Buscar

relatório clarificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Introdução
A clarificação de águas é um processo que objetiva a remoção de matéria suspensa em estado de fina divisão, de um meio aquoso. Esse processo envolve três etapas: coagulação, floculação e sedimentação.
A coagulação consiste na desestabilização das partículas coloidais e suspensas e ocorre quando as forças de natureza atrativa superam as de natureza repulsiva. É realizada pela conjunção de ações físicas e reações químicas, entre o coagulante, a água e as impurezas. Nessa etapa, utiliza-se um agente coagulante (sulfato ferroso, sulfato de alumínio e sais férricos, que ao ser adicionado a solução aquosa sofre hidrólise liberando Al3+ ou Fe3+. Esses cátions entram em contato com as partículas suspensas, que apresentam carga predominantemente negativa em sua superfície, desestabilizando o colóide.
A floculação ocorre quando as partículas desestabilizadas se aproximam e colidem, formando flocos e essa etapa é favorecida por agitação lenta. Por fim, acontece a sedimentação, quando a solução é deixada em repouso e as partículas floculadas vão para o fundo do recipiente sob ação da gravidade.
5. Conclusão
Com o estudo realizado, pode-se concluir que o PH ótimo para se obter uma boa clarificação foi de 6,0. Além disso, tempo ótimo de sedimentação de 30 minutos, já que a partir de 30 minutos de decantação já se obteve um valor satisfatoriamente baixo para absorção, e que em relação as medições seguintes, esteve próximo a média. Medições mais precisas poderiam levar a uma análise mais adequada, mas com os dados obtidos define-se então 30 minutos como o tempo ótimo para decantação.
Estes resultados indicam valores ótimos de operação de clarificação dentro de uma margem de erro por motivos operacionais e de manuseio do material.

Outros materiais