Buscar

PROJETO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Projetos e Práticas de Ação Pedagógica- Ensino Fundamental
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CHAPEUZINHO DE FITA VERDE 
Sthaelly Cristina Augusto RA: 1620334
Tatuí
2017
1 TEMA: Alfabetização e letramento TÍTULO: Chapeuzinho de fita verde 
2 JUSTIFICATIVA 
O desenvolvimento do projeto aqui apresentado, tem a intenção de explorar dois textos que fazem parte do conhecimento dos educandos, para que possam fazer uma releitura destes, praticando assim o letramento, onde estimula a curiosidade e interesse pelos autores que trabalham com o imaginário infantil, onde um dos textos mostra o mundo fantasioso de “chapeuzinho vermelho” e a realidade encarada por meio do livro “fita verde no cabelo”. 
Por meio da leitura dos contos os alunos simultaneamente estarão praticando a alfabetização, onde será desenvolvida atividades que os ajudará a relacionar as informações e interpretá-las de acordo com a realidade, dessa forma a criança passa a entender situações sociais e o uso da escrita nesse sentido. 
3 PÚBLICO- ALVO
Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.
 
4 TEMPO ESTIPULADO
O tempo previsto para a realização do projeto é equivalente a 7 dias.
5 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM 
A expectativa do projeto visa as seguintes habilidades que os educandos adquiram ao seu termino:
Apreço pela leitura
Saber interpretar diferentes contextos 
Dominar a leitura com ênfase correta
Dominar a escrita corretamente
Trabalhar em equipe
6 MATERIAL ESCOLHIDO
Os materiais apresentados serão utilizados ao decorrer do projeto:
Copias do livro “Fita verde no cabelo”
Copias do livro “Chapeuzinho vermelho”
Caneta marca texto 
Dicionário 
Figurino relacionado as personagens do livro “Fita verde no cabelo”
Caixa de papelão 
Cartões de papel contendo perguntas 
7 ETAPAS PREVISTAS
Etapa 1
Antes de iniciar o projeto, apresentar aos educandos o título e a temática a ser trabalhada. Para dar continuidade o educador deve pergunta aos alunos se conhecem os seguintes contos, “Chapeuzinho vermelho” e “Fita verde no cabelo”, logo em seguida, explicar o conteúdo que será abordado, os objetivos a serem alcançados e para finalizar o projeto será feita uma releitura em peça de teatro do conto escolhido pelos alunos.
De acordo com a reação dos educandos e seus comentários em relação ao exposto, o pedagogo deve fazer as adequações necessárias para tornar o projeto atrativo e produtivo.
Etapa 2
 Organizar uma roda de leitura e distribuir as copias do livro “Fita verde no cabelo”, para que todos participem a leitura será rotativa. Antes de iniciar a leitura o professor orientará seus alunos a utilizar uma caneta marca texto e sublinhar as palavras que não conhecem. 
Ao termino da leitura, o professor iniciará um debate em relação ao conto, com perguntas do tipo: “Quais personagens estão presentes no conto e suas características?”, “Em que fase a personagem principal se encontra e?” e “Qual a moral que tiramos do conto?”, observar as respostas dos alunos e pedir para que registrem no caderno as palavras sublinhadas e procurar no dicionário seus significados. 
Etapa 3
Organizar novamente uma roda de conversa e distribuir as copias do livro “Chapeuzinho vermelho”, porém a leitura a seguir não estará pontuada e acentuada, portanto cabe aos leitores pontua-las e acentua-las corretamente. 
Etapa 4
Com a roda de conversa já posicionada, e os dois contos em mãos, será feita a comparação entre ambos e forma única de cada autor ao escrever a estória. Será colocada ao centro da roda uma caixa contendo perguntas que estimulem o raciocino dos alunos e identifiquem o contexto inserido. 
Etapa 5
Conforme o interesse dos alunos, irão escolher o conto que lhes chamaram mais atenção ou até mesmo fazerem a própria releitura dos dois contos abordados. 
Explicar para os alunos como será montada a peça, as formas de diálogo e como devem se organizar. Feito os preparativos necessários os próprios alunos devem convidar as outras salas para assistirem sua peça.
