Buscar

Avaliação discursiva Educação ambiental

Prévia do material em texto

Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Após a Segunda Guerra Mundial (1939 até 1945), a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. O movimento ambientalista ganhou novo impulso em 1962 com a publicação do livro de Rachel Carson, “A Primavera Silenciosa”, que fez um alerta sobre o uso agrícola de pesticidas químicos sintéticos. Cientista e escritora, Carson destacou a necessidade de respeitar o ecossistema em que vivemos para proteger a saúde humana e o meio ambiente.
Fonte: https://nacoesunidas.org/acao/meio-ambiente/. Acesso em: 17/05/2019.
Várias convenções internacionais foram realizadas no século XX em defesa do ambiente. Esses eventos são normalmente conhecidos pelos locais onde ocorreram. Faça a leitura detalhada do livro da disciplina de Educação Ambiental, do capítulo Tratados, conferências, convenções e acordos internacionais e escreva em um único texto a resposta das seguintes questões:
 
a)    Quais foram as principais decisões das Conferências: de Estocolmo (1972), de Belgrado (1975), Tbilisi (1977), Conferência de Moscou (1987), Conferência do Rio de Janeiro (1992)?
b)    De que forma estas conferências contribuíram no fortalecimento da Educação Ambiental nas diferentes escalas (global, nacional e local)?
Observação: cite a fonte de suas pesquisas.
a)Em Estocolmo 1972 foi criado a  Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que foi o primeiro documento escrito que dizia sobre o direito do ser humano a um meio ambiente limpo e de qualidade.
Em Belgrado 1975 deu-se origem a chamada Carta de Belgrado que falar sobre metas de educação ambiental e diz: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total; preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes"
Em Tbilisi 1997, se estabeleceu algumas metas para o processo educativo ambiental, baseado em objetivos como:
- Orientar a população a compreender que o meio ambiente está associado a economia, politica e sociedade.
- Proporcionar a todos meios de educação ambiental, para que todos possam ajudar na mudança.
- Induzir a sociedade novas formas de conduta, para não degradar o meio ambiente.
Em Moscou 1987 gerou grande polemica, pois foi muito discutido os padrões socioeconômicos dos países que também afetavam o meio ambiente, como a pobreza extrema e os altos padrões de consumo.
E Rio de Janeiro em 1992, também conhecida como a eco-92, foi criado diversos documentos para a educação ambiental como:
- Agenda 21: Viabiliza entre os países envolvidos um novo padrão de desenvolvimento ambiental e racional.
- Convenção da biodiversidade: Um acordo entre países que impedem que importem produtos com organismos geneticamente modificados.
Entre outros acordos feitos no encontro.
b) Estes encontros tem sido toda a base do desenvolvimento sustentável do planeta desde então. Os livros didáticos de escolas e propagandas de televisão, todas estas coisas foram gradativamente se adaptando a formação do cidadão sustentável e consciente que é o foco destas mudanças.
 
