A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Projeto Integrador I

Pré-visualização | Página 1 de 4

PROJETO INTEGRADOR
GESTÃO E INOVAÇÃO
PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO
MATEUS AZEVEDO KULMANN
2019
PROJETO INTEGRADOR
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um Projeto que aborda assuntos estudados nas disciplinas Gestão da Inovação e Princípios Gerais de Gestão do Curso de Graduação Gestão da Produção Industrial da Universidade Feevale.
O objetivo geral deste trabalho é analisar a realidade organizacional com enfoque nos aspectos de gestão e inovação, identificando o perfil do gestor da organização, através do perfil do gestor a elaboração do Canvas e propondo uma oportunidade de inovação 	para a organização através da análise do Canvas elaborado. 
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica apresentada ao final deste projeto, enriquecida com algumas entrevistas feitas para a empresa escolhida. 
REVISÃO TEÓRICA
A importância da gestão e da inovação para as empresas; 
É evidente que em pleno século XXI evoluímos nos conceitos gestão e inovação. Essa evolução vem ao longo do tempo, mas não começou de uma hora para outra. Se pensarmos em séculos passados os trabalhadores eram elevados a se comportar de modo individual dentro de suas organizações, isso fazia com que o trabalhador ficasse “engessado” em um único departamento e em uma única tarefa. Como forma de inovação, muitas organizações hoje apoiam o trabalho em grupo, onde todos podem dar as suas opiniões e ideias para melhorar a organização em um todo, tanto em termos de gestão, bem como em inovação.
A gestão é essencial para as organizações, independente do seu porte e estrutura, está sempre em evolução e inovação e por isso tende a buscar meios de adaptação para acompanhar e alcançar o ritmo acelerado de produção e comercialização, visando a integração de todos os funcionários, o bem-estar social e garantindo o alcance de metas, objetivos e o aumento produtivo da organização. 
A gestão tem como função coordenar as políticas internas, as ações e as estratégias a serem aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas de uma sociedade, para assim, gerar lucro para os acionistas e colaboradores, o qual proporciona, a harmonia empresarial e demonstra os objetivos sociais da empresa.
A inovação é um tema que vem sendo frequentemente discutido no mundo dos negócios, demanda estímulos, ao pensamento crítico e a novas ideias. Ao decorrer dos tempos foram identificados quatro perfis de inovadores: 
O primeiro é denominado de criador, são pessoas que são boas em identificar oportunidades; O segundo perfil é denominado de refinadores, pessoas que desenvolvem as oportunidades; O terceiro perfil é denominado de experimentador, pessoas que são boas na capacidade de tolerar incertezas, lidar com desafios e fazer adaptações ao longo do projeto; O quarto e último perfil é o executor, aquela pessoa que tem alta capacidade em transformar algo em grande escala. (Carlomagno, 2015). 
Com a identificação dos perfis de inovação podemos notar que é uma área muito extensa, não comtempla apenas um tipo de perfil profissional, mas sim, abre-se um campo muito vasto de profissionais para desenvolver o projeto.
As vantagens em se ter uma boa gestão e inovação dentro da organização são múltiplas. De maneira geral, a gestão e inovação são importantes para a sobrevivência da organização, a cada dia o mercado encontra-se mais competitivo e globalizado, mas mesmo com todos os avanços, ainda não é raro ver empresas que não põe em prática no seu dia-a-dia esses dois quesitos, ou por terem visão ultrapassada, ou até mesmo por terem desconhecimento de como colocar as ferramentas em prática e como elas podem beneficiar o processo de trabalho na organização. 
Modelo Canvas a partir do conteúdo estudado no Módulo.
Um Business Model Canvas (BMC), do inglês Quadro de Modelo de Negócios, é utilizado para o gerenciamento estratégico de empreendimentos. A ferramenta foi criada pelo Suíço Alex Osterwalder, frutos de pesquisas e testes realizados para sua tese de doutorado, teve contribuição de mais de duzentos consultores e empresários do mundo inteiro (Silva, 2019).
