exercicio psicologia organizacional do trabalho 1 uniasselvi
5 pág.

exercicio psicologia organizacional do trabalho 1 uniasselvi


DisciplinaPsicologia Organizacional e do Trabal179 materiais525 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Diferentes pessoas podem reagir de modo diferente ao mesmo estímulo. Isto ocorre porque existem fatores que influenciam no processo de percepção. Entre os fatores, estão: observador, estímulo e situação. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Observador.
II- Estímulo.
III- Situação.
(    ) Atenção, motivações, interesses e atitudes, expectativas, experiências passadas.
(    ) Intensidade, tamanho, mudança, contraste, repetição.
(    ) Oportunidade, ambiente de trabalho, ambiente social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	II - I - III.
	2.
	A distorção de um processo perceptivo ocorre quando a informação ambiental é captada ou interpretada pelo indivíduo de forma equivocada. Por isso, de forma conjunta às possíveis distorções do processo perceptivo, outro fator que impacta a percepção ambiental do indivíduo é a atenção, ou seja, sua capacidade de concentração. Sobre as distorções ou transtornos associados aos processos psicológicos da percepção e da atenção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O efeito halo corresponde ao julgamento e/ou generalização de um indivíduo com base em apenas um elemento a seu respeito.
	 b)
	São exemplos das distorções da percepção: hiperprosexia, hipoprosexia, aprosexia e distraibilidade.
	 c)
	São exemplos de transtornos de atenção: contraste, estereótipos e preconceitos, efeito halo e projeção.
	 d)
	A distrabilidade corresponde ao transtorno de ausência da atenção.
	3.
	Dentre as atividades desempenhadas pelos psicólogos que atuam no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, destacam-se: recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, elaboração de plano de cargos e salários, entre outras. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CRP PR, 2009), sobre as as atividades desempenhadas com mais frequência, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CRP-PR. Disponível em: <www.crp07.org.br/upload/edicao/arquivo11.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.
	 a)
	Recrutamento e treinamento.
	 b)
	Recrutamento e seleção.
	 c)
	Seleção e avaliação de desempenho.
	 d)
	Seleção e treinamento.
	4.
	Mesmo após o fim do período da escravidão e apesar dos avanços da legislação trabalhista, o assédio moral ainda persiste no mundo do trabalho. Caracterizado por condutas que denotam violência psicológica contra o trabalhador, o assédio moral no trabalho pode ocorrer em função de diferentes ações ou atitudes. Sobre as diferentes ações ou atitudes que podem caracterizar o assédio moral no trabalho,  analise as afirmativas a seguir:
I- Solicitar ao trabalhador que realize trabalhos urgentes sem justificativa configura-se como um exemplo de assédio moral.
II- Entre as causas relacionadas à ocorrência de condutas discriminatórias e humilhantes no ambiente de trabalho, destacam-se a existência de preconceitos e estereótipos racistas.
III- Comunicar instruções de maneira confusa, incorreta e/ou contraditórias não se configura como um exemplo de assédio moral.
IV- Pode ocorrer assédio moral discriminatório, quando for desencadeado por motivos raciais ou religiosos, em função de deficiência física ou doença, em função de orientação sexual ou caso o indivíduo for representante de funcionários e/ou sindical.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	5.
	De acordo com Freitas (2001), algumas situações em particulares podem contribuir para a ocorrência do assédio moral no ambiente de trabalho. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma situação em potencial:
FONTE: FREITAS, Maria E. de. Assédio moral e assédio sexual: faces do poder perverso nas organizações. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 8-19, abr./jun., 2001.
	 a)
	Ingresso de profissional com qualificação inferior à da chefia.
	 b)
	Supervalorização hierárquica.
	 c)
	Competição saudável no ambiente de trabalho.
	 d)
	Processos de reestruturação organizacional claro e definido.
	6.
	Desde o seu surgimento, o campo de estudos e atuação da Psicologia, expandiu-se gradativamente. Dentre as áreas de atuação e pesquisa, frutos dessa expansão, destaca-se a Psicologia Organizacional e do Trabalho, que se refere à aplicação da Psicologia à Gestão de Pessoas. Portanto, a respeito da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgiu em meados do século XVIII e tinha como objetivo encontrar as pessoas adequadas para os novos postos de trabalho advindos da Revolução Industrial.
(    ) Dentre os precursores da psicologia organizacional, destacam-se os psicólogos Hugo Münsterberg e Walter Dill Scott, conhecidos por seus trabalhos relativos aos testes de seleção de empregados.
(    ) Além da Revolução Industrial, outros fatores históricos de grande influência, que contribuíram com o desenvolvimento dos estudos ligados à psicologia organizacional foram a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	7.
	Na história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, houve três períodos ou fases que ocuparam diferentes aspectos relativos ao homem e seu ambiente de trabalho. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira Fase - de 1924 a 1970.
II- Segunda Fase - de 1970 a 1990.
III- Terceira Fase - de 1990 em diante.
(    ) A Psicologia Organizacional e do Trabalho passa a se preocupar com questões relacionadas ao bem-estar e à saúde do trabalhador. Além disso, temas como ergonomia, poder e conflitos também estão presentes. Os estudos estão relacionados à compreensão do trabalho humano nos seus significados e manifestações.
(    ) Também é conhecida como Psicologia Industrial. Faz uso da psicometria, orientação vocacional, além de desenvolver estudos sobre as condições de trabalho, objetivando o aumento da produção e lucratividade.
(    ) A Psicologia Organizacional volta sua atenção aos efeitos da estrutura organizacional e de outras variáveis relacionadas às disposições e ações do trabalhador. Os estudos estão direcionados ao clima ou cultura organizacional e à qualidade de vida no trabalho. Faz uso de técnicas de dinâmicas de grupos, estuda liderança e desenvolvimento de equipes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	I - III - II.
	8.
	A atenção é considerada tanto processo psicológico, quanto a capacidade que um indivíduo apresenta em se concentrar. Além disso, a atenção pode ser classificada de acordo com a sua intencionalidade em atenção espontânea e atenção voluntária. Sobre esses dois tipos de atenção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A atenção espontânea é o tipo de atenção que demanda um certo grau de esforço do indivíduo para a realização de uma determinada atividade.
	 b)
	A atenção ativa ou voluntária corresponde à tendência natural dos indivíduos em reagir espontaneamente aos estímulos recebidos.
	 c)
	A atenção dispendida por um indivíduo enquanto ele joga vídeo-game ou lê um livro, são exemplos da atenção involuntária ou espontânea.
	 d)
	A atenção que um indivíduo despende enquanto realiza atividades como caminhar ou correr, são exemplos da atenção involuntária ou espontânea.
	9.
	Walton (1972) listou um conjunto de oito critérios para identificar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): remuneração justa e adequada, condições de trabalho, utilização e desenvolvimento