basta listar os livros que deverão ser lidos no semestre, e, posteriormente, cobra-los na avaliação. Portanto, a leitura é uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, do desenvolvimento intelectual, ético e estético do ser humano. Qual o papel da escola no caminho de formação de leitores? 
R: A escola tem que disponibilizar espaço e tempo para que os alunos tenham oportunidade de tocar, cheirar, ler e viajar nas histórias.
O professor deverá incentivar esses jovens a se concentrar nessa jornada e desenvolver um trabalho criativo e sedutor que desperte o interesse dos alunos.
 12: A UNESCO compôs uma comissão internacional de educação, presidida por Jacques Delors (2001) Explique os pilares citados acima.
Aprender a conhecer – o aluno buscar respostas para suas dúvidas e curiosidades em varias fontes, adquirindo sabedoria para construir o próprio saber Aprender a fazer – é colocar em pratica o conhecimento adquirido adaptando o a diferentes situações Aprender a conviver – aprender conviver socialmente colocando se no lugar do outro nas diversas situações do cotidiano, apredendo a lidar com diversos problemas que existe. Aprender a ser – é conhecer a si mesmo, suas opiniões, seus gostos e assim saber entender melhor e aceitar as dificuldades do cotidiano.
 
13: trabalhar com projetos na educação infantil traz benefícios para o aluno e professor...Elabore um texto dissertativo trazendo a importância de se trabalhar com projetos em sala de aula. R: Porque ao se trabalhar com projetos o professor envolve os alunos, professores e também a comunidade. O projeto mobiliza e motiva o aluno a buscar conhecimento que servirão de ajuda para o seu cotidiano e aprendizagens significativas para toda a vida.
 14: A interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade podem parecer muito semelhantes, mas se você interpreta-las com atenção perceberá que cada qual possui suas idiossincrasias. Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade,...
...Diante do texto apresentado difere, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade.R: Interdisciplinaridade – Pode ser definido como a troca de reciprocidade entre as áreas do conhecimento.
Transdisciplinaridade – um saber que transcende a disciplinaridade. É a dinâmica gerada pela ação de vários níveis.
Multidisciplinaridade – refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento.
 15: falar sobre literatura, é, sem duvida, falar sobre a imaginação. Sosa (1982) ..Após a leitura do texto apresentado, a leitura do livro texto e as aulas responda qual a importância do conto de fadas no desenvolvimento da criança?R: é por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com essas sensações. Os contos de fadas ajudam as crianças no desenvolvimento da personalidade, na comunicação. E através da fantasia elas tem maior facilidade de compreensão do mundo, já que ainda são incapazes de compreender resposta realistas.
 16: Analise o texto a seguir: ( o trecho trata-se de um relato de uma pesquisadora ao analisar a construção do projeto pedagógico em uma escola pública paulista na década de 1990) De acordo com Perrenoud (2000) quais competências estão sendo construídas pelas professoras neste relato? R - Elas estão construindo a competência “trabalhar em equipe” pois elas estão analisando junto as dificuldades, e aprendendo também, assim que for falando umas às outras as suas dificuldades. 
16)Para que as escolhas de um livro aconteça de maneira a entender...Apresente com um texto dissertativo... R: o estagio psicológico da criança na 1 infancia é o movimento e a emotividade ( 15/18 meses a 3 anos)nesta fase as crianças interagem com o meio por meio do tato é
importante que o prof . Ofereça a ela diferentes materiais com texturas diferentes. A criança necessita de movimentos de expansão, motriz e da descoberta de si mesmo e dos outros.Potanto o meio sócio histórico cultural é que é que ira inf luenciar no desenvolvimento da linguagem e é esta que ira organizar as formas de pensamento, o “outro social”, os livros , as pessoas e os contadores de historias serão imprescindível nesta etapa de aquisição. A literatura mais adequada é a que se indentif ica com o jogo. A misica e o canto fazem parte da iniciação literária ou cultural dessa fase.
17) A literatura infantil sendo uma arte não pode... desta forma monte um texto. R: a analise do texto procura todas asa possíveis relações entre a escrita e o universo criado por ela( que é a obra em seu todo). Tambem busca asa relaçoesentre a obra e seu momento histórico, social, politico, econômico e cultural. Uma analise literária avançaa partir de uma serie de questionamentos, são eles: O que a obra transmite?; Qual o seu enredo, assunto e trama?; Como isso é expresso em escritura literária?Quais os recursos de linguagem ou de estrutura escolhidos pelo autor?; Qual a intençao que predomina e nessa escolha a estética ou a ética Qual a consciencia do mundo ali presente ou latente?Ha ou não coerência orgânica na construção da obra entre estilo, recursos expressivos, problemática e consciência de mundo? Qual aintesionalidade do autor que pode ser percebida na obra? Qual seria sua f inalidade em relação ao leitor? Divertir, instruir, educar,emocionar,conscientizar?
18)Atualmente a literatura e a escola devem trabalhar no sentido...porque o prof . Deve trabalhar a literatura infanto-juvenil R:Usando o fazer literário com intencionalidade o prof . Pode propiciar a criançao e ao jovem o seu desenvolvimento de forma harmoniosa,intervindo em deu
aspecto f ísico, psíquico e espiritual, desenvolvendo assim sua capacidade de comunicação verbal e não verbal, pois o educando a medida que pensa e escreve desenvolve a linguagem oral e escrita, o aluno pode adquirir conhecimentos culturais e artísticos. A leitura estimula a obdervaçao o pensamento ref lexivo, o senso critico e também aprimora seu gosto estético.
19) de acordo com os parâmetros curriculares nacionais... Desenvolva um projeto.. R:um dos objetivos da permanencio da historia no atual currículo é contribuir para a construção da cidadania. A identidade de um tema de relevância para a sociedade brasileira, pois são muito
importantes o intercambia de comportamentos, valores e tecnologia. Desenvolveria um projeto cujo o tema fosse “f ormando cidadãos para o mundo” onde informaria e conscientizaria pais, alunos e comunidades em geral da importância de se desenvolver a cidadania com coerência na sociedade. Resgatando assim valores sociais que ao decorrer dos tempos foram se perdendo mais criando assim situações de aprendizagem que possibilitem aos alunos problemáticas históricas inerentes a sociedade, resgatando o passado e projetando o futuro. Lembrando que para desenvolver um projeto temos etapas aseguir: tema, justif icativa, situação problema, publico alvo,objetivos,embasamento teórico,, percurso metodológico,recursos,cronograma de atividades,avaliação e referencias.
20) De acordo com Ivani fazenda... discorra sobre interdisciplinaridade. R: a interdisciplinaridade deveser entendida e concebida não apenas no campo do conhecimento e sim nas atitudes dos prof . E dos diferentes prof issionais que se proponham a tê-las como o seu principio de
postura e de visão do mundo . Dessa forma, podemos considera la um meio de levar o aluno ao conhecimentos dos fatos de uma forma ampla. A ação pedagógica da interdisciplinaridade aponta para aconstruçao de uma escola participativa por isso é fundamental o papel do prof .no avanço construtivo do aluno. E Ele que pode perceber necessidades dos estudantes e o que a educação pode lhe proporcionar . a interdisciplinaridade do docente pode envolver e instigar o discente a mudança e a busca do saber por tanto, quando se integra mais de um conhecimento ou componentes curriculares na construção de um conhecimento, pode se dizer que a uma interdiscip

Outros materiais