O BMC ajuda no desenvolvimento de esboços e versões finais de modelos de negócio, tanto para um novo negócio quanto para uma empresa que já está na ativa. Trata-se de um mapa visual que otimiza a visualização e compreensão do modelo de negócio de um empreendimento, dividindo-o em nove blocos para o detalhamento de um negócio.
Na figura 01 (um) é possível visualizar um modelo em branco do Canvas com a descrição de cada elemento utilizado para o aprimoramento de um projeto de negócios. 
Figura 01- The Business Model Canvas
A partir do quadro, é possível identificar e planejar todas as caraterísticas principais do negócio, respondendo os nove componentes do modelo. Normalmente o BMC é desenvolvido através de post-its, para que a evolução do processo possa ser facilmente corrigida quando necessário. É comum que ao longo do desenvolvimento do processo vários ajustes e mudanças sejam feitos.
A ferramenta mostra o caminho para o empreendedor, o qual facilita a compreensão do modelo de negócio de um empreendimento, atualmente é uma das metodologias mais utilizadas para empreender. Representando ideias e situações que possibilitam uma análise tanto do que está sendo criado, bem como, o que está sendo remodelado ou adaptado, para que a evolução do processo possa ser facilmente corrigida quando necessário.
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA EMPRESA ESCOLHIDA
Escolha uma organização e elabore uma breve apresentação, dando enfoque nos critérios trabalhados ao longo do trimestre;
 O Nubank é hoje a principal fintech da América Latina, com mais de 12 milhões de clientes. Em 2014, a empresa lançou seu primeiro produto, um cartão de crédito sem anuidade que é gerenciado inteiramente por um aplicativo móvel e que já foi solicitado por mais de 30 milhões de pessoas. Em 2017, o Nubank também lançou seu programa de benefícios, o Nubank Rewards, e a Nuconta, conta digital que já é usada por 8 milhões de brasileiros. Neste ano de 2019, a empresa iniciou os testes do seu serviço de empréstimo pessoal e deu os primeiros passos na sua expansão internacional, abrindo escritório no México e Argentina. Até hoje o Nubank já captou cerca de USD 820 milhões em sete rodadas de investimentos.
O principal motivo que torna o Nubank uma empresa inovadora é que este já nasceu com a ideologia de fazer a diferença entre as empresas tradicionais. A comunicação adotada pela fintech é bastante diferente das estratégias de bancos comuns, a linguagem é descontraída, a possibilidade de resolver tudo online, dispensando a necessidade de perder tempo em filas de banco, mas como ênfase a agilidade no atendimento e a não cobrança de tarifas são os destaques da empresa. 
Identifique o perfil do gestor da organização;
Cinco anos após o seu lançamento o Nubank tem mais de 2.000 colaboradores, de mais de 25 nacionalidades, entre eles, mexicanos, indianos, canadenses, australianos, americanos e holandeses. É uma empresa internacional, com sede em São Paulo e um escritório de engenharia de software em Berlim, na Alemanha. (Chat Nubank, 2019).
Valoriza a diversidade e sabe a importância de criar um ambiente inclusivo de trabalho. Hoje, cerca de 30% da equipe faz parte da comunidade LGBTQ, e tem alta participação de mulheres (40%) em todas as funções e níveis de senioridade.
Este tipo de startup costuma atrair perfis profissionais que buscam um ambiente de trabalho diferente do tradicional, onde tenham mais liberdade para expor suas ideias, mais oportunidades de crescimento profissional e que possam construir coletivamente uma organização que esteja alinhada com sua visão de mundo. 
Elabore o Canvas para a referida organização.
PROPOSIÇÃO DE INTERVENÇÃO
A partir da análise Canvas, proponha duas possibilidades de inovação para a empresa (em qualquer dimensão do modelo). Cada proposta deve ser justificada, bem como o resultado esperado.
Proposta 1
Parcerias