Buscar

didatica especifica artes visuais questionario I

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre “o nível de desenvolvimento real da criança, determinado a partir da resolução independente de problemas”, e o nível mais elevado de desenvolvimento potencial, determinado pela “resolução de problemas com a ajuda do adulto ou em colaboração com os seus pares mais capacitados” (VYGOTSKY, 1988, p. 86). Atrás de um conhecimento científico existe um sistema de hierarquias em que há uma relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Vygotsky entende que o indivíduo pode realizar sozinho o que teria potencial para realizar, devendo a escola atuar nessa área, para despertar processos internos no momento em que um aluno interage com o outro aluno, ou professor. A partir dessas concepções defendidas por Vygotsky, como ele entende a aprendizagem?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Considera a aprendizagem como a construção de conhecimentos, e não como uma transferência do saber do professor para o aluno, sendo ela um processo de construção de conhecimento, que se dá na interação do aluno com o professor ou com seus pares subjacentes.
	Respostas:
	a. 
Considera a aprendizagem como a construção de conhecimentos, e não como uma transferência do saber do professor para o aluno, sendo ela um processo de construção de conhecimento, que se dá na interação do aluno com o professor ou com seus pares subjacentes.
	
	b. 
Considera a aprendizagem como a transmissão de conhecimentos do professor e não como uma construção do saber do aluno, sendo ela um processo de transmissão de conhecimento, que se dá na mediação do aluno com o professor ou com seus pares subjacentes.
	
	c. 
Considera a aprendizagem como uma resposta aos estímulos de vários fatores, como ambiente, tratamento que há transferência do saber do professor para o aluno. Esse processo permite que o professor lapide o aluno, conforme o desejo do professor. O aluno não interagia nem com o professor, nem com seus pares subjacentes.
	
	d. 
Considera a construção de conhecimentos como aprendizagem e como uma transferência do saber do professor para o aluno também. A aprendizagem acontece numa transmissão desde a construção de conhecimento, que se dá na interação do aluno com o professor ou com seus pares subjacentes.
	
	e. 
Considera o conhecimento como algo que existe no professore e que ele transfere tudo para o aluno e assim se dá a construção da aprendizagem, como uma transferência do saber do professor para o aluno, isso acontece na interação do aluno com o professor ou com seus pares subjacentes.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: Vygotsky, em sua visão socioconstrutivista, considera a aprendizagem como a construção de conhecimentos, e não como uma transferência do saber do professor para o aluno, sendo ela um processo de construção de conhecimento, que se dá na interação do aluno com o professor ou com seus pares subjacentes. Ou seja, é em uma mediação entre os sujeitos e seus objetos que o conhecimento acontece, ele acredita que o desenvolvimento e a aprendizagem estão inter-relacionados desde o nascimento da criança, que desde muito pequena passa por uma série de aprendizagens por meio da interação com o meio físico e social.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A concepção de aprendizagem behaviorismo foi popularizada por Burrhus Frederic Skinner, publicou de sua obra “Verbal Behavior”. Outros pensadores também foram fundamentais para fixação dessa teoria comportamentalista, como John Watson e Ivan Pavlov, que desenvolveram diferentes experimentos com o intuito de comprovar sua tese, que na verdade os dois teóricos iniciaram as experiências com ratos de laboratório. Skinner desenvolve e amplia o que Watson e Pavlov estudaram. Dentre os experimentos e postulados, qual a contribuição de Skinner? Leia com atenção e veja quais dos itens responde à concepção behaviorista:
I – Skinner: é compreendida como uma teoria de aprendizagem a partir dos conceitos de generalização e de discriminação, considerando que em algumas situações o educando precisa generalizar o conhecimento, apoiando-se em determinado aprendizado para diferentes situações, assim como precisa discriminar os estímulos, dando uma resposta específica a cada um deles.
II – Concepção de aprendizagem: o ambiente fornece estímulos, e o indivíduo, por sua vez, oferece respostas, podendo ter de volta recompensa ou reforço, de acordo com a aprendizagem que demonstrou ter a partir de sua resposta.
III – Consideravam que a motivação para aprender era desencadeada principalmente por impulsos, como a fome, e pela presença de certas forças externas, como recompensas e castigos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Alternativas I, II e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Alternativa I e II estão corretas.
	
	b. 
Alternativa II está correta.
	
	c. 
Alternativas II e III estão corretas.
	
	d. 
Alternativas I e III estão corretas.
	