8 PRODUTO FINAL 
Organizar os alunos que irão fazer a parte da atuação, os escritores, os responsáveis pelo cenário e decoração. Feito a parte da divisão dos papeis, deve-se reservar um tempo para ensaio até o dia da apresentação, que será registrada por meio de fotos e vídeo. 
9 AVALIAÇÃO
A avaliação é constante e mostra como vai indo o desenvolvimento da atividade. Deve-se acompanhar, observar e construir saberes com a criança. É necessário que seja registrado no diário de classe quais os avanços e dificuldades, o que eles mais se interessaram.
Visto que a avaliação da atividade deve partir do seu objetivo principal, é fundamental averiguar se os alunos conseguiram compreender os contextos apresentados relacionando-os e se desenvolveram as atividades. Como também a forma que se saíram nos momentos de interação e trabalho em equipe com os colegas.
Portanto, envolve analisar e registrar como os alunos se saíram e se houve participação significativa das crianças nas rodas de conversas.
10 REFERENCIAS 
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. 1ed., 1reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Proposta Curricular para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano) – Secretaria de Educação de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/Proposta_Curricular_final.pdf>. Acesso 22 outubro 2017.
2 METODOLOGIA 
 A atividade proposta gira em torno dos livros infantis “Fita verde no cabelo” e “Chapeuzinho vermelho”, por meio deste, o docente visa incentivar os alunos do 1° ano do ensino fundamental a saber relacionar a releitura entre as literaturas e formar palavras, usando seus próprios conhecimentos com o mínimo de intervenção possível do professor, sendo que, este deve estabelecer uma relação do conhecimento da escrita com sua compreensão de mundo.
Após uma roda de conversa e da interação entre professor-aluno, estes, serão divididos em grupo e desenvolverão uma atividade que estimule sua alfabetização e letramento, relacionando as histórias lida anteriormente.
3 AVALIAÇÃO
A avaliação é constante e mostra como vai indo o desenvolvimento da atividade. Deve-se acompanhar, observar e construir saberes com a criança. É necessário que seja registrado no diário de classe quais os avanços e dificuldades, o que eles mais se interessaram.
Visto que a avaliação da atividade deve partir do seu objetivo principal, é fundamental averiguar se os alunos conseguiram formar palavras e reconhecer as letras e sílabas. Como também a forma que se saíram nos momentos de interação e trabalho em equipe com os colegas.
Portanto, envolve analisar e registrar como os alunos se saíram e se houve participação significativa das crianças nas rodas de conversas, e visualizarem que por meio do gênero oral poderão atribuir significado as palavras. 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através desse projeto o educador irá incentiva seus alunos a ter apreço pela leitura, por meio dessa irão construir seu processo de alfabetização e letramento, assim, compreenderão as diversas formas de interpretar certos contextos e não apenar formar alunos que saibam codificar e decodificar textos. 
Desta forma, o pedagogo não deve ser a fonte única e central do conhecimento, mas deve incentivar os seus alunos a serem pesquisadores e solucionadores de problemas. Para alcançar tais objetivos, devemos estimulá-los a adquirir informações antes de se trabalhar uma proposta e mostrar a eles como aplicar em sua vida real; desta forma, o educador utilizará seus conhecimentos e poderá trabalhar de maneira mais efetiva. 
5 BIBLIOGRAFIA
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações.1ed., 1reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Proposta Curricular para os Anos Iniciais (1º ao 5º ano) – Secretaria de Educação de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.propostacurricular.sed.sc.gov.br/site/Proposta_Curricular_final.pdf>. Acesso 22 outubro 2017.

Continue navegando