Buscar

Exercícios DNA - Estrutura e Replicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DNA: ESTRUTURA E REPLICAÇÃO – EXERCÍCIOS
1. O DNA é uma cadeia muito longa formado por unidades repetidas e unidas, essas unidades se unem e formam uma cadeia. Cite o nome dessa unidade essencial para formação do DNA e sua estrutura. 
A unidade essencial para a formação do DNA são os nucleotídeos. Cada um é composto por um açúcar (pentose), uma base nitrogenada e um grupamento fosfato.
2. A estrutura primária do DNA consiste em um filamento de polinucleotídeos, ou seja, uma cadeia onde estão ligados milhares de nucleotídeos. De que maneira esses nucleotídeos se ligam entre si? 
Os nucleotídeos se ligam através da ligação fosfodiester, que formam pontes de fosfato. É uma ligação covalente que ocorre entre um grupo fosfato (5’) e uma hidroxila (3’) formando uma fita de ácido desoxirribonucleico.
3. Descreva a estrutura do DNA. 
O DNA é uma molécula longa formada por duas fitas unidas constituídas por nucleotídeos em forma de hélice. É composto por um açúcar (pentose), uma base nitrogenada e um grupamento fosfato.
4. Cite quais são as bases e a especificidade de pareamento entre elas. 
A – adenina	T – timina	C – citosina	G – guanina
A se liga com T e C se liga com G, sendo um purínico e um pirimidínico.
5. Explique o processo de replicação do DNA. 
O processo de replicação do DNA é semiconservativo, onde o molde sempre permanecerá unido a uma nova fita. Ocorre de forma bidirecional através das forquilhas.
6. Forneça a fita complementar das seguintes sequências de DNA: 
a) 5’ ATGAGGCTAGCTAGTACA 3’
 3’ TACTCCGATCGATCATGT 5’
b) 3’ AGGGTCATGTAAACC 5’ 
 5’ TCCCAGTACATTTGG 3’
c) 3’ ATCCCAGTTACTAAG 5’ 
 5’ TAGGGTCAATGATTC 3’
d) 5’ TGATGATCTGCC 3’ 
 3’ ACTACTAGACGG 5’
7. Se o conteúdo de GC de uma molécula de DNA é de 56%, quais são as porcentagens das quatro bases (A, T, G, C) nessa molécula?
Se o conteúdo de uma molécula tem 56% de GC, logo se tem 28% de C e 28% de G. Restando 44% para AT, sendo que 22% será de A e 22% será de T.
Porque a adição de nucleotídeos ocorre somente na terminação 3' ?
O grupo -OH livre encontrado na extremidade 3’ funciona como um “gancho” para a adição de um novo nucleotídeo através da reação de polimerização. Isso ocorre com a ajuda da primase, uma enzima que faz um primer de RNA ou um trecho curto de ácido nucleico complementar ao molde, que fornece uma extremidade 3' para a DNA polimerase trabalhar.

Outros materiais