	e. 
Alternativas I, II e III estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário – Os três itens estão corretos, pois o behaviorismo é uma teoria de aprendizagem que pensa a partir dos conceitos de generalização e de discriminação ao lidar com o conhecimento. Apoia-se em determinado aprendizado para diferentes situações, assim como precisa discriminar os estímulos, dando uma resposta específica a cada um deles. Essa concepção acredita que o ambiente fornece estímulos ao indivíduo e, por sua vez, ele oferece respostas, conseguindo de volta a recompensa ou o reforço, de acordo com a aprendizagem. A partir dessa resposta é que a motivação para aprender é desencadeada por impulsos, como a fome, e pela presença de certas forças externas, como recompensas e castigos.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	A didática mostra suas especificidades trabalhando os objetivos específicos, como o próprio diz. Portanto, pensando assim, os objetivos específicos desta disciplina poderão propiciar condições ao aluno para que ele tenha condições de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Familiarizar-se com as diferentes práticas pedagógicas em relação às manifestações culturais.
	
	b. 
Compreender a importância de orientar as práticas discursivas em sala de aula, de modo a possibilitar o desenvolvimento do aluno como cidadão crítico, capaz de discutir e argumentar em relação a assuntos que circulam nas diferentes esferas sociais.
	
	c. 
Identificar e analisar diferentes estratégias didáticas para a abordagem dos conteúdos específicos das artes.
	
	d. 
Planejar e discutir as avaliações e atividades didáticas orientadas de ensino-aprendizagem pela concepção sociointeracionista de ensino-aprendizagem em Artes Visuais.
	
	e. 
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	A disciplina “Didática Específica no Ensino de Artes Visuais” possui como objetivo geral a problematização do ensino de Artes Visuais e manifestações artísticas, discutindo encaminhamentos didático-teórico-metodológicos e propiciando contextos. A partir dessa afirmação, escolha a alternativa que poderemos considerar o objetivo geral da didática.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Compreender que o professor do ensino da Arte que atua em diferentes contextos e realidades brasileiras seleciona apenas ações de forma prática como “ser professor” de Artes Visuais para que possa contribuir para sua atividade docente.
	Respostas:
	a. 
Compreender que o professor do ensino da Arte que atua em diferentes contextos e realidades brasileiras discute apenas teorias de forma crítica como “ser professor” de Artes Visuais para que possa contribuir para sua atividade docente.
	
	b. 
Compreender que o professor do ensino da Arte que atua em diferentes contextos e realidades brasileiras seleciona apenas ações de forma práticacomo “ser professor” de Artes Visuais para que possa contribuir para sua atividade docente.
	
	c. 
Compreender a importância do papel social como professor do ensino da Arte, em diferentes contextos e realidades brasileiras, discutindo por meio de teorias e práticas de forma crítica como “ser professor” de Artes Visuais, criando instrumentos que contribuam para sua futura atividade docente.
	
	d. 
Compreender a importância do papel social como professor do ensino da Arte em diferentes contextos e realidades brasileiras, discutindo por meio de exemplos e jogos práticos e atuando de forma crítica nas Artes Visuais, criando instrumentos que contribuam para sua futura atividade docente.
	
	e. 
Compreender os conflitos do papel social como professor do ensino da Arte em ações diferentes nas realidades brasileiras repetindo até o aluno criar uma identificação por meio de textos críticos do “ser professor” de Artes Visuais, criando aulas repetitivas que contribuam para sua futura atividade docente.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget apresenta várias noções práticas de ações que fundamentam a ação do professor para que ele entenda como se desenvolve uma criança dos dois primeiros anos de vida; o período sensório-motor compreende, aproximadamente, os dois primeiros anos de vida da criança e é marcado pela ausência da função simbólica; o período pré-operacional se manifesta aproximadamente entre os dois primeiros anos de vida até os seis ou sete anos; a partir do sexto ou sétimo ano de vida a criança passa para o período operacional-concreto, que se manifesta até, aproximadamente, os onze anos de idade. A partir dos onze anos de idade, Piaget classifica o período como operacional-formal, manifestando-se até a fase adulta.
Escolha a alternativa que corresponde às questões do operatório concreto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Começa a pensar sobre o que faz, há a presença de reversibilidade de pensamento, a criança também adquire a noção de conservação de massa, líquido, e, também nesse período, resolve diversas situações e as enfrenta.
	Respostas:
	a. 
Torna-se capaz de fazer raciocínios hipotético-dedutivos, pois ele estará apto à dedução lógica e busca hipóteses.
	
	b. 
Começa a pensar sobre o que faz, há a presença de reversibilidade de pensamento, a criança também adquire a noção de conservação de massa, líquido, e, também nesse período, resolve diversas situações e as enfrenta.
	
	c. 
Não é capaz ainda de operar com hipóteses, com as quais poderia raciocinar independentemente de saber se são falsas ou verdadeiras.
	
