Buscar

PCC ECOSSISTEMAS

Prévia do material em texto

PCC ECOSSITEMAS TERRESTRES 
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
GABRIEL SOARES BORTOLO RA: 1751071
POLO JUNDIAÍ
2019
Introdução
O Parque Nacional do Iguaçu tem uma área aproximada de 600 mil hectares protegidos, foi criado em 10 de janeiro de 1939, localizado no extremo oeste do estado do Paraná na Rodovia BR 469 – KM 22,5. A primeira pessoa a conhecer a região além dos índios tupi-guarani foi o Governador do Paraguai Alvar Nuñez em 1542. O parque é um dos poucos locais de conservação da Mata Atlântica e conserva o maior trecho da vegetação original da ecorregião da Floresta Atlântica do Alto Paraná, e é um dos maiores locais com biodiversidade do Brasil.
Figura 1: localização do parque e a estrada do colono (fonte:https://www.oeco.org.br/colunas/colunistas-convidados/apos-10-anos-de-pesquisa-em-iguacu-um-grito-de-alerta/)
Características do Parque
O parque possui uma vasta biodiversidade, dentre a fauna e flora brasileira, sendo algumas ameaçadas de extinção como a, onça – pintada, gavião real entre outros. Possui uma vegetação de selva subtropical exuberante, com cerca de 2 mil espécies de plantas. O clima da região é temperado sem secas, com abundância em chuvas, com sua temperatura media anual entre 18º e 20ºC.
Ecossistema – Características 
O parque é um dos últimos no Brasil com as suas reservas florestais de Mata Atlântica estacional semidecidual, e com a maior reserva florestal pluvial subtropical do mundo. Isto é devido as chuvas intensas de verão, seguidas por suas estiagens e o seu inverno, com temperaturas de até 22ºC no verão e temperaturas que pode ser abaixo de 15ºC no inverno.
Figura 2: Foz do Iguaçu (Fonte: Lyanne Rehder https://ecoviagem.com.br/noticias/turismo/ecoturismo/surpreenda-se-ao-visitar-os-parques-nacionais-13984.asp)
Composição Florística e Faunística
Possui uma grande biodiversidade em sua fauna, com mais de 300 espécies de aves, mamíferos chega a 50 espécies, 60 espécies de répteis, anfíbios são entorno de 12 espécies, e mais de 500 espécies de borboletas. Sem contar que podemos encontrar no parque algumas espécies de avifauna dos ambientes da vertente atlântica.
Figura 3: Borboletas gemas Parque Foz do Iguaçu (Fonte: Wilson http://onca-kuahary.blogspot.com/2006/08/lepdpteros-borboletas-do-parque.html)
Algumas faunas que podemos ver são: Onça – pintada, onça parda, lontra, tucano – do - bico - verde e saíra – sete – cores.
Figura 4: Onça – pintada no parque Foz do Iguaçu (Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/parque-nacional-do-iguacu)
A sua flora também apresenta uma vasta biodiversidade devido a flora estacional semidecidual e a Mata Atlântica, possuindo vastas espécies de leguminosas, orquídeas, epífitas entre outras.
A flora que podemos ver são: Cedro, alecrim, peroba jerivá, palmito doce, até Araucárias, Jerivá Guajuriva e a Uvaia. 
Figura 5: Vegetação do Parque Nacional do Foz do Iguaçu (Fonte: http://feriasnow.com.br/festival-de-turismo-das-cataratas-em-foz-do-iguacu-2016-como-foi/)
Figura 6: Trilha das Cataratas rodeada por vegetação (Fonte: https://www.eaiferias.com/2016/11/foz-parque-nacional-iguacu.html)
 Conclusão
Portanto, é de extrema importância que nós, tenhamos a consciência da importância deste parque, já que nele está abrigado espécies que estão sendo ameaçadas de extinção, e pode ser o único lar que algumas espécies de animais ou vegetações tenham.
Assim devemos preservar e cuidar de nosso parque, para que no futuro não seja apenas fotos e histórias de que um dia ele existiu.
Referências
https://www.redalyc.org/html/1154/115418121001/ acessado em 19/01/2019
 http://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/ acessado em 19/01/2019
http://www.ibama.gov.br/phocadownload/publicacoes/educacaoambiental/educacaoambientalegestaoparticipativaemunidadesdeconservacao.pdf acessado em 19/01/2019
http://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_do_Igua%C3%A7u acessado em 19/01/2019
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_do_Igua%C3%A7u acessado em 19/01/2019
https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/parque-nacional-do-iguacu acessado em 19/01/2019
https://www.itaipu.gov.br/meioambiente/ecossistema acessado em 20/01/2019

Outros materiais