prova 2
5 pág.

prova 2


DisciplinaAdministração das Organizações7 materiais128 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Parte superior do formulário
	1.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, analise as opções a seguir:
I- Por status.
II- Posicional.
III- Por produto.
IV- Celular.
V- Por processo.
VI- Por lote.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, III, V e VI estão corretas.
	
	b) As opções II, III, V e VI estão corretas.
	
	c) As opções I, II, IV e V estão corretas.
	
	d) As opções II, III, IV e V estão corretas.
	 
	 
	2.
	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver sua própria definição de "custo de manutenção". Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresa esteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	
	a) as sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	Para que um arranjo físico fique adequado, todas as pessoas que fazem parte de uma organização devem estar atentas a tudo que as cerca, tendo em mente que a empresa/seção tem caráter dinâmico e não estático. Contudo, o que quer dizer isso? Pode-se dizer que a cada momento as pessoas se movem, movem equipamentos, esticam fios, iniciam e finalizam tipos de operações do setor da empresa em que trabalham. Muitas vezes, ferramentas utilizadas são esquecidas em vários locais inadequados, bem como os cavacos restantes de algumas operações, entre muitos outros tipos de produção ou serviços; nos casos em que não é dada a devida atenção a toda essa movimentação, tem-se não apenas um acidente, mas pelo menos uma condição insegura e inadequada, geradora de atrasos quando retornamos ao serviço no dia seguinte ou na troca de turnos. Sobre os modelos de leiaute do arranjo físico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Leiaute posicional.
II- Leiaute por processo.
III- Leiaute celular.
IV- Leiaute por produto.
(    ) Ocorre toda vez que se tem recursos transformadores similares agrupados.
(    ) Ocorre quando é identificada uma necessidade específica de uma família de clientes ou produtos, suficientemente significativa para a adoção de uma estratégia direcionada.
(    ) Ocorre sempre que o recurso transformado estiver estático, com recursos transformadores lhe sendo dedicados.
(    ) Ocorre quando as necessidades ou características do produto determinam o posicionamento dos recursos transformadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - IV - I - III.
	
	b) II - III - I - IV.
	
	c) I - III - IV - II.
	
	d) I - III - II - IV.
	 
	 
	4.
	As abelhas são insetos sociais, vivendo em colônias organizadas, nas quais os indivíduos se dividem em castas, possuindo funções bem definidas, que são executadas visando sempre à sobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões. Para que essa colônia funcione normalmente, o ninho é proposto em um local onde os alimentos não fiquem muito longe para o enxame buscar e alimentar toda a população e também a uma altura para que seus predadores não as alcancem. Voltando para a localização de uma organização, que não é muito diferente do enxame das abelhas, quando não é planejada, podem ocorrer diversos problemas, e um deles é a falta da matéria-prima para o seu produto, podendo tornar os custos elevados por falta de algumas condições essenciais para o seu funcionamento. Diante desse fato, há dois grupos de fatores que possuem uma grande influência para a decisão referente à localização da operação. Analise as sentenças a seguir:
I- Custos da mão de obra e da terra, por exemplo, referem-se aos fatores do lado da procura.
II- Os dois grupos que exercem influência sobre a decisão de uma operação se chamam: fatores do lado da demanda e fatores do lado da procura.
III- Custos da energia e de transporte, por exemplo, referem-se aos fatores do lado do fornecimento.
IV- Habilidades da mão de obra referem-se aos fatores do lado da demanda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	Da mesma forma que você organiza os móveis na sua casa, nas empresas não foge a regra, pois, para que a produção tenha um fluxo contínuo, as máquinas e as pessoas devem estar organizadas. O planejamento de métodos e processos é necessário através das mudanças de layout (arranjo físico). Sobre a melhoria das mudanças de layout, analise as sentenças a seguir:
I- A nova distribuição afetará a produtividade.
II- A mudança do arranjo físico pode necessitar de recursos financeiros elevados.
III- Será necessário um maior número de pessoas no processo.
IV- Haverá excesso de insumos com a mudança do arranjo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	6.
	Como os consumidores estão cada vez mais informados, e trocam informações entre si através das redes sociais, principalmente quando se trata da qualidade de um produto ou serviço. Em poucas empresas ainda ocorre isso, deixam a qualidade em segundo plano. Atualmente, a qualidade não é mais um diferencial e sim uma necessidade, uma obrigação. Reid e Sanders (2005) especificam o que é qualidade, sendo que não existe um consenso na sua definição,