Buscar

ATIVIDADE FARMACOCINÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE FARMACOCINÉTICA
Quais são os aspectos físico-químicos dos fármacos que são essenciais para sua absorção?
Para absorção do fármaco deve ter propriedades necessárias como forma farmacêutica adequada para a via de absorção, peso molecular, lipossolubilidade, grau de ionização, concentração, vascularização, superfície de contato e permeabilidade capilar.
O que é metabolismo de 1º passagem? Como ele influencia na biodisponibilidade de 
um fármaco?
Também conhecido como metabolismo pré-sistemico, o metabolismo de 1º passagem é a absorção do fármaco intacto no intestino delgado e transportado pela veia porta hepática para o fígado, onde é metabolizado e lançado para o sistema circulatório. De acordo com Katzung quando o fígado metaboliza o fármaco apenas uma pequena quantidade ativa é realmente lançada para o sistema circulatório sendo assim o metabolismo de 1º passagem diminui biodisponibilidade do fármaco limitando sua absorção.
O que é tempo de meia vida de um fármaco? Qual o conceito de janela terapêutica?
O tempo de meia vida de um fármaco é o tempo necessário para que a quantidade do fármaco se reduza a metade durante a eliminação.
 Janela terapêutica é a razão entre a dose letal e a dose efetiva, farmácos com ampla janela terapêutica apresentam uma ampla faixa de concentração que leva ao efeito requerido, pois, as concentrações potencialmente tóxicas excedem nitidamente as terapêuticas. Porém existe fármacos que apresentam uma estreita janela terapêutica, por apresentarem uma pequena diferença entre as concentrações terapêuticas e tóxicas.
O que significa o termo “ligação à proteínas plasmáticas”? Como ele influencia na ação dos fármacos?
Quando o fármaco está ligado à proteína plasmática ocorre uma diminuição no seu metabolismo e distribuição pois não ocorre a passagem pela barreira endotelial assim aumenta seu tempo de ação enquanto o fármaco livre atravessa a barreira endotelial chegando ao tecido para que ocorra o seu efeito desencadeado. 
O que é o tecido de deposito de um fármaco? Cite exemplos.
O que são as reações de metabolização de Fase l e Fase ll? Onde elas ocorrem? Qual a diferença entre elas?
As reações de metabolização de Fase l são reações inativantes, ou seja, é alterada a estrutura química do fármaco para que perca a função biológica para assim ser eliminado pelo organismo. 
As reações de metabolização de Fase II são reações de conjugação, ou seja, ocorre ligação do fármaco com um composto químico muito hidrossolúvel para aumentar solubilidade desse fármaco. Alguns fármacos vão direto para Fase ll por serem muito hidrossolúveis.
Ambas reações ocorrem no fígado.
O metabolismo de fármacos é realizado apenas no fígado? Explique porquê da sua resposta.
O fígado é o principal órgão metabolizador dos fármacos, por apresentar várias enzimas ou complexos enzimáticos especializados. Dentre elas, destacam-se citocromo P450 ou CYP, as redutases, as esterases e as transferases. O CYP é o principal responsável pela biotransformação de fármacos no organismo humano, estando presente principalmente no retículo plasmático liso dos hepatócitos.
Quais são as vias de excreção de fármacos? Qual a característica química dos fármacos que são excretados em casa uma das vias citadas acima?
A excreção pode ser definida como a passagem do fármaco da circulação sanguínea para o meio externo, sendo então removidos de nosso organismo. Vários órgãos podem estar envolvidos neste processo, sendo conhecidos como órgãos ou vias de excreção rins, pulmões, glândulas lacrimais e salivares e o tubo digestivo (fezes e secreção biliar). Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal.

Outros materiais