Buscar

AULA 2-PRINCÍPIOS DA BIOÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SARA ESPELHO STORCH
5
PRINCÍPIOS DA BIOÉTICA
 
NÃO-MALEFICENCIA: Defende que antes de propor qualquer benefício, a ciência e o profissional não podem piorar a situação, princípio que exige evitar o mal. Mínimo do mínimo. Não pode expor paciente a risco maior que benefício.
Exigência moral da profissão medica
Evitar o mal
Mínimo ético, dever profissional
Todo procedimento apresenta um risco
Avaliação do risco proveito (de cada conduta, para saber se pode ser realizada ou não)
**IATROGENIA MÉDICA (quando o profissional com sua ação piora saúde de uma pessoa)intencional ou não? No mínimo é culposo, de uma forma ou outra, não pode acontecer. 
Ex: idoso que usa medicamento para dormir (clonazepam, diazepam) muitos fazem uso desses medicamentos. É contraindicado uso benzodiazepínico crônico em idoso. Benzodiazepínico é lipofílico (liga a tecido adiposo); idoso tem muita gordura no corpo (até 50%), quando toma esse medicamento faz pouco efeito, se liga ao tecido adiposo e vai se acumulando. Depois de 4/5 dias, medicamento começa ser liberado (reserva começa ser liberada, 24 horas por dia). Fica sobre efeito de benzodiazepínicos 24 horas por dia (Acorda dopado, toma banho dopado). Eventualmente vai sofrer uma queda,9% morrem na hora, 20% tem como consequência fratura grave, desses 20% metade morreIATROGENIA GRAVE [**Idoso tem necessidade de 6 horas de sono, aproximadamente]
Médicos passam remédios anti-histamínicos para vertigem do idoso (hipotensão) + benzodiazepínicos idoso “bêbado” com sonolência IATROGENIA 
Muitos médicos prescrevem um medicamento quando o paciente pesava mais, agora emagreceu e a dose não foi ajustada. 
Princípio da não maleficência (Hipócrates) primeiro, não fazer o mal
BENEFICÊNCIA: ciência e por consequência o médico, tem obrigação de agir pelo bem. É complementação da não-maleficência, ter ação positiva no sentido da busca do bem, é obrigação. Será questionado se o médico se dedicou a ajudar o paciente, fez o que era possível. 
Fazer o bem
Obrigação moral de agir para benefício do outro
Buscar melhor tratamento possível para o paciente
Ex: Tratamento intensivopaciente tem um quadro e pode se beneficiar pela prescrição de um medicamento/tratamento/exame, mas não está disponível no local de atendimento ou é muito caro. Os médicos possuem uma pressão da instituição para não informar, não prescrever aquele tratamento/medicamento, por ser caro ou não ter. Mas medico possui obrigação de prescrever, de buscar o bem, e se cede a pressão e prescreve algo de 2ª linha, pode se prejudicar, juiz vai querer saber porque não deu o melhor.
AUTONOMIA: A decisão estará sempre na mão do paciente. Dignidade da pessoa humana 
Capacidade de uma pessoa para decidir fazer ou buscar aquilo que ela julga ser melhor para si = liberdade de decisão ou capacidade de autodeterminação
Duas condições necessárias: COMPREENSAO E LIBERDADE
Não pode fazer tratamento a força, tem que explicar os riscos caso não faça. Médico tem o dever de explicar todos os caminhos possíveis. 
Legislação diz que estando paciente inconsciente, médico decide. Aplica o tratamento com maior chance de sucesso, independentemente de qualquer coisa. Exceção: idoso inconsciente ou doença neurológica que não permite decidir, a família decide ( em que o idoso está bem tratado pela família)
Autonomia não se limita pela idade, mas pela compreensão. Se atende criança, deve testar a compreensão para saber se pode escolher ou não. Se não tiver condições de escolher a decisão recai sobre o médico, em caso de risco eminente de morte
Religiões que não permitem algum tipo de tratamento Ex=Testemunha de Jeová não recebe transfusão sanguínea:
SE ESTÁ CONSCIENTE, COMPREENDE E ESTÁ LIVRE PARA DECIDIR, decide no momento do atendimento. 
SE ESTÁ INCONSCIENTE, NÃO COMPREENDE, decisão é do médico (faz transfusão, se não morre). No código penal está escrito que deve agir em caso que está sob risco de morte. 
Situação na qual agindo, pode ser questionado pelo paciente, na lei diz pode fazer, paciente pode te processar, mas estará errado. SE VOCE NÃO FIZER (ouvindo a família), e paciente morre, ministério público te processa por homicídio. Lembrar que os procedimentos médicos são sigilosos (família não vai ficar sabendo se fez transfusão de sangue caso seja necessário). O que não pode acontecer é falar pra pessoa que não vai fazer e fazer.
Existe pessoas que chegam inconsciente, família traz documento escrito que não aceita tal tratamentos (ex:não ressuscitar). A decisão deve ser tomada na hora.
JUSTIÇA
Para cada um, uma igual porção
PARA CADA UM, DE ACORDO COM SUA NECESSIDADE Ex: bandido com tiro será atendido em 1º lugar, receberá mais pois precisa de mais.
Para cada um, de acordo com seu esforço
Para cada um, de acordo com sua contribuição
Para cada um, de acordo com seu mérito
Para cada um, de acordo com as regras de livre mercado
EQUIDADE DE TRATAMENTO: Modo justo, apropriado e equitativo de tratar pessoas; Dar a cada um o que lhe é devido segundo suas necessidades
INEQUIDADE: tratar os desiguais igualmente, não saber agir perante o diferente, achar que todos devem ser tratados igualmente.

Outros materiais