b) De que forma estas conferências contribuíram no fortalecimento da Educação Ambiental nas diferentes escalas global, nacional e local?
Estes encontros tem sido toda a base do desenvolvimento sustentável do planeta desde então. Os livros didáticos de escolas e propagandas de televisão, todas estas coisas foram gradativamente se adaptando a formação do cidadão sustentável e consciente que é o foco destas mudanças.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões.  Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, F, F, V
GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,F,F,F,V), CONFORME livro p. 30. Cap. 2.  A educação é uma área de interseção de múltiplos saberes, sendo impossível pensar a educação ambiental através da metáfora da árvore do conhecimento, em que temos um tronco em comum irradiando os galhos das diferentes “especializações” (GALLO, 1999). O pensamento e o conhecimento não podem ser pensados de maneira  linear e hierarquizadas como a metáfora que a propõe, Apesar da origem comum, vários campos devem se integrar visando à articulação dos saberes, a multiplicidade de visões. Outra metáfora, chamada rizoma, é apresentada pelo autor com base nos trabalhos de Deleuze e Guattari (1996), em que a dimensão ambiental está associada a todas as dimensões humanas, cujos conceitos estão entrelaçados, interligados, articulados, permitindo possíveis trânsitos de saberes. Assim, o professor deve estar preparado para trabalhar com a diversidade de visões, saber fazer conexão entre as culturas. É importante que a educação ambiental respeite a diversidade social, cultural e biológica e, através da escola, procure passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
b. F, F, V, V, V
c. V, V, V, V, V
d. F, V, V, F, F
e. V, V, V, V, F
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, F, F, F, V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a relevância da formação de professores voltados para a educação ambiental, assinale abaixo como verdadeira ou falsa cada uma das assertivas:
(__) A educação ambiental cada vez mais se restringe como preocupação de profissionais envolvidos com a escola e com organizações que lutam pela preservação do meio ambiente;
(__) A educação ambiental tende a se manter como de interesse exclusivo de biólogos, ecologistas, geógrafos e professores;
(__) A educação ambiental deixou de ser uma preocupação exclusiva de profissionais envolvidos com a escola e que lutam pela preservação do meio ambiente, uma vez que todos estão sujeitos aos efeitos decorrentes dos problemas ambientais;
(__) Hoje a educação ambiental transcende o envolvimento apenas de biólogos, ecologistas, geógrafos e professores, já que se trata de uma questão presente na vida de todos.
Agora, escolha a alternativa que indica a ordem correta das respostas:
Escolha uma:
a. F; V; F; V
b. F; F; V; V
Aprimeira e a segunda assertiva são falsas, já que ambas as assertivas negam que cada vez mais se torna necessário o envolvimento de profissionais de outras áreas no que diz respeito às questões ambientais, uma vez que todos são afetados por eventuais problemas decorrentes da degradação ambiental. A terceira e a quarta assertiva são verdadeiras, na medida em que sugerem a necessidade do envolvimento de pessoas além daquelas que trabalham com escolas e organizações que lutam pela preservação do meio ambiente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 6 A educação ambiental e a formação de professores, assunto: Reflexões sobre a formação dos professores para o ensino formal.
c. V; V; F; V
d. V; V; V; V
e. F; V; F; F
Feedback
A resposta correta é: F; F; V; V.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Hoje se fala na necessária consolidação de um novo paradigma na educação ambiental, isto é, na consolidação de uma nova postura. Postura esta que questiona as disciplinas tradicionais e apresenta novas linhas teóricas que buscam facilitar um entendimento mais amplo. Observando esse (novo) paradigma, escolha a alternativa que indica a maneira mais adequada do professor se portar em relação ao aluno.
Escolha uma:
a. O professor deve ignorar as origens do aluno e suas experiências individuais, a fim de evitar tratamento especial para qualquer aluno.
b. Deve-se primar pela hierarquia, exigindo que o aluno mantenha-se inerte e absorva o conhecimento do professor.
c. O professor deve considerar o aluno como um ser dotado de individualidade, acreditando nele e dando-lhe espaço para propor ideias.
Uma das características do “novo paradigma” é justamente o seguinte: “crer nos alunos, dar-lhes espaço”. A pedagogia ambiental, nessa medida, não pode desconsiderar o aluno em sua individualidade, como ser dotado de individualidade e capaz de contribuir para a construção do conhecimento. Dessa forma, a única alternativa adequada é: O professor deve ignorar as origens do aluno e suas experiências individuais, a fim de evitar tratamento especial para qualquer aluno. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.
d. O professor deve considerar que todos os alunos são iguais o aluno e, portanto não possuem visões diferentes.
e. O professor deve ignorar os valores do aluno e imputar-lhe o que é “correto”.
Feedback
A resposta correta é: O professor deve considerar o aluno como um ser dotado de individualidade, acreditando nele e dando-lhe espaço para propor ideias..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro. 
Escolha uma:
a. Ecologia social.
b. Eco-Socialismo/Marxismo.
c. Ecologia profunda
d. Visão preservacionista
e. Visão naturalista ou conservacionista.
Visão naturalista ou conservacionista.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Visão naturalista ou conservacionista..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Propor atividades dinâmicas que envolvam os alunos, que trabalhem situações do cotidiano promove a interdisciplinaridade e Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. Esse esforço coletivo poderá resultar em um trabalho interdisciplinar que muito enriquecerá a educação ambiental na escola.
Neste contexto, avalie as atividades a seguir:
I. Estudo da história: estudo teórico de conteúdos ambientais na disciplina de história.
II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim.
III. Realização de reciclagem de lixo: como uma atividade esporádica para complementação da carga horária.
IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior.
Marque a alternativa que contém exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares.
Escolha uma:
a. II, III e IV
b. I e IV.
c. I e II.
d. II e III.
e. II e IV.
São exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares: II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior. Os demais exemplos não são de atividades dinâmicas e interdisciplinares. Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. O autor sugere o jogo Tabuleiro de histórias: A atividade consiste na apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. E a outra proposta é o Júri simulado: parte de uma situação problema, o autor usa como exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior, localizada em área preservada ambientalmente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes