Buscar

atv 04 Legislação Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
Lucas foi contratado para exercer as funções de cobrador na empresa de transportes de Custódio. Dois anos após a admissão, Custódio o nomeou para o cargo de confiança de diretor de cobrança, com uma gratificação correspondente. Seis meses mais tarde, Custódio, por questões operacionais, determinou que ele voltasse a ocupar a antiga função de cobrador. Pergunta-se: é válido o ato do empregador? Dê a solução ao caso justificando sua resposta. 
O ato do empregador é válido, por que em conformidade com a Súmula 209 do TST: "A reversão do empregado ao cargo efetivo implica a perda das vantagens salariais inerentes ao cargo em comissão, salvo somente se nele houver permanecido 10 (dez) ou mais anos ininterruptos".
Luiz laborava há 5 anos na empresa do Sr. Pereira, no período noturno, recebendo o respectivo adicional, quando foi transferido pelo seu empregador para o período diurno de trabalho. Luiz, ao saber da notícia, fica inconformado, pois terá uma redução do seu salário. Nesse caso, considerando as regras aplicáveis, como você julgaria a transferência do empregado para o período diurno de trabalho. Fundamente sua resposta.
 A mudança de Luiz para o período diurno é valida e implica na perda do adicional respectivo, por que o adicional noturno é pago somente para quem trabalha nesse período. Conforme Súmula 265 do TST: "A transferência para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno".
�
ATIVIDADES
�
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;

Outros materiais