	d. 
Começa a se organizar, mas não pensa reversível, isto é, não é capaz de percorrer um caminho cognitivo e, após percorrê-lo mentalmente em sentido inverso, de modo a reencontrar o ponto de partida não modificado.
	
	e. 
Não diferencia o seu eu do meio que a rodeia, é o centro e os objetos existem em função dela. Suas ações não são coordenadas, cada uma delas é ainda algo isolado e a única referência comum e constante é o próprio corpo da criança, decorrendo daí um egocentrismo praticamente total.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: O período de desenvolvimento, conforme estuda Piaget, acredita que a criança/pré-adolescente vivencia o período operacional-concreto, que se manifesta até, aproximadamente, os onze anos de idade. É um período em que a criança começa a pensar sobre o que faz, também adquire a noção de conservação de massa, líquido e há a presença de reversibilidade de pensamento, ou seja, ela consegue entender que uma quantidade de massa distribuída em vários pedaços é a mesma quantidade de massa antes de ser dividida. A criança resolve diversas situações e passa a enfrentá-las.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	As teorias da área da educação formam uma rede interligada, mas mesmo assim, a didática é considerada uma ciência autônoma. Diante dessa afirmação, qual a alternativa não está correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Ela produz uma receita pronta de modelos de aula.
	Respostas:
	a. 
Ela tem uma linguagem específica.
	
	b. 
Ela é utilizada com modos próprios e adequados a fins específicos.
	
	c. 
Ela produz um corpo de conhecimentos.
	
	d. 
Ela produz uma série de experimentações e de técnicas.
	
	e. 
Ela produz uma receita pronta de modelos de aula.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: Conforme os autores que estudam a área da Educação, dizem que a Didática é uma ciência e também autônoma, principalmente porque ela tem uma linguagem específica, produz conhecimentos específicos, propõe experimentos a partir de técnicas e jamais irá propor uma receita de aula pronta, pois entende que a didática tem meios para lidar e verificar os sujeitos que aprendem e as ações que os levam a aprender, portanto, uma receita de aula não funcionaria porque esse aluno é único.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Barbosa (2003) questiona a respeito do ensino de História da Arte, ela afirma que essa disciplina é ensinada conforme os padrões europeus, cristão e brancos, o que restringe esse estudo a uma quantidade de artistas e movimentos amarrados a uma elite intelectual, distanciando e sacralizando não só a arte, mas o seu ensino. Propõe um Ensino de Arte da cultura que o aluno está inserido, uma cultura local, regional e nacional, o que dá oportunidade ao aluno de conhecer a cultura do local onde mora. Para estarmos diante de nossa história, da História da Arte Brasileira, quais são as divisões em período da História da Arte Brasileira?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Arte Pré-Moderna, Arte Modernista e Arte Pós-modernista.
	Respostas:
	a. 
Arte Jesuítica, Arte Indígena, Arte Pós-Modernista.
	
	b. 
Arte Indígena, Arte Afro, Arte Moderna.
	
	c. 
Arte Pré-histórica, Arte Indígena e Arte Afro.
	
	d. 
Arte Pré-Moderna, Arte Modernista e Arte Pós-modernista.
	
