A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Gestão de Políticas Públicas - Avaliação individual I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Gestão de Políticas Públicas (GPU08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456232) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12669495
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As políticas públicas são planos, programas e projetos criados e desenvolvidos dentro das esferas de governo com a finalidade de atender as demandas da sociedade. Sobre a finalidade de uma política pública, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As políticas públicas nascem com a finalidade de serem respostas às principais demandas da sociedade.
	 b)
	A finalidade de uma política pública é a auxiliar no processo de aplicação de recursos públicos de forma mais eficaz.
	 c)
	As políticas públicas servem para atender o interesse de apenas uma determinada parcela da sociedade
	 d)
	Uma política pública nasce com a intenção de facilitar a administração pública.
	2.
	Na construção das políticas públicas, as necessidades da população norteiam as ações que serão tomadas pelos gestores que administram todo o processo e condicionam a tomada de decisões para resolução dos problemas levantados. Dessa forma, um problema público identificado é a origem de qualquer política pública. Em se tratando de um problema público, analise as sentenças a seguir: 
I- As ONGs não possuem vínculo com o Estado e nem fazem parte dele; dessa forma, não possuem revestimento público em sua existência.
II- O principal elemento no contexto da política pública que tem importância não é a questão de saber quem executou a tomada de decisão, mas a relevância da política pública na resposta a um problema da sociedade.
III- O problema público está vinculado a uma diferença da situação atual para uma possível mudança da realidade pública.
IV- Além das políticas públicas formuladas e executadas pelo Estado, existem também as políticas públicas consideradas não governamentais, como boa parte das políticas formuladas por ONGs ao meio ambiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Em se tratando do planejamento de políticas públicas, podemos considerar o plano de ação como sendo a diretriz a ser seguida, o ponto inicial para determinado programa ou projeto. Alguns elementos se tornam necessários na elaboração de um bom plano de ação. Sobre esses elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Formular de maneira explícita a política e o motivo de sua escolha.
(    ) Especificar as metas e os resultados que se pretende alcançar de forma cronológica no final de cada etapa ou período.
(    ) Prever possíveis mudanças administrativas, legais e institucionais necessárias para a concretização do plano.
(    ) Condicionar sua execução independente do volume dos gastos estabelecidos para a viabilidade do plano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Quando analisar os diferentes tipos de políticas públicas, deve-se estruturar e definir o tipo de atuação das políticas públicas, ou seja, qual será a melhor classificação para atingir os objetivos desejados. Deste modo, podem-se classificar as políticas públicas em três grandes grupos. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Quanto à natureza.
II- Quanto à abrangência.
III- Quanto aos impactos.
(    ) Determinado ao alcance dos possíveis benefícios, podendo ser: universais, segmentais e fragmentais.
(    ) Vinculado ao grau de intervenção, tais como: estruturais, conjunturais ou emergenciais.
(    ) Análise dos riscos de uma queda quanto aos benefícios, podendo ser: distributivas, redistributivas e regulatórias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	5.
	A ação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas, sem dúvidas é um marco no avanço da democracia, que permitiu o aprimoramento dos meios ou processos para esse fim, e também, que as prioridades da agenda pública se mantivessem importantes como políticas de desenvolvimento. Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir:
I- No modelo de processo, ocorre uma série de atividades políticas como: identificação de problema (ou agenda) e formulação, legitimação, implementação e avaliação de políticas.
II- A união entre indivíduos que, formal ou informalmente deliberam e decidem apresentar suas demandas aos governos se dá no modelo de grupos.
III- A ação da sociedade civil se dá sem o propósito de vigilância, mas de elaboração e interação amistosa, contribuinte às ideias, sem conflito ou oposições político-partidárias.
IV- Na elaboração das políticas por meio do processo, existe a identificação do problema de cima para baixo, implementação e avaliação, sem necessidade de legitimação, dado o caráter não participativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Ter planejamento é fundamental para uma melhora da gestão pública, assim como para acompanhar políticas públicas eficientes. O que é planejamento, afinal? Planejamento define um plano de ação que procura encaminhar de maneira antecipada as orientações de uma determinada necessidade ou empreendimento. Assim, as metas, as atividades e os recursos serão determinados em função dos objetivos desejados. Considerando isso, será que na gestão pública o planejamento faz parte do dia a dia? A resposta é que muitas vezes não acontece isso, pois existe uma falta de planejamento na administração pública. A esse respeito, analise as sentenças a seguir:
I- A falta de planejamento implica, entre outras coisas, gestão pouco clara quanto aos propósitos importantes.
II- A falta de planejamento pode implicar pouca objetividade na gestão pública.
III- A ausência de planejamento não prejudica a escolha de políticas públicas por parte do gestor no exercício de suas funções. 
IV- A falta de planejamento pode implicar uma maior ação por parte do Poder Legislativo em detrimento do Poder Executivo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Todas as pessoas falam e comentam sobre o Estado, mas quais são as características deste? A concepção do Estado abrange várias questões, entre elas a ação governamental procura satisfazer às necessidades do público, além dos interesses privados. Nesse contexto, com relação ao Estado Moderno, analise as sentenças a seguir:
I- O Estado Moderno tem várias ferramentas para defender o bem público, por meio de um sistema de proteção ao cidadão que pode ser aplicado pelas instituições públicas e inclusive pelas privadas.
II- O Estado Moderno fica legitimado por meio da lei, pela máquina burocrática eficiente, e quando precisar, pelo uso da força visando ao bem público.
III- O Estado Moderno é uma ferramenta de dominação da classe política que visa a estabelecer a ordem e a correta produtividade do povo, com vistas a atingir os objetivos de fornecimento e consumo da sociedade.
IV- O Estado Moderno surge da necessidade de desenvolver uma maneira de organização da sociedade, estabelecendo um sistema de impostos e de organização territorial, questões fundamentais para manter a ordem e a segurança nacional.
Agora, assinale alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.