A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Atividade 2 de Introdução ao Planejamento Tributário

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	As empresas podem obter o crédito do IPI em certas situações. O IPI incide na saída de produtos industrializados da empresa que os fabricou. No caso dessa empresa, ela será cobrada de IPI pela saída desses produtos que fabricou, mas poderá se creditar do valor de IPI que teve que pagar pela aquisição de certos bens em certos casos.
 
Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de bens que a empresa industrial adquire e que poderá usar seus valores pagos de IPI dos mesmos, como crédito de IPI de produtos que produz e vende.    
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Insumos que usou para fabricação.
	Resposta Correta:
	 
Insumos que usou para fabricação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O IPI pago pela empresa na aquisição de insumos que ela utiliza para fabricação pode ser utilizado pela empresa para se creditar de IPI cobrado sobre produtos que fabrica e vende.
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Analise o fragmento textual a seguir:
“Na apuração do Lucro Real para fins de tributação pelo IRPJ e CSLL, o Livro (1) de Apuração do Lucro Real (LALUR) é o instrumento [...] utilizado [...] na elaboração das Demonstrações Financeiras, [...] como resultado final do fechamento de balanço [...]. Livro Eletrônico [...] nome de e-LALUR”.
 
MORAIS, Roberto Rodrigues de. IRPJ lucro real e as adições e exclusões ao lucro líquido para apurar irpj e csll devidos. Jus.com.br, mar. 2017. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/56566/irpj-lucro-real-e-as-adicoes-e-exclusoes-ao-lucro-liquido-para-apurar-irpj-e-csll-devidos>. Acesso em 25 jun. 2019.
 
Tendo em vista as características do exposto no texto, quanto a documentos relativos à tributação, indique aspectos válidos que podem ser considerados como sua característica ou utilização.
 
I. E-LALUR
II. Demonstração Financeira.
III. Apuração do Lucro Real. 
 
(    ) Para tributação de IRPJ e CSLL.
(    ) Significa ser um documento eletrônico.
(    ) Documento de resultado final do fechamento de balanço.
 
A partir das relações feitas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, II.
	Resposta Correta:
	 
III, I, II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Apuração do Lucro Real, para tributação do IRPJ e CSLL;  E-LALUR é o documento eletrônico ou de automação tributária, sendo que o prefixo “E” significa eletrônico; Demonstrações Financeiras são os documentos de resultado final do fechamento de balanço
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	 Analise o fragmento textual a seguir:
“Para entendermos o que é receita [...] ela se trata da quantidade de dinheiro que uma empresa recebe [...] A receita líquida [...] compõem o demonstrativo de resultados [...] a receita líquida de vendas é [...] dinheiro [...] ao realizar as suas atividades, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços.”
REIS, TIAGO. O que é receita líquida. Disponível em: < http://www.lefisc.com.br/materias/
2112006ir2.htm>. Acesso em: 25 jun. 2019.
 
Considerando o disposto, observamos uma série de situações. Diante disso, correlacione os conceitos com as características.
 
I. Receita
II. Demonstrativo de resultados
III. Receita líquida de vendas 
 
(  ) resultante da venda de produtos ou da prestação de serviços.
(  ) também é composto pela receita líquida.
(  ) quantidade de dinheiro que a empresa recebe.
 
A partir das relações feitas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III.
	Resposta Correta:
	 
III, II, I.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa não apresenta a sequência da maneira adequada. A receita líquida de vendas é resultante da venda de produtos ou da prestação de serviços; o demonstrativo de resultados é composto pela receita líquida; receita é a quantidade de dinheiro que a empresa recebe.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,2 pontos
	
	
	
	De acordo com a legislação, as empresas que apresentam algumas características são obrigadas ao regime de tributação do lucro real. Há necessidade de as empresas observarem atentamente essa situação, uma vez que ficarão irregulares se houver alguma dessas características e não providenciar sua regularização, atendendo a essa obrigatoriedade.  
 
Assinale a alternativa correta quanto a casos que obriguem a empresa ao regime do lucro real.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
empresas que vendem também em outro Estado da Federação.
	Resposta Correta:
	 
corretoras de valores mobiliários.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa não corresponde, pois não é necessariamente obrigada ao regime de tributação do lucro real: nem as empresas de compra e venda mercantil, nem as empresas que vendem também em outro Estado da Federação, nem produtores rurais, nem consultorias.    
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	As empresas que têm o regime de tributação pelo lucro real, em sua maioria, são obrigadas a efetuar lançamentos contábeis de todas as movimentações patrimoniais, para apurar o lucro real.  Esse tipo de regime de tributação é mais trabalhoso quanto às atividades contábeis, embora geralmente permita maior dedução de movimentações, como no caso de despesas, custos operacionais, etc. Quanto ao método de apuração do tributo, ele é diferente do método de apuração do regime de tributação do lucro presumido. 
 
Assinale a alternativa correta quanto aos métodos de apuração do regime do lucro real, primeiramente, e o do lucro presumido, em seguida.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Método não cumulativo, do lucro real;  método cumulativo, do lucro presumido.
	Resposta Correta:
	 
Método não cumulativo, do lucro real;  método cumulativo, do lucro presumido.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O lucro real tem a apuração não cumulativa do lucro, ou seja, permite efetuar deduções de todos os custos operacionais, despesas, etc., fazendo com que o valor de lucro a ser considerado seja menor. O lucro presumido tem a apuração cumulativa do lucro a ser considerado, não permitindo, em geral, deduções de custos operacionais, despesas etc.
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
As empresas do regime tributário do lucro real, tendo em vista a maior complexidade e exigência de procedimentos mais detalhados, também devem atender mais a certas exigências legais.   Dentre essas exigências, podemos destacar a rigorosa observância dos princípios contábeis, completa __________________ contábil e fiscal, constituição de provisões contábeis, elaboração de demonstrações etc.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
escrituração       
	Resposta Correta:
	 
escrituração       
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A empresa com regime tributário do lucro real precisa elaborar completa e detalhada escrituração contábil e fiscal, para poder apurar adequadamente seu lucro real. 
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	As empresas que têm regime de tributação pelo lucro real, em alguns casos, apresentam exceções quanto à forma de apuração do PIS e do COFINS a que estejam ou não sujeitas. Há empresas que não são tributadas para o PIS e para o COFINS, como, por exemplo, as que têm receitas com revenda de produtos como gasolina e perfume. Há outros casos de empresas que não são tributadas para o PIS e para o COFINS.
 
Com base nesses casos, analise as afirmativas a seguir quanto à tributação do PIS e do COFINS de empresas de regime do lucro real.
 
I.  Todas as empresas que efetuam venda de perecíveis não têm essa tributação.
II. As empresas que não fazem nenhum beneficiamento não têm essa tributação.
III. As empresas que prestam serviços para o governo não têm essa tributação.