	e. 
Arte Jesuítica, Arte Modernista e Arte Pós-Modernista.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: As pesquisas e os fundamentos de estudos na área de arte brasileira foram acompanhas pelos os historiadores da arte que diferenciaram algumas convergências de Ensino da Arte presentes ao longo da história da educação brasileira. O resultado dessa pesquisa aponta que o ensino da arte no Brasil possui três tendências conceituais, que se classificam como: ensino de arte pré-modernista, ensino de arte pós-modernista e ensino de arte modernista. Desse modo, compreendemos que o modernismo é fortemente considerado para conceber o Ensino de Arte, que é centrado no ensino da técnica.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Há muito tempo, havia uma história e teoria que dizia que ao professor caberia o papel de jardineiro. Ele fertilizava o solo, semeava o solo e também aguava as plantinhas. O cuidadoso jardineiro, além de proteger o broto de pragas e ervas daninha, fazia tudo para que a plantinha pudesse crescer saudável e mostrar seus frutos. O jardineiro não podia interferir na planta, apenas cuidando do que é natural nela. Dessa forma, não havia limite. Essa metáfora lembra de uma educação permissiva, sem limite, com excesso de relaxamento e indulgência. Em contrapartida, há outra visão que mostra o professor como um escultor de uma pedra bruta que ele precisa moldar, delinear, conforme o que o escultor pensasse, embora haja limitações na pedra. Com essas duas versões do ensinar, qual das alternativas você considera que é ensinar para Paulo Freire?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O ato educativo obedece a determinados fins e propósitos de desenvolvimento social e econômico e interesses sociais, embasados numa filosofia educativa, além das abordagens e concepções epistemológicas específicas, leva em conta os interesses institucionais e, em grande parte, depende das características, interesses e possibilidadesdos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	Respostas:
	a. 
O ato educativo tem fins e propósitos de desenvolvimento social e os interesses sociais da filosofia educativa, de acordo com as abordagens e concepções behaviorista e depende das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	
	b. 
O ato educativo obedece a determinados propósitos de desenvolvimento econômico e interesses sociais e as abordagens e concepções epistemológicas cognitivistas levam em conta os interesses institucionais e, em grande parte, dependem das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	
	c. 
O ato educativo tem propósitos de filosofia educativa, além das abordagens e concepções epistemológicas específicas – behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, e depende das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	
	d. 
O ato educativo obedece a determinados fins e propósitos de desenvolvimento social e econômico e interesses sociais, embasados numa filosofia educativa, além das abordagens e concepções epistemológicas específicas, leva em conta os interesses institucionais e, em grande parte, depende das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	
	e. 
O ato educativo prevê o desenvolvimento social e os interesses sociais, embasado nas abordagens e concepções epistemológicas específicas, leva em conta as características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: D
Comentário: O Prof. Paulo Freire entende que ensinar exige um processo e um ato educativo que obedecem a determinados fins e propósitos de desenvolvimento social, econômico e interesses sociais, embasados numa filosofia educativa. Entretanto, Freire abomina o fato de que aprender é uma transferência mecânica de conteúdos, se transformando em memorização. Reforçando mais esse bojo, o ato educativo também precisa de concepções epistemológicas específicas, como estudamos com os teóricos do desenvolvimento, como Piaget, Vygotsky, Skinner entre outros, sensibilizam o professor às especificidades e ao respeito de cada aluno em suas características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Na época da reforma Pombalina, o Ensino da Arte no Brasil foi modificado. O Marquês de Pombal pensava em expulsar os jesuítas do Brasil e modificou o Ensino de Arte no, abriu ao Desenho, no Seminário Episcopal de Olinda, de 1800, construído por Azeredo Coutinho, substituindo o Colégio Real dos Jesuítas e incluía o Desenho no currículo. Os desenhos estudados eram do pensamento greco-romano e de Kenneth Clark – o estudo do Nude. Depois, o Ensino do Desenho se transformou em Desenho Técnico, pensando nas profissões, aconteceu em Vila Rica, Rio de Janeiro e na Bahia. Por que esse feito influenciou o Ensino da Arte nas escolas e se tornou um símbolo de refinamento de preconceito?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Porque o ensino jesuítico era focado na literatura e um quarto da população era composta por escravos.
	Respostas:
	a. 
Porque os professores eram de Portugal e os alunos eram jesuítas
	
	b. 
Porque o ensino jesuítico era focado na literatura e um quarto da população era composta por escravos.
	
	c. 
Porque o Marquês voltaria a Portugal e deixou os professores no Brasil
	
	d. 
Porque o Ensino da Arte era deleite e o pensamento produtivo fazia o Desenho Técnico.
	
	e. 
Porque os jesuítas trabalhavam com os índios e ensinavam o desenho
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: o preconceito aconteceu por conta dos ensinamentos jesuíticos. Ana Mae Barbosa verifica que a estrutura do Ensino Jesuítico enaltece a literatura e demonstra preconceito contra as Artes, atribuindo apenas aos trabalhos manuais caracterizados pelos instrumentos do seu trabalho.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Porque a didática é uma ciência da educação?
Leia com atenção e verifique a alternativa correta:
I – A didática é capaz de verificar e compreender os sujeitos.
II – A didática é capaz de verificar e compreender as ações que levam os alunos a aprender.
III – É uma ciência apenas dialogicamente elaborada.
IV – Não precisa considerar a linguagem, a subjetividade e a historicidade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Os itens I e II estão corretos.
	Respostas:
	a. 
Os itens I e II estão corretos.
	
	b. 
Os itens III e IV estão corretos.
	
	c. 
Os itens II e III estão corretos.
	
	d. 
Os itens II e IV estão corretos.
	
	e. 
Os itens I, II e III estão corretos.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: A didática é uma ciência da educação, porque a partir dos conhecimentos dispostos em seus conteúdos, o professor poderá ter a capacidade de verificar e compreender os sujeitos e a ações que os levam a aprender. Além disso, a didática é uma ciência, porque seus componentes teóricos estabelecem dialogicamente e interagem com o aluno sua linguagem, a subjetividade e a historicidade que formam um conjunto desses processos implicadas nas ações pedagógicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes